Docentes

 




NOME

TITULAÇÃO

LATTES

Adílio Renê Almeida Miranda

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras, na área de Organizações, Sociedade e Gestão. Mestre e graduado em Administração pela mesma Universidade. Professor Adjunto da Universidade Federal de Alfenas - Campus Varginha. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estudos Organizacionais, Recursos Humanos e Administração Pública. Possui experiência de pesquisa nos seguintes temas: Cultura e identidade, Relações raciais, PCDs e trabalho, Cultura brasileira e Administração Pública, Políticas Públicas.

Adriano Antonio Nuintin Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - FEARP-USP, Graduação em Administração e Ciências Contábeis. 

Adriele Aparecida Pereira

Possui graduação em Matemática (2011) pela Universidade Federal de Lavras - UFLA; mestrado (2013) e doutorado (2016) em Estatística e Experimentação Agropecuária também pela UFLA. Atualmente é professora adjunta A na Universidade Federal de Alfenas - Campus avançado de Varginha/MG.

Aline Lourenço de Oliveira

Doutora e mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), especialista em Gestão de Micro e Pequenas Empresas (UFLA) e bacharel em Administração pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Atualmente é professora na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), campus Varginha. O principal tema de interesse de pesquisa é a formação discente e docente no contexto da educação superior. 

Alinne Alvim Franchini

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2001) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Atualmente é professora adjunta do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Macroeconomia e Economia Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: comércio internacional, competitividade e agronegócio.

Ana Carolina Guerra

Professora Adjunta III do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha, Tutora do Programa de Educação Tutorial do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia - PET BICE. Doutora em Administração, pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Mestre em Administração pelo Programa de Pós Graduação Strictu Senso em Administração da Universidade Federal de Lavras - UFLA, Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ, com especialização em Gestão de Negócios em Contexto Empreendedor pela mesma instituição.

Ana Márcia Rodrigues da Silva

Professora Adjunta do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) - Campus Avançado de Varginha/MG. Possui Graduação em Economia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES); Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); e Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

André Luiz da Silva Teixeira Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2013). É mestre em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, sob orientação da Prof. Drª Márcia Siqueira Rapini (2015). Atualmente é doutorando em Economia na mesma instituição e sob a mesma orientação. Tem interesse pela área de Economia da Inovação e Economia da Ciência e Tecnologia, com foco na relação entre Capacidade de Absorção das empresas e a interação destas com as universidades.

Bernardo Pádua Jardim de Miranda

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2003) e doutorado em Economia pelo Cedeplar/UFMG (2013). Atualmente é professor da Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha.

Bruno Aidar Costa

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (2004), mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professor adjunto do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história econômica colonial e história fiscal.

Bruno Eduardo Freitas Honorato

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2011) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal de Alfenas campus Varginha. Cursa Doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais, início em 2016/01. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estudos Organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: população em situação de rua, discursos, políticas sociais, ordem e subversão e cotidiano.

Carla Leila Oliveira Campos

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (2004), mestrado em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (2006) e doutorado em Estudos Linguísticos pela UFMG (2012). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, representação social, discurso, narrativas, mídia, linguística textual e linguística forense. É professora adjunta da Universidade Federal de Alfenas, Campus Avançado de Varginha. Foi professora de Língua Portuguesa e Seminário de Monografia no Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves (IPTAN), desde 2007, onde também foi Coordenadora de Extensão, no período de 2008 a 2010 e coordenadora de Pesquisa, no período de fevereiro de 2013 a agosto de 2016. Atua, desde 2010, como professora orientadora do Núcleo de Educação à Distância (NEAD) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), orientando trabalhos no curso de Pós-graduação em Prática de Letramento e Alfabetização e no curso de graduação de Pedagogia. Atuou como professora conteudista do NEAD/UFSJ, ministrando a disciplina Redação Oficial no curso de Administração Pública, no período de 2011 a 2013.

Cirlene Maria de Matos

Possui graduação em Ciências Econômicas e mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2018). É professora assistente do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas. Tem interesse pelos temas de Economia da Inovação, Economia da Ciência e Tecnologia e Economia Industrial.

