Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 14 de Dezembro de 2012 – Ano I – Nº 25

Cursos de graduação da UNIFAL-MG são bem avaliados no ENADE

Os 10 cursos avaliados alcançaram médias consideradas satisfatórias pelo MEC

Na semana passada, o Ministério da Educação divulgou os conceitos do Índice Geral de Cursos (IGC) referentes ao ciclo de avaliações entre 2008 e 2011, das universidades, centros universitários e faculdades, e os resultados dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC), que incluem a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) aplicado no ano passado.

De acordo com o resultado, os 10 cursos da UNIFAL-MG avaliados alcançaram conceitos de 3 a 5, médias consideradas satisfatórias pelo MEC. São eles: Biologia (Bacharelado), Biologia (Licenciatura), Ciências da Computação (Bacharelado), Física (Licenciatura), Geografia (Bacharelado), Geografia (Licenciatura), Matemática (Licenciatura), Pedagogia (Licenciatura), Química (Bacharelado) e Química (Licenciatura).

Ressaltando o bom desempenho, a Pró-Reitoria de Graduação cumprimenta os docentes e os discentes dos cursos avaliados, bem como todos aqueles que trabalham arduamente para consolidar a missão da universidade de produzir, sistematizar e socializar o saber científico, tecnológico e filosófico, ampliando e aprofundando a formação do ser humano para o exercício profissional.

Saiba mais sobre a avaliação

Projeto de pesquisa de professora do ICT aprovado pelo CNPq receberá R$ 376 mil

Proposta inclui cooperação internacional Brasil-Canadá durante os anos de 2013 e 2014

O projeto "Desenvolvimento de Reatores Anaeróbios para o Tratamento de Drenagem Ácida de Minas", coordenado pela Profa. Renata Piacentini Rodriguez do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, campus de Poços de Caldas, foi aprovado na Chamada de Projetos MCTI/CNPq-ISTPCanada nº 19/2012, conforme resultado divulgado em 23/11/2012. A proposta contemplada, que receberá R$ 376.020,00 para desenvolvimento, inclui uma cooperação internacional Brasil-Canadá durante os anos de 2013 e 2014.

Prof. Celso Ferrarezi lança “Linguagem, discurso, educação: entremeios e leituras”

Esta é a 27ª obra da carreira do autor

O professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras - ICHL da UNIFAL-MG, Celso Ferrarezi Júnior, acaba de lançar mais uma obra. Trata-se do livro “Linguagem, discurso, educação: entremeios e leituras”, que reúne textos do autor publicados entre 2009 e 2011, no portal eletrônico Artefato Cultural.

De acordo com Prof. Ferrarezi, o livro, organizado por seus ex-alunos de mestrado e lançado pela editora CRV, é composto por cerca de 100 artigos selecionados que envolvem principalmente, o tema Educação, tratando de assuntos como, a vida do docente da Educação Básica, o que é qualidade em Educação, a questão dos relacionamentos pessoais em ambientes educacionais, políticas públicas etc.

Saiba mais detalhes

Livro do Prof. Eloésio Paulo dos Reis é tema de reportagem na EPTV

Assista matéria veiculada pela emissora

O livro “Parque de Diversões – Anna Sofia e a poesia sem querer” de autoria do Prof. Eloésio Paulo dos Reis do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, foi destaque no Jornal da EPTV, na edição de sexta-feira, 07/12/2012.

A obra, que narra, poeticamente, o ponto de vista de uma garota sobre o próprio cotidiano, especialmente as relações familiares, foi selecionada pelo MEC para compor o acervo do Programa Nacional Biblioteca na Escola, conforme já divulgado no site da instituição (acesse).

Assista a matéria feita pelos repórteres da emissora, Marco Antônio Leite e Tarciso Silva.

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.