Você sabia?

Que a Universidade Federal de Alfenas, como uma instituição de ensino, possui alguns benefícios oferecidos por grandes fabricantes de softwares?

Sim, possui!

Através de sua conta de e-mail institucional, alunos e educadores de instituições de ensino elegíveis como a UNIFAL-MG podem se inscrever gratuitamente em programas oferecidos por grandes empresas como o Office 365 Educação e a plataforma AZURE da Microsoft e o excelente kit de ferramentas completas para desenvolvedores da empresa Jetbrains.

Enquanto você estiver vinculado a instituição, poderá baixar e instalar as ferramentas em seu dispositivo pessoal. Veja abaixo todos os benefícios que podem ser utilizados atualmente:

Microsoft Office 365 Educação:

No caso dos aplicativos da Suíte da Microsoft, o Office 365 Educação, que inclui o Word, Excel, PowerPoint, OneNote e o Microsoft Teams, agora rebatizado com o nome Microsoft 365, a inscrição gratuita está disponível para contas de e-mails institucionais de alunos e educadores através do link: Microsoft Office 365 Educacional

Microsoft Azure

A plataforma de nuvem Microsoft Azure consiste em mais de 200 produtos e serviços de nuvem projetados para ajudar profissionais das mais diversas áreas de tecnologia a dar vida às novas soluções para resolver os desafios atuais e criar o futuro. O profissional terá acesso a diversos produtos e serviços e poderá criar, executar e gerenciar aplicativos em várias nuvens, locais e na borda, com as ferramentas e as estruturas de sua escolha.

Para acessar o Microsoft Azure basta o estudante interessado acessar o site: https://azure.microsoft.com/pt-br/free/students/ e seguir as instruções. Um vídeo tutorial sobre o acesso pode ser visto em https://youtu.be/XsthcOey5Sw. O processo de inscrição é simples e rápido.

A UNIFAL-MG escreveu recentemente uma matéria em seu site falando sobre os serviços da Microsoft que estão disponíveis gratuitamente para comunidade universitária da UNIFAL-MG, como o Microsoft 365 e o Microsoft Azure. Para se informar melhor e saber mais a respeito acesse aqui.

Ferramentas para Desenvolvedores da JetBrains:

No caso das excelentes ferramentas para desenvolvedores da JetBrains, as licenças estão disponíveis para usuários que façam login por meio da conta JetBrains com um endereço de e-mail terminado em @unifal-mg.edu.br.

Para conhecer todas as ferramentas disponíveis acesse: JetBrains All Products Pack

Para saber mais as Licenças Gratuitas JetBrains e começar a utilizar as ferramentas disponíveis acesse o link abaixo e crie sua conta:

Programa de Licenças Gratuitas JetBrains – Licenciamento Acadêmico

Ferramentas GitHub Developer Pack

É possível obter o “Pack Premium” do GitHub para estudantes, professores e qualquer um com e-mail institucional da UNIFAL-MG: GitHub Developer Pack. Você pode obtê-lo no link Are you a student? – GitHub Education se cadastrando com seu e-mail institucional.

Com ele você consegue obter e utilizar gratuitamente as seguintes ferramentas para desenvolvedores de software:

• Github Pro
  • Github Codespaces
  • GitKraken client
  • Private builds no Travis CI
  • Testmail.app
  • StreamYard
  • Uma subscrição grátis no JetBrains

Uma lista completa dos benefícios pode ser encontrada em  GitHub Student Developer Pack – GitHub Education

Overleaf Latex Editor premium

É simples conseguir a versão premium do Overleaf. Você consegue isso através do IEEE Collabratec.

Primeiro, acesse https://ieee-collabratec.ieee.org/app e crie uma conta. É gratuito. Depois, vá em My IEEE (canto sup direito) –> attached services –> e conecte a sua conta do Overleaf. A partir desse momento você já pode criar projetos com todos os recursos do Overleaf habilitados (compartilhamento múltiplo, mais tempo de compilação, etc.).

AWS Academic:

Em breve a instituição contará também com o programa AWS Academic, da AMAZON, que visa capacitar as instituições de ensino superior para preparar estudantes para certificações reconhecidas no setor e carreiras na nuvem. As informações serão divulgadas nesta página.

E tem mais, existem alguns serviços e facilidades que estão à disposição de todos, como:

WiFi Eduroam:

Com o Education Roaming (eduroam), você se conecta à rede Wi-Fi da UNIFAL-MG ou de qualquer localidade participante do projeto no mundo. Esta rede possui a conexão mais estável, não exige autenticação a cada vez que o usuário se conectar, pode ser usada em múltiplos dispositivos simultaneamente. Está disponível em mais de 100 instituições no Brasil e em mais de 100 países. Saiba mais.

VPN do BCC:

O curso de Ciência da Computação da UNIFAL-MG disponibiliza para instalação e utilização o programa cliente OpenVPN para acessar de forma segura a rede do BCC. Saiba mais.

Suporte Técnico e Desenvolvimento:

Para entrar em contato com o suporte do BCC/DCC clique aqui.