Cláudia Adam Ramos

Professora efetiva da Universidade Federal de Alfenas, doutora em Modelagem Computacional (LNCC), mestre em Modelagem Matemática (UNIJUI) e graduada em Matemática (UFSM). Atua na área de assimilação de dados aplicada a modelos econômicos, de superfície e microclima urbano.

Cláudio Roberto Caríssimo

Possui graduação em Ciências Contábeis pela UNA Faculdade de Ciências Gerenciais (1993) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Na docência tem ministrado aulas em cursos preparatórios e nas disciplinas de Contabilidade Internacional, Introdução à Contabilidade, Contabilidade Agropecuária, Contabilidade das Instituições Financeiras, Contabilidade Avançada, Gestão Tributária, Orçamento Empresarial e Gestão Financeira. Tem experiência na área de gestão contábil e tributária. Na área acadêmica pesquisa principalmente sobre os seguintes temas: apuração de haveres, teoria das restrições, perícia contábil, avaliação de empresas e IFRS para pequenas e médias empresas. A partir de fev/2016 ingressou na UNIFAL como Professor do Magistério Superior, com dedicação exclusiva.

 

Danilo Machado Pires

Possui doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária (2014), mestrado em Engenharia de Sistemas na Universidade Federal de Lavras (2010) e graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Lavras (2007). Atuou como professor de física no programa de apoio pré universitário (pré-uni) durante os últimos 3 anos da graduação. Foi professor adjunto na Fundação Presidente Antônio Carlos (FUPAC/Perdões). Atualmente é professor na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG) - Campus Avançado de Varginha/MG , atuando na área de Ciências Atuariais e bacharelado interdisciplinar. É pesquisador do Núcleo de Estudos em Matemática Fuzzy - UNIFAL/MG (CNPq) e do Núcleo de Estudos interdisciplinares em ciências Atuariais -UNIFAL/MG(CNPq). Tem interesse em pesquisas envolvendo Atuária Computacional, Teoria do Risco, Precificação Atuarial, processo de Ruína, Lógica fuzzy e Redes neurais artificiais.

Débora Juliene Pereira Lima

 

Doutora em Economia com ênfase em Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora adjunta de Economia da Universidade Federal de Alfenas, campus Varginha-MG.

Deive Ciro de Oliveira

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Lavras (2002) e Mestre em Estatística e Experimentação Agropecuária pela mesma instituição (2005). Possui doutorado em Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). É docente em Estatística na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).Tem experiência em pesquisa na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Processos Estocásticos, atuando principalmente nos seguintes temas: Comparação de sequencias, Mineração de Dados, Probabilidades e Processos Estocásticos.

Dimitri Augusto da Cunha Toledo

Doutor em administração Cepead-UFMG. Economista pela Universidade Federal de Sao Joao Del Rei, Mestre em administração pelo Cepead/UFMG na área de Estudos Organizacionais e Sociedade. Pesquisador do NEOS-UFMG (Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade). Professor da UNIFAL, campus Varginha-MG.

 

Elisa Zwick

Bacharela em Administração (2007) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí, RS), Mestre (2011) e Doutora (2015) em Administração pela Universidade Federal de Lavras (Ufla). Doutoranda em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2017) com estágio sanduíche na Hochschule für Grafik und Buchkunst (HGB) - Academy of Fine Arts Leipzig, sob orientação do Prof. Dr. Christoph Türcke. Professora Adjunta Classe C, Nível I, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa) da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Leciona disciplinas nos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia e Administração Pública. Possui experiência na área de Administração com ênfase em Gestão Pública, Estudos Organizacionais e Teoria Crítica (Adorno). Desenvolve pesquisas com foco em Sociologia nos seguintes temas: poder e burocracia, semiformação do gestor público, Teoria Crítica da Sociedade e autoritarismo.

