Normas

Resumos

Os resumos deverão ser enviados no âmbito do tema “O Futuro dos Museus na UNIFAL-MG: Recuperar e Reimaginar”, relacionando-o com discussões teóricas e/ou experiências com museus ou patrimônios. Os resumos devem possuir até 250 palavras e incluir de três a cinco palavras-chave separadas por ponto.

Os resumos deverão ser enviados entre os dias 22 e 27 de abril de 2021, por meio do  CAEX – Cadastro de Atividades de Extensão. Se não possui cadastro, é necessário fazê-lo, preenchendo seus dados. Se já possui cadastro, se inscrever na XIII Semana Nacional de Museus na UNIFAL-MG (em pelo menos uma atividade, de preferência na atividade “Apresentação de trabalhos”). Clicar na atividade e avançar. Em seguida, o evento estará disponível em “inscrições realizadas“. Para a submissão, será necessário clicar no ícone correspondente a “Submissões” para o envio do traballho.  É imprescindível que o autor principal e todos os demais autores estejam cadastrados no CAEX e, se possível, inscritos também no evento (no entanto, é obrigatória a inscrição de pelo menos um autor no evento). O responsável pela submissão (autor ou co-autor) deverá acompanhar todo o processo via CAEX.

No ato da submissão do resumo, o autor principal (ou o co-autor responsável pela submissão) deverá associar ao trabalho seu próprio nome (e o nome dos demais co-autores, se houver). O nome do autor principal deve ser “marcado” como “autor principal” (ainda que o trabalho não tenha co-autores). O cadastro dos co-autores (quando há) e a associação de seus nomes ao trabalho é imprescindível para a emissão do certificado de apresentação do trabalho no evento.

O cadastro, a submissão e o evento são gratuitos. As inscrições nas demais atividades do evento estão disponíveis a partir de 19 de abril de 2021. Observação: O Caex possui a alternativa de escolha se a apresentação será oral ou não, no caso deste evento só teremos apresentações orais.

ATENÇÃO: os resumos NÃO serão publicados nos anais. Estarão disponíveis na aba apresentações/comunicações a partir da data de divulgação do resultado final.

A divulgação do resultado final e das datas/horários das apresentações será até o dia 01 de maio de 2021.

ATIVIDADE PERÍODO
Submissão dos Resumos entre 22-27 de abril
Divulgação do Resultado da Avaliação até 30 de abril
Divulgação do resultado final e das apresentações 01 de maio

Dúvidas e/ou informações podem ser enviadas para o e-mail mmp@unifal-mg.edu.br.

 

Documentos de trabalho

Os Documentos de Trabalho deverão ter entre 08 e 12 páginas, em português, incluindo resumo/abstract e referências. Os trabalhos deverão ser enviados no âmbito do tema “O Futuro dos Museus na UNIFAL-MG: Recuperar e Reimaginar”, relacionando-o com discussões teóricas e/ou experiências com museus ou patrimônios.
Os trabalhos deverão ser digitados e enviados em Word (mínimo 2003) ou programa compatível, em formato .doc. O arquivo não pode exceder a 2MB.

Fonte de texto: Arial, corpo 11.
Alinhamento: Justificado
Entrelinha: 1,5 espaços
Recuo do texto – endentação: primeira linha, 1,5 cm
Espaçamento entre parágrafos: 6 pts, depois
Configuração de página: A4, margens superior e esquerda: 3 cm; inferior e direita: 2 cm. Não deverá ser colocada numeração de página.
Título e subtítulo: Fonte Arial 14, negrito. O título deverá ser em letras maiúsculas;
Nomes dos autores seguidos de Filiação institucional: Fonte Arial 12, negrito;
Títulos de seção e subseção: serão numerados em algarismos arábicos, Fonte Arial 12, negrito.

Resumo/abstract: com o máximo de 200 palavras, inclui de três a cinco palavras-chave separadas por ponto, com sua tradução para o inglês. Resumo e palavras-chave figuram no início do artigo logo após o nome do autor e filiação. Com espaçamento simples.

