O espelho de Lelê

Livro: O espelho de Lelê

Escrito por: Valéria Belém

Ilustrado por: Adriana Mendonça

Páginas: 24

Editora: Ibep

Valéria Belém, além de escrever livros é jornalista e compõe e equipe editorial do Jornal “O Popular” de Goiás. Já Adriana Mendonça é artista plástica e professora, tem como prática misturar várias técnicas, como gravuras, pinturas e colagens.

“O espelho de Lelê” conta a aventura que Lelê vivenciou quando se olhou no espelho e percebeu que havia algo diferente com ela. Então, até a menina descobrir o que mudou, ela fez várias caretas, olhou desconfiada para si, até perceber que as mudanças faziam parte de sua vida e aprendeu a gostar do que ela estava se tonando.  O texto da narrativa e as ilustrações são colocados no livro como se estivessem em movimento. O livro aqui tratado é uma sequência de outra obra de Valéria Belem, chamada “O cabelo de Lelê”, onde a protagonista da história é pequenina e se dedica a outras questões.

Essa literatura pode ser usada em intervenções educativas nas aulas de Ciências, para introduzir aos alunos o conteúdo sobre o crescimento humano e também em atividades das aulas de sociologia para pensar o espaço escolar como local de transformações.

 

Gabriela Fabiane Luiz, graduanda negra do 8º período de História, da Unifal.

elaine.ribeiro

Possui Bacharelado (2007) e Licenciatura (2009) em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É mestre e doutora em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo. Desde 2011, é professora do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas, onde atua nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão didática. Desde 2012, coordena o projeto Dimensões africanas nos materiais didáticos, que tem produzido pesquisas de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso e publicação de textos acadêmicos, além de atividades de extensão em escolas do município sul-mineiro de Alfenas. Tem como foco de interesse os seguintes temas: história social do trabalho na África, história e literaturas africanas, história da educação na África, formação de professores da educação básica brasileira, materiais didáticos e produção literária infantil com temáticas africanas.