Everton Rodrigues da Silva

Professor no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL (MG), na graduação e no Mestrado em Gestão Pública e Sociedade. Doutor em Administração pelo CEPEAD/UFMG. Mestre em Ciências em Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração (UFRJ). Atua em pesquisa, extensão e docência nas áreas de Desenvolvimento local, cultura e território; Insurgências, resistências e inovações urbanas; Práticas dialógicas e de escuta na gestão colaborativa; Produção e estruturação do espaço urbano; Cartografia e Etnografia urbanas; Teoria organizacional; Metodologia de pesquisa. Tem experiência como professor (graduação e pós-graduação), gestor e consultor.

 

Felipe Andrade Velozo

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Lavras (2008), mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2011) e doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2016). Atualmente é professor de Matemática da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Teoria Geral e Fundamentos da Probabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: axiomas de Kolmogorov, violação da desigualdade de CHSH, violação da desigualdade de Bell, interpretação estatística da Mecânica Quântica.

 

Fernanda Mitsue Soares Onuma

Professora Adjunta na Universidade Federal de Alfenas, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, campus Varginha-MG, desde 2013. Foi Professora EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS, campus Muzambinho-MG, de 2012 a 2013. Doutora (2017), Mestre (2011) e Bacharel (2008) em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos organizacionais, análise crítica do discurso, autogestão, organização do trabalho e diversidade.

Fernanda Santinelli

Doutora em Filosofia do Direito e do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Tem experiência na área de Direito Público com interesse de pesquisa principalmente em Direito Constitucional e Gestão Ambiental Pública. Atualmente é professora no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas - Campus Varginha. Vinculada ao Grupo de Pesquisa Sociedade, Estado e Gestão Pública da UNIFAL-MG.

Fernando Batista Pereira

Professor Adjunto, coordenador do curso de graduação em Ciências Econômicas com Ênfase em Controladoria, do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL - MG) - Campus Varginha (MG). Doutor em Economia pelo CEDEPLAR/UFMG (2015, bolsa da Fapemig), com doutorado sanduíche realizado na Leeds University Business School - LUBS (2014, bolsa da CAPES). Mestre em Economia pelo CEDEPLAR/UFMG (2004, bolsa do CNPq), e Bacharel em Economia pelo IE/UNICAMP (2000). Possui experiência em pesquisas nos temas: Capacitação e educação financeira; Microcrédito; Exclusão e inclusão financeira; Avaliação de programas sociais; Economia popular; Economia regional e urbana; Biotecnologia; e Circuito Industrial de Saúde. Trabalhou como pesquisador e consultor na academia, no setor privado e em instituição pública, com passagem pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS (2009-2011), onde atuou como coordenador-geral de avaliação de resultados e de impacto de programas sociais.

Gabriel Rodrigo Gomes Pessanha

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2007), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2010) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2015). Atualmente é professor de terceiro grau da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Finanças, Economia Industrial, Séries temporais, com ênfase em Crescimento da firma, fusões e aquisições, internacionalização, governança corporativa.

Gislene Araújo Pereira

Possui graduação em Estatística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e mestrado em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Atualmente é docente da Universidade Federal de Alfenas - Unifal-MG, Campus Varginha. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: Estatística e Probabilidade Aplicada, Estatística e Análise Multivariada.

Hélio Lemes Costa Júnior

Professor, Escritor e Pesquisador. Membro do GeTec - Grupo de Pesquisa em Gestão de Tecnologia - da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atuou por 10 anos como coordenador de curso na Faculdade Cenecista de Varginha. Leciona disciplinas nas áreas de Administração, Engenharia e Computação desde 1991. Tem experiência na área de Administração, Engenharia de Produção e Ciência da Computação, com ênfase em Administração Pública, Gestão de Tecnologia, Políticas Públicas para Inovação, atuando atualmente nos seguintes temas: Administração Pública e Inovação Tecnológica. Formação: Doutor em Engenharia de Produção pela UFSCar;  Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC; Pós-graduado em Gerência de Informática na Faceca/Prisma: Pós-graduado em Análise de Sistemas pela Fepesmig/UEMG; Graduado em Administração pela Faceca; Graduado em Tecnologia de Processamento de Dados pela FAI.

