PROTHEA LEGUMINOSAS

Resumo

Há mudanças recentes de paradigmas sobre a ingestão de proteínas e em especial sobre certas características de proteínas vegetais. Por exemplo, as baixas concentrações de determinados aminoácidos, como metionina, e presença de inibidores de proteases, antes entendidas como características negativas, hoje encontram fortes indicativos de que podem colaborar para a longevidade humana, e leguminosas podem apresentar estas características. O aumento da expectativa de vida humana e a observação de que recomendações de quantidades de proteínas e aminoácidos em específico deveriam ser tratadas de maneira diferenciada entre faixas etárias distintas, reforçam a necessidade de mais estudos sobre essas características de leguminosas dentro desse cenário. Leguminosas já fazem parte de nossa alimentação, mas nem todas são consumidas e as quantidades podem não alcançar as necessidades diárias e os preparos podem não otimizar seus benefícios. Este projeto inclui etapas de levantamento de quantidade e formas de consumo; e avaliação da qualidade das preparações citadas e participação das leguminosas na dieta, bem como avaliação de perfil de aminoácidos e dosagens de inibidores de proteases. Inclui também a proposição de novas formas de consumo, incluindo-se grãos germinados ou o preparo de extratos vegetais e também avaliações nutricionais e de potencial nutracêuticos das proteínas isoladas, focando-se especialmente nos parâmetros que vem sendo associados à promoção da longevidade e que indicariam controle e prevenção de doenças associadas à pessoa idosa, como potencial anti-hipertensivo ou hipoglicemiante. Além da geração de dados que colaborem para a discussão sobre necessidades proteicas no contexto da longevidade, este projeto pretende gerar produtos que sejam promotores de conhecimento pelo publico, como, por exemplo, através de oficinas e materiais de divulgação.

Grupo: Este trabalho é Coordenado pela Profa Olga Luisa Tavano e Prof Sinézio Inácio da Silva Junior, sendo desenvolvido conjuntamente com discentes do Curso de Mestrado em Nutrição e Longevidade/UNIFAL-MG, Bruno M. Siqueira e Juliana A. Fonseca, e discentes do Curso de Graduação em Nutrição/UNIFAL-MG que realizam seus projetos de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso.

Situação: vigente.

Financiamento: Projeto apoiado pela FAPEMIG através do Edital Nº 001/2021 – DEMANDA UNIVERSAL – com financiamento aprovado para o tema “Proteínas de leguminosas para promoção da longevidade humana – avaliações nutricionais e nutracêuticas”.

Resultados Obtidos: Em Breve!