Documentos Utilizados

Dentre os documentos oficiais constantes do Manual da Presidência da República, a Auditoria Interna da UNIFAL-MG faz uso, dentre outros específicos, dos seguintes documentos:

SOLICITAÇÃO DE AUDITORIA (SA) – É o documento utilizado para formalizar, ao gestor dos recursos ou ao responsável pela área, a solicitação de documentos, de recolhimento de valores, de justificativas, informações e de esclarecimentos sobre os assuntos relevantes e pertinentes ao longo dos trabalhos de auditoria. Será prévia a SA que solicitar a disponibilização de processos e documentação relativos aos programas/convênios gerenciados pela UNIFAL-MG.

NOTA DE AUDITORIA (NA) – É a solicitação de ação corretiva aplicada durante as atividades presenciais no campo. Podem servir para a proposição de ação corretiva sobre questões pontuais (falhas formais), de caráter não postergável, e à recomendação de solução para eliminação de situações potencialmente danosas ao erário, passíveis de serem evitadas pela assunção de procedimentos corretivos.

NOTA TÉCNICA (NT) – É o documento que visa demonstrar o entendimento da Auditoria Interna a respeito de determinado assunto, legislação ou decisão com vistas ao assessoramento quanto às boas práticas administrativas e à eventual atualização de normativos, bem como à recomendação de medidas saneadoras e corretivas de fluxos internos.

RELATÓRIO DE AUDITORIA – É o instrumento formal e técnico por meio do qual a Auditoria Interna materializa a execução do seu trabalho, o resultado obtido, as constatações e as recomendações.

INFORMAÇÃO – É o documento por meio do qual se dá ciência à chefia superior sobre a situação exata em que se encontra determinada demanda de auditoria ou processo objeto de futura ação de controle, devendo conter sugestões sobre os encaminhamentos e as providências prementes a serem adotadas.

PAINT – É o instrumento que consigna o planejamento das atividades de auditoria interna das atividades das entidades da administração indireta do poder executivo federal para um determinado exercício.

RAINT – Relato sobre as atividades de auditoria interna, em razão das ações planejadas, constantes do PAINT do exercício anterior, que as unidades de auditoria interna encaminharão às unidades de controle, até o dia 31 de janeiro.