Linhas de Pesquisa

Climatologia Aplicada

Verificar a influência que as variáveis meteorológicas exercem sobre a paisagem e as atividades antrópicas a partir da habitualidade estabelecida ao longo dos anos e das oscilações que se manifestam pontualmente, alterando os parâmetros de temperatura, precipitação e pressão atmosférica. Estudar a dinâmica da atmosfera e os processos que atuam sobre a mesmainterferindo na manifestação dos seus fenômenos modificando sua intensidade e ocorrência. Analisar os padrões atmosféricos atuais.

Ensino de Geografia Física e de Cartografia Escolar

Desenvolver metodologias de ensino de geografia fisica e de cartografia nas escolas com o objetivo de disseminar o conhecimento do funcionamento da natureza e dos diferentes métodos de representações cartográficas.

Geotecnologias Aplicadas aos Estudos Geográficos

Analisar e cartografar os elementos da paisagem geográfica utilizando as tecnologias do sensoriamento remoto e do geoprocessamento.

Geociências e Análise ambiental

Realizar pesquisas de caracterização, análise e prognóstico do meio físico com o objetivo de auxiliar no planejamento ambiental e ordenamento do território. Desenvolver estudos sobre Geodiversidade e o Patrimônio Geológico no contexto do Sul de Minas e de Minas Gerais. 

Geotecnologias e Dinâmica de Ambientes Fluviais

Compreender o comportamento hidrológico de sistemas de drenagem associados às mudanças no padrão do uso do solo e variabilidade climática. Dentro deste contexto, destacam-se o estudo de séries hidrológicas e sensoriamento remoto aplicado ao mapeamento do uso e cobertura do solo. Quanto aos estudos voltados à dinâmica de ambientes fluviais destaca-se a necessidade de compreensão de padrões, associados à variabilidade climática e alterações na bacia hidrográfica.

Mineralogia e Petrologia de Minas Gerais

Identificar e mapear as principais rochas e bens minerais do estado de Minas Gerais.

Riscos Geomorfológicos e Morfotectônica

Estudar a influência da tectônica recente na evolução geomorfológica, apoiando-se em metodologias voltadas à geomorfologia, por meio da análise da drenagem, feições de relevo geradas a partir de descontinuidades pré-existentes, distribuição dos processos deposicionais, bem como, da análise da distribuição de processos erosivos vinculados a morfogênese pluvial e dos processos complexos, relacionados a movimentos de massa. Os estudos são desenvolvidos em bacias hidrográficas e em diferentes escala