Hugo Lucindo Ferreira Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC/FACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2017). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ - 2014). Atualmente é Professor Assistente na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Campus Varginha. Suas áreas de interesse são Análise de Desempenho Econômico-Financeiro, Contabilidade Financeira e Contabilidade Fiscal e Tributária.

João Marcos Caixeta Franco

Doutorado em andamento no Departamento de Economia e Administração da UFLA - MG. Área 3 - Gestão de Negócios, Economia e Mercados. Linha de pesquisa - Mercados e Sistemas Agroindustriais. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1992) e mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é Professor no Departamento de Ciência e Economia da Universidade Federal de Alfenas - Campus Varginha. Atuou como assessor de gabinete - Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais e pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Política e Planejamento Governamentais, atuando principalmente nos seguintes temas:política agrícola, seguro agrícola, crédito rural, transferência de renda, agricultura familiar, propriedade intelectual. Atuou como relator da Câmara Técnica Estadual de Seguro e Crédito Rural do Conselho Estadual de Política Agricola e Coordenador do Comitê Gestor da Câmara Técnica. É um dos autores da proposta de criação do Programa Estadual de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural - Programa "MINAS + SEGURO". Coordenou a implantação e a execuação do Programa Estadual Minas + Seguro de 2007 a 2009. Foi o coordenador da Central de Gerenciamento de Projetos da Seapa e membro da Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Acordo de Resultados junto à Secretaria de Estado de Planejamento.

João Paulo de Brito Nascimento

Professor da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG, lotado no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Administração, área de concentração "Organizações, Estratégias e Gestão", pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Atua com pesquisas nas linhas de Ensino e Pesquisa em Contabilidade e Administração, Responsabilidade Social Empresarial, Avaliação de Desempenho Econômico-Financeiro, Contabilidade e Finanças Públicas, com interesse de pesquisas nessas linhas.

José Roberto Porto de Andrade Júnior

Professor da Universidade Federal de Alfenas-MG (Unifal-MG), campus de Varginha-MG. Doutorando em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com período sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Autor do livro "Onde tem fumaça tem fogo: as lutas pela eliminação da queima da cana-de-açúcar", pela Editora FAP-UNIFESP (2016).

Juliana Guedes Martins

Professora na UNIFAL (Universidade Federal de Alfenas), Doutoranda em Direito Público na Universidade de Coimbra, Mestre em Direito (Instituições Jurídicas e Políticas pela UFSC.Graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí, vencedora de prêmios Jovem Pesquisador ACAFE e Prêmio Mérito Universitário de Santa Catarina. Professora das disciplinas de Direito Tributário e Direito Administrativo, Possui experiência e desenvolve pesquisas na área de Direito Público, com ênfase à Filosofia do Direito, Sustentabilidade, Direito Constitucional, Direito Tributário (Incentivos e Deduções fiscais para fins sociais, culturais e esportivos).

 

Karla Luisa Costa Sabino Doutoranda em Controladoria e Contabilidade, Mestre em Ciências Contábeis (2017) e pós-graduada em Finanças e Controladoria (2014) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013). Atua principalmente nas seguintes áreas: contabilidade financeira, contabilidade ambiental, divulgação da informação contábil, educação e pesquisa em contabilidade. Atualmente é professora assistente na Universidade Federal de Alfenas, lecionando disciplinas de contabilidade atuarial e auditoria contábil, para os cursos de ciências contábeis, ciências econômicas e ciências atuariais.

Kellen Rocha de Souza

Economista pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) (2010), possui mestrado (2013) e doutorado (2017) em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora adjunta do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) do Campus Varginha. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Meio Ambiente.

 

Larissa Gonçalves Souza

Doutoranda em Demografia no CEDEPLAR/UFMG. Possui graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (2013), em Ciências Atuariais (2015) e mestrado em Estatística Aplicada e Biometria (2017), pela Universidade Federal de Alfenas. Professora Assistente do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas. Tem interesse em análise multivariada, mortalidade, envelhecimento e previdência, gestão de riscos em saúde.