Citação:

a) até 3 linhas: no corpo do texto, usando a mesma fonte e tamanho e indicada por aspas duplas;

b) mais de 3 linhas: mesma fonte tamanho 10, justificada, com a margem a esquerda recuada em 4 cm; espaçamento simples, sem aspas e recuo;

c) as citações diretas devem apresentar o padrão conforme modelo: “xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx”. (SOBRENOME, 2011, p. y).

d) a citação direta também pode ser apresentada da seguinte forma: Segundo Fulano (2011, p. y), “xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx”.

 

Nota de rodapé: numerada sequencialmente, justificada, em fonte Arial 9 e espaçamento simples. As notas vão incluir comentários sucintos. A chamada das notas se posicionará antes do sinal de pontuação. É permitido, nas notas de rodapé, incluir as referências das citações, utilizando a norma (Ibidem, Op. Cit., Idem);

Imagens: Imagens (fotos, figuras, quadros) devem ser gravadas nas extensões .tif ou .jpg com resolução de 200 DPI e enviadas no corpo do texto (cuidado com o tamanho das imagens!). Todas as imagens enviadas devem ser referenciadas (Fonte e/ou Autor, ano).

Referências: todos os documentos (textos, fotos, tabelas etc.) citados devem ser listados ao final do texto, em ordem alfabética por sobrenome do autor, com espaçamento simples, em Arial corpo 10, justificadas, obedecendo às normas da ABNT.

Os Documentos de Trabalho deverão ser enviados entre os dias 12 e 20 de abril de 2021, por meio do  CAEX – Cadastro de Atividades de Extensão. Se não possui cadastro, é necessário fazê-lo, preenchendo seus dados. Se já possui cadastro, se inscrever na XIII Semana Nacional de Museus na UNIFAL-MG (em pelo menos uma atividade, de preferência na atividade “Apresentação de trabalhos”). Clicar na atividade e avançar. Em seguida, o evento estará disponível em “inscrições realizadas“. Para a submissão, será necessário clica no ícone correspondente a “Submissões” para o envio do traballho.  É imprescindível que o autor principal e todos os demais autores estejam cadastrados no CAEX e, se possível, inscritos também no evento (no entanto, é obrigatória a inscrição de pelo menos um autor no evento). O responsável pela submissão (autor ou co-autor) deverá acompanhar todo o processo via CAEX, sendo responsável pela devolução do texto, no caso de “aprovado com alterações”.

No ato da submissão do trabalho, o autor principal (ou o co-autor responsável pela submissão) deverá associar ao trabalho seu próprio nome (e o nome dos demais co-autores, se houver). O nome do autor principal deve ser “marcado” como “autor principal” (ainda que o trabalho não tenha co-autores). O cadastro dos co-autores (quando há) e a associação de seus nomes ao trabalho é imprescindível para a emissão do certificado de apresentação do trabalho no evento.

O cadastro, a submissão e o evento são gratuitos. As inscrições nas demais atividades do evento estarão disponíveis a partir de 19 de abril de 2021. Observação: O Caex possui a alternativa de escolha se a apresentação será oral ou não, no caso deste evento só teremos apresentações orais.

Posteriormente, os Documentos de Trabalho serão enviados para o Conselho Consultivo, sem identificação de autoria, para avaliação. Os autores dos trabalhos aprovados com alterações serão comunicados até o dia 26 de abril de 2021 e terão até o dia 30 de abril de 2021 para a execução das alterações propostas.

A divulgação do resultado final e das datas/horários das apresentações será até o dia 01 de maio de 2021.

ATIVIDADE PERÍODO
Submissão dos Trabalhos entre 12-20 de abril
Divulgação do Resultado da Avaliação até 26 de abril
Revisão dos Trabalhos até 30 de abril
Divulgação do resultado final e das apresentações 01 de maio

Dúvidas e/ou informações podem ser enviadas para o e-mail mmp@unifal-mg.edu.br.

IMPORTANTE: Os Anais da Semana Nacional de Museus na UNIFAL-MG dão preferência a trabalhos inéditos. Mas caso sua pesquisa já tenha sido publicada em outro periódico, favor mencionar a fonte de publicação e trabalhar a abordagem teórica de acordo com a temática do evento. Só serão aceitos até 02 (dois) trabalhos por autor.

 

Adaptado de Diretrizes para Autores, da Revista Museologia e Patrimônio. Disponível em: < http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/about/subm… >. Acesso em 02 fev. 2011.