Prace Convida: Mesa Redonda Virtual

Dentro das atividades do Mês da Consciência Negra realizadas na Universidade Federal de Alfenas, convidamos a todos e a todas para a mesa-redonda “Escravidão e pós-abolição no Sul de Minas: potencialidades de pesquisa” a ser realizada amanhã no dia 29 de novembro (terça-feira) às 19h pelo canal da UNIFAL-MG no YouTube

Contaremos com a participação dos seguintes pesquisadores: Profa. Ma. Simone de Assis (Mestra em História pela Universidade Federal de São João Del-Rei), Profa. Dra. Lívia Nascimento Monteiro (Instituto de Ciências Humanas e Letras – UNIFAL-MG) e Prof. Dr. Mário Danieli Neto (Instituto de Ciências Humanas e Letras – UNIFAL-MG).
A mesa redonda integra os seminários do Programa de Pós-Graduação em Economia do Campus Varginha, que conta com uma linha de pesquisa em História Econômica, Economia Política e Desenvolvimento. Haverá emissão de certificado para os inscritos via CAEX.
Simone de Assis é Mestra (2021), Bacharela (2020) e Licenciada (2017) em História pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Participa do Grupo de Trabalho Emancipações e Pós-abolição em Minas Gerais (ANPUH) e da Rede Nacional de Historiadorxs Negrxs. Foi Tutora na Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO-Brasil), em 2021. Tem experiência na área de História, com ênfase nas práticas de educação antirracista. Atua principalmente nos seguintes temas: cultura negra, Congada, festa do Divino, patrimônio afro-mineiro e história oral. Seu trabalho, Memórias do cativeiro nos Congados de São João del-Rei e região: trajetória familiar, recebeu o prêmio de Destaque no XXIV Seminário de Iniciação Científica, realizado no XV Congresso de Produção Científica e Acadêmica, na Universidade Federal de São João del-Rei (2017).
Lívia Nascimento Monteiro é Professora Adjunta da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, lotada no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), onde atua nas disciplinas de Laboratório do Ensino de História, Estágio Supervisionado e História da Educação no Brasil. Coordenadora do projeto Residência Pedagógica do curso de História na UNIFAL-MG. Professora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História Ibérica da UNIFAL-MG e professora colaboradora no ProfHistória – Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História na Universidade Federal Fluminense. Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (2016), Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e graduada em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora-MG (2007). Participa do grupo de pesquisa Cultna – Grupo de Estudo e Pesquisa Cultura Negra no Atlântico – coordenado pela Profa. Dra. Martha Abreu e do GT Emancipações e Pós-Abolição da ANPUH. Produtora e roteirista do documentário “Dos Grilhões aos Guizos. Festa de maio e as narrativas do passado”, fruto de sua tese de doutorado, em parceria com a Narre Produções e a Associação de Congada e Moçambique de Piedade do Rio Grande-MG.
Mário Danieli Neto é Professor de 3o. Grau do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG); Doutor em Economia Aplicada (área de concentração História Econômica) pela Universidade Estadual de Campinas (2006), Mestre em História Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2001); Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995);especializado em Organização de arquivos pelo IEB-USP (1997);); ). Professor da Rede Estadual de Educação de São Paulo de 2004 a 2010. Professor de Ensino de Graduação pela UniSant´Anna entre 2002-2005. Aréa de atuação: História Geral e do Brasil; Historiografia, História Econômica. Áreas de pesquisa e interesse: Escravidão; escravidão urbana e escravidão industrial.