Serviços da Microsoft estão disponíveis gratuitamente para comunidade universitária da UNIFAL-MG

Estudantes, trabalhadores terceirizados e servidores podem acessar mais de 15 funcionalidades e aplicativos

Para contribuir com as atividades acadêmicas e administrativas da comunidade universitária, a UNIFAL-MG disponibiliza mais de 15 funcionalidades das plataformas Microsoft 365 e Azure para acesso institucional. A iniciativa, implementada pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), inclui aplicativos para edição de documentos, planilhas, apresentações, gestão de arquivos, trabalho em equipe, armazenamento na nuvem e criação de ferramentas tecnológicas. O acesso é liberado por meio do e-mail institucional aos estudantes, servidores e trabalhadores terceirizados.

Os serviços estão disponíveis em Microsoft 365 e Azure e a autenticação segue a mesma dinâmica de acesso aos serviços do Google Workspace (antigo G Suite for Education). As credenciais de acesso correspondem ao login único e senha utilizados nos demais serviços de tecnologia da informação da UNIFAL-MG, como sistemas integrados e sistema acadêmico.

Conforme o analista de tecnologia da informação Marcelo Penha Fernandes, diretor do NTI, a implantação do novo serviço foi feita de maneira integrada ao login único e ao e-mail institucional, de forma a não necessitar da criação de nova conta. “Assim, todos os usuários que já possuem e-mail institucional tiveram sua respectiva conta criada automaticamente no Microsoft 365”, reforçou.

A disponibilização das plataformas da Microsoft  à comunidade universitária é resultado de parceria entre a UNIFAL-MG e o Ministério da Educação, pelo programa  MecPlace. “A utilização do conjunto de aplicativos vai favorecer o desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas na nossa Universidade. Em um deles, o Onedrive, é possível armazenar até 1TB de arquivos, que  equivalem a cerca de um milhão de documentos no Office ou 400 mil fotos”, destacou Marcelo Fernandes.

O acesso aos serviços é realizado por meio do login institucional utilizado para acesso aos sistemas da UNIFAL-MG. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Além disso, a comunidade acadêmica da UNIFAL-MG terá acesso gratuito a  um conjunto de ferramentas de nuvem da plataforma Azure for Students, que permite o desenvolvimento de aplicativos, armazenamento de dados e análise de dados em larga escala. Todos os usuários terão direito a 100 dólares de crédito na Azure para uso durante o período de um ano para assuntos educacionais.

“Os usuários terão acesso a uma série de serviços gratuitos ou que utilizem o crédito oferecido e podem ser explorados por pesquisadores e estudantes nas áreas de Inteligência artificial, ciência de dados, desenvolvimento de sistemas, DevOps, engenharia de dados e de segurança, além de várias trilhas de aprendizado. Além disso há uma área de download de softwares Microsoft que possuem licenças pagas, mas podem ser usados para fins acadêmicos como SQL Server, Windows Server, entre outros”, explicou o analista de tecnologia.

 O diretor  alerta que só é permitido armazenar arquivos referentes à administração pública e às atividades de ensino, pesquisa e extensão da UNIFAL-MG, conforme Resolução CGD 05/2000. A mesma normativa estabelece: “O usuário é o único responsável por todo o conteúdo armazenado em sua área privativa, respondendo perante a lei por qualquer ato decorrente do uso inadequado dos serviços e pelo compartilhamento e/ou armazenamento de arquivos em desacordo com as leis, políticas e normas vigentes, inclusive as relacionadas à privacidade, sigilo de informações e direitos autorais”.

Segundo o NTI, um dos pontos fundamentais do acordo é a garantia de segurança e de sigilo dos dados depositados na nuvem. Por operar em solo brasileiro, a Microsoft é regida pela legislação nacional. A empresa é auditada e, caso não atenda às legislações de segurança e privacidade de dados, responde legalmente.

Além disso, a comunidade acadêmica da UNIFAL-MG terá acesso gratuito ao Azure for Students, um conjunto de ferramentas de nuvem da Microsoft que permite o desenvolvimento de aplicativos, armazenamento de dados e análise de dados em larga escala.

