Docentes

NOME

TITULAÇÃO

LATTES

Adílio Renê Almeida Miranda

adilio.miranda@unifal-mg.edu.br

Sala D-303-B  

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras, na área de Organizações, Sociedade e Gestão. Mestre e graduado em Administração pela mesma Universidade. Professor Adjunto da Universidade Federal de Alfenas – Campus Varginha. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estudos Organizacionais, Recursos Humanos e Administração Pública. Possui experiência de pesquisa nos seguintes temas: Cultura e identidade, Relações raciais, PCDs e trabalho, Cultura brasileira e Administração Pública, Políticas Públicas.

Adriano Antonio Nuintin

adriano.nuintin@unifal-mg.edu.br

Sala D-210-E

Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras – UFLA. Mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo – FEARP-USP, Graduação em Administração e Ciências Contábeis.
Adriele Aparecida Pereira

adriele.pereira@unifal-mg.edu.br

Sala 305-A

Possui graduação em Matemática (2011) pela Universidade Federal de Lavras – UFLA; mestrado (2013) e doutorado (2016) em Estatística e Experimentação Agropecuária também pela UFLA. Atualmente é professora adjunta A na Universidade Federal de Alfenas – Campus avançado de Varginha/MG.

Aline Lourenço de Oliveira

aline.oliveira@unifal-mg.edu.br

Sala D-310-G

Doutora e mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), especialista em Gestão de Micro e Pequenas Empresas (UFLA) e bacharel em Administração pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Atualmente é professora na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), campus Varginha. O principal tema de interesse de pesquisa é a formação discente e docente no contexto da educação superior. 

Alinne Alvim Franchini

alinne.franchini@unifal-mg.edu.br,

Sala D-303-E

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2001) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Atualmente é professora adjunta do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Macroeconomia e Economia Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: comércio internacional, competitividade e agronegócio.

Ana Carolina Guerra

ana.guerra@unifal-mg.edu.br

Sala D-304-C

Professora Adjunta III do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha, Tutora do Programa de Educação Tutorial do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia – PET BICE. Doutora em Administração, pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Mestre em Administração pelo Programa de Pós Graduação Strictu Senso em Administração da Universidade Federal de Lavras – UFLA, Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ, com especialização em Gestão de Negócios em Contexto Empreendedor pela mesma instituição.

Ana Márcia Rodrigues da Silva

ana.rodrigues@unifal-mg.edu.br

Sala D-303-K

Professora Adjunta do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) – Campus Avançado de Varginha/MG. Possui Graduação em Economia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES); Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); e Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

André Luiz da Silva Teixeira

andre.teixeira@unifal-mg.edu.br

Sala D-208-C

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2013); mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015); e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020). Tem interesse pela área de Economia da Inovação e Economia da Ciência e Tecnologia, com foco na relação entre Capacidade de Absorção das empresas e a interação destas com as universidades.

Bernardo Pádua Jardim de Miranda

bernardo.miranda@unifal-mg.edu.br

Sala D-302-J

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2003) e doutorado em Economia pelo Cedeplar/UFMG (2013). Atualmente é professor da Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha.

Bruno Aidar Costa

bruno.costa@unifal-mg.edu.br

Sala D-302-D

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (2004), mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professor adjunto do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história econômica colonial e história fiscal.

Carla Leila Oliveira Campos

carla.oliveira@unifal-mg.edu.br

Sala D-210-B

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (2004), mestrado em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (2006) e doutorado em Estudos Linguísticos pela UFMG (2012). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, representação social, discurso, narrativas, mídia, linguística textual e linguística forense. É professora adjunta da Universidade Federal de Alfenas, Campus Avançado de Varginha. Foi professora de Língua Portuguesa e Seminário de Monografia no Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves (IPTAN), desde 2007, onde também foi Coordenadora de Extensão, no período de 2008 a 2010 e coordenadora de Pesquisa, no período de fevereiro de 2013 a agosto de 2016. Atua, desde 2010, como professora orientadora do Núcleo de Educação à Distância (NEAD) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), orientando trabalhos no curso de Pós-graduação em Prática de Letramento e Alfabetização e no curso de graduação de Pedagogia. Atuou como professora conteudista do NEAD/UFSJ, ministrando a disciplina Redação Oficial no curso de Administração Pública, no período de 2011 a 2013.
Cilene Margarete Pereira

cilene.pereira@unifal-mg.edu.br

(professora visitante do ICSA)

Doutora em Teoria e História Literária pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2004-2008); Mestre em Teoria e História Literária pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2002-2004); Graduada em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP (1996-1999). Realizou Estágio Pós-Doutoral em História Social da Cultura pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2011-2013). Tem experiência na área de Letras, Ensino e Artes, com ênfase em Literatura Brasileira, