Apresentação

O evento representa uma iniciativa dos docentes da área de Genética Humana da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), em parceria com docentes e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Biociências Aplicada à Saúde, o qual tem formado profissionais capacitados a desenvolver pesquisa e docência na área, através dos seus cursos de mestrado (desde 2011) e doutorado (desde 2015). Adicionalmente, a equipe de graduandos que participará na organização deste evento está conformada pelos membros das Ligas Acadêmicas de Oncologia (LAO) e Genética Humana e Médica (LAGHM) da Unifal-MG. O referido evento também contará com o suporte tecnológico do Núcleo de Tecnologia da Informação da nossa instituição. A Unifal-MG é uma instituição com 106 de criação e de destacada qualidade no ensino superior, apresentando expressivos resultados em seus cursos de Graduação e de Pós-Graduação, por meio dos quais, busca constantemente oportunidades de crescimento e melhorias nas atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação Tecnológica e Internacionalização. Com impacto significativo na formação de profissionais, especialmente nas áreas da saúde, a Unifal-MG possui uma importância estratégica na região do sul do estado de Minas Gerais através dos seus três campi em Alfenas, Varginha e Poços de Caldas.

O presente evento representa uma iniciativa inédita na nossa instituição e na nossa região, tanto na temática quanto nas estratégias remotas/virtuais propostas para sua execução Porém, contamos com a experiência de realização do I e II Simpósio das Ligas Acadêmicas de Oncologia da Unifal-MG, nos anos de 2016 e 2018, respectivamente; assim como também o I e II Simpósio de Genética Humana da Unifal, nos anos 2017 e 2018, respectivamente. Cabe ressaltar que para o presente evento, contamos com a participação de discentes membros das referidas ligas acadêmicas. Consideramos que o trabalho conjunto entre discentes e docentes nos referidos eventos, assim como a participação ativa de uma equipe docente maior e mais experiente em organização de eventos, respaldados pelo Programa de Pós-graduação em Biociências Aplicadas à Saúde, propomos organizar um evento de maior impacto, nos possibilitando articular iniciativas de produção do conhecimento na área de Oncogenética, tanto dentro da nossa instituição e região, como também junto a outras universidades e/ou Centros de Pesquisa dos diferentes estados do Brasil.

Público Alvo:

  • Profissionais com formação superior na área da saúde, interessados e envolvidos com a temática da Oncogenética.
  • Pós-graduandos e Graduandos das diferentes áreas da saúde, interessados e envolvidos com a temática da Oncogenética.
  • Público em geral interessados em conhecer os avances científicos na área da Oncogenética. Pela metodologia de transmissão e divulgação utilizada, pretendemos atingir um número aproximado de 700 participantes.

Organização:

Liga Acadêmica de Oncologia Liga de Genética Humana Médica