 

Layon Carlos Cezar

Professor Adjunto do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), campus avançado de Varginha-MG. Doutor em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) com linha de pesquisa em Administração Pública. Bacharel em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Bacharel em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Membro do Grupo de Pesquisa Administração Pública e Gestão Social da UFV, na linha Cooperativismo, Associativismo e Terceiro Setor. Trabalha com pesquisas nas seguintes áreas: Hibridismo Organizacional, Performatividade Crítica em Cooperativas, Fair Trade, Cooperativismo, Economia Solidária; Políticas Públicas e Comunicação Pública e Governamental.

 

Leandro Ferreira

Possui doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária (2012) e mestrado em Engenharia de Sistemas (2009) pela Universidade Federal de Lavras. Tem experiência em modelagem matemática fuzzy, redes neurais artificiais e modelagem estatística. Atualmente é professor Adjunto IV na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG) - Campus Avançado de Varginha/MG, atuando na área de Ciências Atuariais. É pesquisador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Ciências Atuariais (NEC/CNPq) e Laboratório de Risco Atuarial e Inovação (LAR). Tem interesse em pesquisas envolvendo matemática fuzzy, redes neurais artificiais, métodos de simulação computacional, modelos lineares generalizados e inferência bayesiana com aplicações em Teoria do Risco e Precificação Atuarial. Possui formação em Terapia Comunitária Integrativa (TCI) pelo INSTITUTO CAIFCOM e ABRATECOM.

Leandro Lima Resende

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui especialização MBA em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), além de ser graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Atualmente é professor da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Possui experiência como professor em cursos de graduação pós-graduação na área de Ciências Contábeis.

Leandro Rivelli Teixeira Nogueira

Atualmente atua como Professor Adjunto com Dedicação Exclusiva na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) - Campus Avançado de Varginha. Professor da área de Controladoria e Finanças no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e ministra a Unidade Curricular de Matemática Financeira para o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (BICE). Além disso, atua como docente dos cursos de especialização em Controladoria e Finanças e Gestão Pública Municipal. Também é docente e orientador no curso de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP). Administrador pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); Especialista em Controladoria e Finanças Empresariais, Mestre e Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Leonardo Henrique Costa

Possui graduação em Ciências Atuariais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e mestrado em Ciências Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas.

Letícia Lima Milani Rodrigues

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (1997) e mestrado em Agronomia (Estatística e Experimentação Agropecuária) pela Universidade Federal de Lavras (2000). Atualmente é professora Assistente I da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Séries Temporais, atuando principalmente nos seguintes temas: séries temporais, análise bayesiana, modelos de intervenção e intervenção.

Lincoln Thadeu Gouvêa de Frias

Atualmente pesquisa indicadores empresariais e produção agrícola. No passado, pesquisou questões éticas e avaliação de políticas públicas. Responsável pelo site analisededados.org e pelo canal youtube.com/c/analisededados. Professor da Univ. Fed. de Alfenas (Unifal, campus Varginha). Graduado, mestre e doutor em filosofia pela UFMG. Recebeu o Grande Prêmio Capes de Teses em 2012.

Lora dos Anjos Rodrigues Doutorado em Economia Aplicada na Universidade Federal de Viçosa (UFV-DER), com experiência em pesquisas nas áreas de Economia das Mudanças Climáticas, Economia dos Recursos Naturais e Ambientais, Energia, Bioenergia e Indicadores de Renda e Pobreza. E experiência na aplicação de métodos econométricos, especialmente, métodos de Econometria Espacial, de Painel Dinâmico e para Dados do tipo Contagem. Experiência docente no ensino superior, ministrando disciplinas nos cursos de Economia, Administração e Contábeis

Luciene Resende Gonçalves

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (2002), mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2007) e doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2011). Atualmente, é professora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em séries temporais e sistema de alarme.