Como acessar

No primeiro acesso à  plataforma Microsoft 365, o  usuário deve acessar o campo “Entrar”, na página  na página: https://www.microsoft365.com e informar o e-mail institucional. A partir dessa informação,  a plataforma vai redirecionar o usuário à tela de autenticação da Google, evitando a criação de uma nova conta. 

O suporte e orientações aos usuários quanto ao uso dos aplicativos da plataforma estão disponíveis no Centro de Treinamento e Ajuda ao Office da Microsoft, com link disponível no endereço https://support.microsoft.com/pt-br/microsoft-365.

No caso da Azure for Students,  basta acessar o site: https://azure.microsoft.com/pt-br/free/students/ e seguir as instruções. Um vídeo tutorial sobre o acesso pode ser visto em https://youtu.be/XsthcOey5Sw. O processo de inscrição é simples e rápido.


Aplicativos e ferramentas disponíveis na plataforma Microsoft 365

O licenciamento Microsoft Office 365 Educacional A1 (versão nuvem) inclui os seguintes recursos e serviços:

  • Microsoft 365 para dispositivos móveis: Word, Excel, PowerPoint,  Lens, Visualizador de PDF,  em um único aplicativo;
  • Microsoft 365 para a web (Office Online): Word, Excel, Powerpoint e outros aplicativos acessíveis diretamente do navegador;
  • Onedrive com 1TB de armazenamento: serviço em nuvem que permite aos usuários armazenar, compartilhar e sincronizar arquivos e pastas em diferentes dispositivos, além de oferecer recursos de colaboração em tempo real e backup automático de arquivos;
  • Power BI: Criação de painéis de dados acionáveis, dinâmicos com a utilização de Business Intelligence que permite coletar, analisar e visualizar dados de diversas fontes de dados, transformando-os em informações e insights úteis visualizáveis graficamente;
  • Microsoft Teams: plataforma de colaboração para comunicação e trabalho em equipe, incluindo videoconferência e compartilhamento de arquivos;
  • Microsoft Forms: ferramenta para criação de pesquisas e questionários online;
  • Microsoft OneNote: aplicativo de anotações digital que permite criar e organizar notas em diferentes formatos, como texto, imagens, áudio, vídeo e desenhos à mão livre. As notas podem ser organizadas em cadernos, seções e páginas, facilitando a gestão de informações e o trabalho colaborativo;
  • Visio para a web: criação de fluxogramas, diagramas de rede, organogramas, mapas mentais, entre outros tipos de diagramas;
  • Microsoft Planner:  ferramenta de gestão de tarefas que permite a criação de quadros com listas de tarefas, acompanhamento de prazos, atribuição de responsáveis e status de conclusão;
  • Power Apps: plataforma para criação e compartilhamento de aplicativos personalizados, sem a necessidade de programação;
  • Microsoft Whiteboard: permite a colaboração em tempo real entre usuários através de um quadro branco virtual, no qual é possível desenhar, escrever, inserir imagens e notas adesivas, entre outros;
  • Microsoft To-Do: aplicativo de gerenciamento de tarefas que permite criar listas personalizadas, definir lembretes, compartilhar tarefas com outras pessoas e sincronizar os dados em todos os seus dispositivos;
  • Microsoft Sway: ferramenta de apresentação e storytelling mais flexível, com layouts dinâmicos e design interativo. Enquanto o PowerPoint é uma ferramenta mais estruturada e voltada para apresentações formais, o Sway é mais adequado para apresentações mais criativas e informais.

Outras opções que podem ser citadas são o Microsoft Lists (gestão de listas personalizadas em colaboração), Yammer Academic (Rede social corporativa colaborativa) , Microsoft Stream (plataforma de vídeo privada e segura voltada para o ambientes com controle de acesso), Sharepoint (compartilhamento de conteúdo) e Power Automate (automação de tarefas).

Normativas 

CGD 05/2000: Estabelece as diretrizes e normas para o uso dos serviços de armazenamento e compartilhamento de arquivos na UNIFAL-MG.

Sobre arquivos que podem ou não transitar na nuvem: OFÍCIO CIRCULAR No 3/2020/NTI/Reitoria/UNIFAL-MG