Rede Wireless

Rede Eduroam

Com o eduroam, você se conecta à rede Wi-Fi da UNIFAL-MG ou de qualquer localidade participante do projeto no mundo. Esta rede possui a conexão mais estável, não exige autenticação a cada vez que o usuário se conectar, pode ser usada em múltiplos dispositivos simultaneamente. Está disponível em mais de 100 instituições no Brasil e em mais de 100 países. Se já é um usuário, basta ativar o Wi-Fi do seu computador, celular ou tablet para se conectar à rede sem fio de forma automática. Assim, não é necessário solicitar contas temporárias ou realizar qualquer outro procedimento com o apoio de um suporte local. É só ativar o dispositivo e ficar on-line.

Qualquer pessoa que possuir vínculo ativo com a UNIFAL-MG, seja servidor ou aluno, terá acesso à “eduroam” através do login institucional, necessitando apenas uma configuração no dispositivo.

Tutoriais

Download do Certificado

Mais informações sobre a Eduroam

A rede de internet sem fio oficial da UNIFAL-MG, (redes “Alunos, Servidores e Visitantes”), passa a ter a companhia da rede “eduroam” (Education Roaming). A mudança foi iniciada há cerca de um ano e, com esse novo serviço a Universidade faz parte de uma rede mundial de educação e pesquisa, que oferece acesso Wi-Fi no mundo todo sem a necessidade de múltiplos logins e senhas. O serviço esteve em fase de testes no último ano e agora é divulgado de maneira oficial para todos os usuários da comunidade UNIFAL-MG.

Para saber como configurar seu dispositivo para acesso à rede Eduroam, acesse os tutoriais acima, que contém todos os manuais desenvolvidos pela Gerência de Redes e Infraestrutura (GRI) do NTI para os Sistemas Operacionais Windows, Ubuntu, Android e iOS.

Estabilidade

Segundo a equipe de Redes do NTI da UNIFAL-MG, a instalação da nova rede uniformiza o serviço de Wi-Fi, oferecendo maior segurança para os usuários. Uma questão levada em consideração pela Gerência de Redes e Infraestrutura para a instalação do serviço é a estabilidade do sinal. “É uma rede só funcionando nos 4 campi. Por onde a pessoa transitar e a rede estiver disponível, a conexão não é perdida. A infraestrutura instalada permite isso.”. Outra vantagem é que um mesmo usuário pode conectar vários dispositivos simultaneamente, diferentemente do que ocorria até então.

Além disso, as pessoas vinculadas à universidade que visitarem outras instituições integrantes do Education Roaming da RNP terão acesso à rede com o mesmo modo de configuração, assim como os visitantes de outras instituições podem utilizar a rede wireless na UNIFAL-MG. Não é necessária nenhuma configuração adicional, uma vez que sendo encontrada a rede eduroam, o dispositivo se conectará automaticamente.

Education Roaming

A rede “eduroam” é abreviação para o Education Roaming, um serviço de mobilidade global desenvolvida para a comunidade de educação e pesquisa. No Brasil, o sistema está presente em cerca de 100 instituições e é coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) desde 2012. Na UNIFAL-MG a rede funciona em todos os campi.

Onde posso usar a eduroam?

Nas cerca de 100 instituições parceiras da RNP e em mais de 100 países. No mundo é possível encontrar Eduroam em universidades, centros de pesquisa, praças públicas, aeroportos e até em cafeterias. Saiba mais em https://www.eduroam.org/where/.

Suporte ao usuário

O usuário tem a sua disposição os tutoriais de acesso acima.

Caso tenha problemas de conexão, mesmo após seguir todos os passos descritos nos Tutoriais de Acesso, entre em contato com a Gerência de Suporte Técnico ao usuário ou setores de TI nos campi:

  • Alfenas: (35)3701-9031 / Sala K-101 (sede)
  • Poços de Caldas: (35)3697-4608 ou 4610 / Salas K206 e K207
  • Varginha: (35)3219-8623 / Sala A109-B

Para outros esclarecimentos, entre em contato com a Gerência de Redes e Infraestrutura (GRI) através do e-mail redes-nti@unifal-mg.edu.br.