Luisa Pimenta Terra

Doutora em Demografia pelo Cedeplar/UFMG, possui graduação em Ciências Atuariais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e mestrado também em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é professora da Universidade Federal de Alfenas, MG. É revisora ad-hoc da Revista Brasileira de Estudos de População e da Revista Debate Econômico. Tem experiência na área de Demografia e Gestão de Riscos atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento e previdência, projeção populacional, gestão de riscos em saúde, nupcialidade e família.

Luiz Antonio Staub Mafra

Possui graduação em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (1993), mestrado (2004) em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade e doutor pelo Programa de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA). É professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas (Campus Varginha). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Política e Planejamento Públicos, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento sócio-econômico, segurança alimentar e nutricional, diagnóstico organizacional, elaboração e gestão de projetos.

Manoel Vítor de Souza Veloso

Graduação em Matemática, Pós-graduação "lato-sensu" em Estatística Aplicada, Mestre e Doutor em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras / MG, Professor Adjunto, Nível 1, Classe C e Diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG/Campus Avançado de Varginha.

Marçal Serafim Cândido

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (2006), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (2009), Ciência e Economia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), mestrado (2010) em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). É professor assistente II da Universidade Federal de Alfenas colaborador da Fundação de Apoio a Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas. Tem experiência na área de Contabilidade e Finanças, atuando principalmente nos seguintes temas:contabilidade e finanças em operadoras de saúde, (res)seguradoras, capitalização e fundos de pensão.

Maria Aparecida Curi

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO pela Faculdade Cenecista de Varginha, graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS, pela Faculdade Cenecista de Varginha e MESTRADO em ADMINISTRAÇÃO Gestão Estratégica de Negócios pela Faculdade Cenecista de Varginha. Possui especialização em Contabilidade Avançada e Gerencia Financeira pela Universidade São Judas Tadeu - SP. Atualmente é Professora da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG.

Michel Deliberali Marson

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004), mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2007), doutorado em Economia (Economia do Desenvolvimento) pela Universidade de São Paulo (2012) e realizou pesquisa de pós-doutorado na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (2017-2018). Atualmente é professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas (campus Varginha), onde é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Brasileira, História Econômica, Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: indústria, tecnologia e bens de capital.

Michele Barbosa

Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Mestre em Ciências (Estatística e Experimentação Agronômica) pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz". É professora Assistente na Universidade Federal de Alfenas Campus Avançado - Varginha- MG. Doutora em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras-MG (2019).

Natália Garcia de Oliveira Possui Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Newton Paiva (2009). MBA em Controladoria e Auditoria pelo Centro Universitário Una. Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais. É Professora Assistente I da Universidade Federal de Alfenas Tem experiência na área de Contabilidade e Contabilidade Tributária. Atuando principalmente nos seguintes temas: tributos diretos, tributos indiretos, planejamento tributário e contabilidade pública.

Nildred Stael Fernandes Martins

Doutoranda em Economia no CEDEPLAR/UFMG, é Bacharel em Economia pela FACE-UFMG (1999) e Mestre em Economia pelo CEDEPLAR/UFMG (2003). É professor assistente do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de planejamento urbano e regional, na avaliação de políticas públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento territorial, econômico e social, desenvolvimento urbano, diretrizes de desenvolvimento territorial e políticas públicas, macroeconomia pós-keynesiana, moeda e território.

Pablo Javier Grunmann

Possui graduação e mestrado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Meteorologia pela University of Maryland at College Park (UMD). Foi Associate Scientist no NCEP, Camp Springs, Maryland e Posdoctoral Fellow na Environment Canada, Dorval, Quebec. Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Atua na área de assimilação de dados (aplicados a modelos econômicos, microclima urbano e modelos de superfície) e também na relação entre mudanças climáticas e Teoria do Risco.

Pamila Cristina Lima Siviero

Possui graduação em Ciências Atuariais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), mestrado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais - CEDEPLAR/UFMG (2009) e doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais - CEDEPLAR/UFMG (2012). É professora adjunta do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas. Tem interesse em Mortalidade, Saúde Pública, Técnicas Demográficas, Envelhecimento e Previdência.

