Apresentação

 

Unifal Central Alfenas-MG

O Programa de Pós-Graduação em Biociências Aplicadas à Saúde da Universidade Federal de Alfenas (PPGB) destina-se à formação de profissionais altamente qualificados, capazes de responder às demandas científico-tecnológicas da sociedade, participar de maneira ativa, plena e efetiva na resolução de problemas e superação de desafios impostos pela necessidade do desenvolvimento regional e nacional, capacitados a desenvolver pesquisa e docência.

O programa, que oferece cursos em nível de Mestrado e Doutorado, encontra-se vinculado à Área de Avaliação da CAPES Medicina II, e estrutura-se em uma (1) área de concentração, contendo três (03) linhas de pesquisa, nas quais são realizados projetos em que se inserem todo o corpo docente permanente, discentes matriculados, egressos, alunos de iniciação científica e pesquisadores colaboradores.

 

Unifal Campus 2

 

O Mestrado iniciou suas atividades no 2º semestre de 2011 e o Doutorado no 2º semestre de 2015 ambos com o objetivo de formar profissionais capacitados a desenvolver pesquisa e docência na área proposta. O curso de Mestrado tem a duração média de 24 meses e o Doutorado a duração média de 48 meses.

O número de vagas definido está sempre condicionado à disponibilidade de orientação dos docentes credenciados no programa e ao exame de seleção executado semestralmente e divulgado por meio dos editais. A inscrição no programa está aberta a candidatos que sejam diplomados em curso superior reconhecido pelo MEC.

 

 

 

Área de Concentração:

O PPGB apresenta uma área de concentração: Biociências Aplicadas à Saúde, de acordo com a Resolução CEPE nº 30, de 09 de setembro de 2021.

Linhas de Pesquisa

A área de concentração contém três linhas de pesquisa:

(I) Neurofisiologia sensorial, motora e Reabilitação em Saúde,

(II) Biologia Celular e Tumoral,

(III) Neurociência e Comportamento.

Área do CNPQ: Ciências da Saúde número: 4.00.00.00-1