Para saber mais sobre a Eduroam, acesse:

Informações Gerais

A rede wireless da UNIFAL-MG pode ser acessada de duas maneiras: através das redes específicas da UNIFAL-MG (Servidores, Alunos, Visitantes) e através da rede “eduroam” (Education Roaming), que oferece acesso Wi-Fi sem a necessidade de múltiplos logins e senhas. Sugerimos fortemente a todos os usuários que seja feita a configuração da rede Eduroam, uma vez que ela possui a conexão mais estável, não exige autenticação a cada vez que o usuário se conectar e pode ser utilizada em mais de 100 instituições no Brasil e em mais de 100 países.

Acesso à rede Eduroam

  • Para saber mais sobre a rede Eduroam e como configurar seu dispositivo, acesse a aba Rede Eduroam

Acesso às redes UNIFAL-MG

Para quem não utiliza a Eduroam, o acesso à rede wireless deve ser feito por servidores e docentes através do login institucional. Ao se conectar à rede Alunos, Servidores, ou Visitantes, será solicitado seu login e senha. Usuários externos (visitantes) devem ser cadastrados por qualquer servidor através Sistema de Cadastro de Visitantes. Após serem informados os dados corretos, informações de login e senha do usuário inserido serão apresentadas ao usuário que efetuou o cadastro, além do envio de e-mail ao endereço informado no cadastro do visitante com o login e senha;

Cobertura

Um projeto de expansão da cobertura da rede wireless em todos os campi da UNIFAL-MG está em andamento. Atualmente são cobertos pela rede wireless os seguintes prédios:

Sede
Prédio Pontos de Acesso Distribuição por Andar
B 3 B1 – 1
B2 – 2
C 2 C1 – 1
C2 – 1
D 7 D1 – 1
D2 – 2
D3 – 2
D4 – 2
E 3 E2 – 3
F 3 F1 – 1
F2 – 2
H 3 H1 – 1
H2 – 2
K 2 K2 – 1
K3 – 1
L 4 L1 – 1
L2 – 1
L3 – 1
L4 – 1
M 1 M2 – 1
N 11 N1 – 1
N2 – 2
N3 – 2
N4 – 2
N5 – 2
N6 – 2
O 6 O1 – 1
O2 – 1
O3 – 2
O4 – 2
PCA 3 PCA1 – 1
PCA2 – 1
PCA3 – 1
Q 6 Q1 – 2
Q2 – 3
Q3 – 1
R 5 R1 – 1
R2 – 2
R3 – 2
S 4 S1 – 2
S2 – 1
S3 – 1
T 1 T1 – 1
V 9 V1 – 3
V2 – 2
V3 – 2
V4 – 1
V5 – 1
Centro Esportivo 1
Unidade Educacional
Prédio Pontos de Acesso Distribuição por Andar
A 1 A1 – 1
B 4 B1 – 1
B2 – 1
B3 – 1
B4 – 1
C 4 C1 – 1
C2 – 1
C3 – 2
D 1 D1 – 1
E 2 E1 – 1
E3 – 1
H 1 H1 – 1
Campus Varginha
Prédio Pontos de Acesso Distribuição por Andar
A 1 A1 – 1
B 2 B1 – 1
B2 – 1
D 9 D1 – 3
D2 – 2
D3 – 3
D4 – 1
E 1 E1 – 1
Campus Poços de Caldas
Prédio Pontos de Acesso Distribuição por Andar
A 2 A1 – 2
B 3 B1 – 1
B2 – 2
C 1 C1 – 1
F 1 F2 – 1
G 1 G1 – 1
H 1 H1 – 1
K 1 K2 – 1

Visitantes

Visitantes cuja instituição de origem utilize a eduroam podem utilizar essa rede também na UNIFAL-MG. Se não for este o caso, qualquer servidor pode cadastrar um visitante através do Sistema de Cadastro de Visitantes. Após serem informados os dados corretos, informações de login e senha do usuário inserido serão apresentadas ao usuário que efetuou o cadastro, além do envio de e-mail ao endereço informado no cadastro do visitante;

Participantes de eventos cadastrados no CAEX são inseridos automaticamente no sistema de visitantes, utilizando como login e senha o próprio CPF.