Patrícia de Siqueira Ramos

Professora adjunta da Universidade Federal de Alfenas - MG, Campus Varginha, é doutora em Estatística e Experimentação Agropecuária do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal de Lavras (2009), mestre em Estatística e Experimentação Agropecuária do mesmo departamento (2007) e graduada em Ciência da Computação pela mesma universidade (2002). Atua como professora permanente do Programa de Mestrado em Estatística Aplicada em Alfenas. As áreas principais de atuação são análise multivariada, indicadores sociais e Estatística computacional.

 

Patrick Fontaine Reis de Araujo Economista pela UFRJ (2010), mestre em Economia Internacional pela Université Paris XIII (2011), e doutor em Economia pela UFRJ, com período de sanduíche na Freie Universität (2017). Atuou como estagiário no IPEA, pesquisador na RedeSist, na Coppetec e no Grupo de Estudos sobre Moeda e Sistema Financeiro, e como professor na UFRJ (2017 - 2018) e no Unifeso (2016 - 2018). Tem experiência nas áreas de Economia Brasileira, Economia Monetária, Macroeconomia, Desenvolvimento Econômico, História do Pensamento Econômico e Economia da Inovação.

Paulo Roberto Rodrigues de Souza

Doutor em Ciências na área de Engenharia de Produção - UNESP - Universidade Estadual Paulista com tese na área de Governo Eletrônico. Mestre em Engenharia de Produção - UFSC, especialista em especialista em Gerência de Informática pela Faceca (1998), especialista em Docência na Educação à Distância pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2008), graduado em Administração - Faceca. Diretor Campus Avançado de Varginha da Universidade Federal de Alfenas - Campus Varginha entre 05/2013 a 05/2017. Coordenador do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia entre 02/2009 a 04/2013. Atua nas áreas de Gestão de Tecnologia e Sistemas de Informação, tendo interesse pelas áreas de Gestão Universitária e Educacional, Governo Eletrônico, transparência pública, Planejamento Estratégico Público, Bacharelados Interdisciplinares e Tecnologia da Informação. Membro do BASIs - Banco de Avaliadores do INEP/MEC.

Reinaldo Antonio Gomes Marques

Possui graduação em Ciências Atuariais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), mestrado em Atuária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). É PhD pelo Departamento de Atuária e Estatística da Universitetet i Oslo, Noruega e Research Fellow no Statistics for Innovation Center. Membro do Instituto Brasileiro de Atuária, MIBA 2004, estágiou na Acser e Plurall Consultoria Atuarial, atuou na forma de cooperação técnico-científica com o IAPUC/ Puc-Rio, LEADD/ UERJ, Petrobras, Ministério da Saúde, Linear-Options-USA, Statkraft Energy e Norwegian Computing Center. Tem experiência em análise de dados com ênfase em Atuária, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos quantitativos na análise de risco financeiro e atuarial, teoria e modelagem atuarial, resseguros, análise de Solvência Atuarial e Requerimento de Capital, métodos computacionais em atuária e inovação em seguros, previdência e saúde suplementar. Foi pesquisador visitante no Centre for Health Equity Studies, Stockholm University/ Karolinska Institutet. Realizou visita de curta duração no Departamento de Atuária e Statistics da Københavns Universitet, Isaac Newton Institute for Mathematical Sciences da Cambridge University, Danmarks Tekniske Universitet, Centre for Doctoral Training in Statistics and Operational Research (STOR-i), Lancaster University e Aalborg University, Denmark. Foi premiado pela America Statistics Association no JSM/ Boston na SBSS Paper Competition-2014. Foi selecionado para apresentação de trabalho na Junior Scientist session no Norges Central Bank, ESOBE-2015. Obteve o 1° lugar no PRÊMIO RICARDO FRISCHTAK, do Instituto Brasileiro de Atuário, 2016. Coorienta alunos nos programas de mestrado em Estatística na Universidade Federal de Alfenas e na Universidade Federal de Lavras. Atualmente, é coordenador do curso de graduação em Ciências Atuariais/ Unifal-MG e Diretor-Geral do LAR ::: Laboratório de Risco Atuarial e Inovação.

