Simpósio de Genética Humana aproxima comunidade e Universidade ao oportunizar acesso a conhecimentos científicos na área

A Liga Acadêmica de Genética Humana e Médica da UNIFAL-MG promoveu no dia 13/11, o 2º Simpósio de Genética Humana na Universidade, sob a coordenação dos professores Angel Mauricio Castro Gamero e Daniela Strutenskey de Macedo.

Proposto no contexto das ações do Programa Genética para Todos, o qual visa utilizar a Genética como ferramenta de transformação social, o evento teve como finalidade divulgar conhecimentos, compartilhar dados científicos e criar uma interseção entre a comunidade e a Universidade acerca da temática, oportunizando que o público em geral pudesse ser beneficiado pela contribuição científica a partir dos assuntos debatidos.

Em sua segunda edição, o simpósio contou com 126 participantes, entre discentes e docentes da UNIFAL-MG, profissionais externos e comunidade em geral.

Participaram da abertura do evento, o vice-reitor, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira, e a pró-reitora adjunta de Extensão, Profa. Elisângela Monteiro Pereira; que dividiram a mesa de honra com os coordenadores  do evento Angel Mauricio Castro Gamero e Daniela Strutenskey de Macedo.

Em pronunciamento durante a abertura, Prof. Mauricio ressaltou que falar de genética pode parecer complicado, mas é mais simples do que se imagina, uma vez que ela está presente em nosso cotidiano, sem que nos atentemos. “Ela [a genética] faz parte do nosso dia a dia, de nossos momentos, passado, presente e futuro. Basta olhar para seus irmãos, para sua mãe, para seu pai, e observar o quão parecido é você com eles e de onde você vem, quais são suas origens biológicas, que você vai chegar na genética muito facilmente”, disse. “Para nós é um prazer tratar desses assuntos que parecem simples, mas de uma forma um pouco mais profunda”, acrescentou.

A programação do evento contemplou apresentar, aprimorar e discutir três subáreas extremamente relevantes no contexto da saúde humana, sendo a Genética Toxicológica, a Genética Oncológica e a Genética Pediátrica. Para atingir o objetivo, foram ministradas palestras sobre os temas: “Aspectos gerais em quimioprevenção da carcinogênese colorretal”, proferida pela Profa. Pollyanna Francielli de Oliveira, docente membro da equipe de Genética Humana da Universidade; em seguida, a palestra intitulada “Da Genética à Epigenética dos tumores ependimários”, ministrada por Graziella Ribeiro de Sousa, ex-aluna da Instituição e doutoranda pelo Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto; e, na sequência, a palestra “Genética e Pediatria, abordagens científicas que se complementam”, conduzida pela professora Daniela Strutenskey de Macedo, docente membro da equipe científica da Genética Humana da UNIFAL-MG.

Em clima de confraternização, após as palestras, os participantes desfrutaram de um coffee break oferecido pela organização.