 

Roberto Pereira Silva

Professor Adjunto no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas. Possui graduação em História - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (2006). Mestre em História Econômica pelo Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento do Instituto de Economia da Universidade de Campinas. Doutor pelo o programa de História Econômica da Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP. Suas pesquisas se concentram nos campos da historiografia econômica, focalizando na produção brasileira no período 1930-1964, com ênfase na obra de Celso Furtado. No momento trabalha as relações entre história e teoria econômica como chave interpretativa para o surgimento da teoria do desenvolvimento de Celso Furtado.

Santiane Arias Ribeiro

Professora Adjunta de Ciência Política do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG. Graduada em Ciências Sociais pela UNESP, mestre em Sociologia e doutora em Ciência Política pela UNICAMP. Durante o doutorado realizou estágio de um ano na Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis, onde desenvolveu parte da pesquisa sobre o papel político das classes média no movimento altermundialista. Entre 2012 e 2013 prosseguiu seus estudos de pós-doutoramento junto ao Departamento de Ciências Sociais da UNIFESP. Suas pesquisas concentram-se nas áreas de Ciência Política e Sociologia Política, destacando os seguintes temas: altermundialismo/antiglobalização; movimentos sociais; classes médias e neoliberalismo.

Silvio Antonio Bueno Salgado

Possui graduação em licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais - Fepesmig, UEMG (2000), mestrado em Matemática pela Universidade Vale do Rio Verde (2003) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (2015). No período de 03/2010 à 03/2013 foi professor efetivo do departamento de Matemática e Estatística da Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ. No mesmo período, atuou como Professor do Núcleo de Educacão a Distância - NEAD da UFSJ nos cursos de licenciatura e especialização em Matemática. Atuou como Professor Orientador dos alunos do programa de iniciação científica dos alunos da olimpíada brasileira de Matemática das escolas públicas PIC- OBMEP. Atualmente é professor Ajunto Nível I, da Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha, lotado no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. Tem experiência na área de Matemática Aplicada, com interesse específico em redes neurais artificiais combinadas com projetos de experimentos e dinâmica não linear. 

Thiago Fontelas Rosado Gambi

Possui graduação em Ciências econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente, é professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em História Econômica.

Vanessa Tavares de Jesus Dias

Doutora em sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ), mestre em Sociologia e Antropologia e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ). Tem experiência na área de Sociologia Política, com ênfase em estudos sobre Estado, marxismo, ideologia e hegemonia. Também tem interesse em temáticas de pesquisa vinculadas a relações de trabalho, reestruturação produtiva e juventude. Atualmente é professora adjunta de Ciências Sociais e de Ciência Política do curso interdisciplinar Ciências e Economia da Universidade Federal de Alfenas, Campus de Varginha, Minas Gerais, e pesquisadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos do Trabalho NUPET/IESP/UERJ.

Vinícius de Souza Moreira Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (PPGADM/UFV). Mestre (2016) e Bacharel (2013) em Administração pela Universidade Federal de Viçosa. Professor Assistente do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Campus Avançado de Varginha-MG. Membro dos grupos de pesquisa: Administração Pública e Gestão Social; Famílias, Políticas e Gênero; e Grupo CLACSO Espaços Deliberativos e Governança Pública. Áreas de interesse e atuação: Administração Financeira; Métodos Quantitativos; Administração Pública; Análise de Políticas Públicas; Desenvolvimento local/regional; Políticas Urbanas e Políticas Habitacionais.

Virgínia Donizete de Carvalho

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (1998), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Realizou Estágio de Doutorando na Norwegian University of Science and Technology, em Trondheim, na Noruega, em 2008. É professora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas - MG.

Wesllay Carlos Ribeiro

Professor da Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha. Mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2009) e Doutor em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: Constituição e Direito Civil.

 

 

 

 

Atualizado em 23/05/2019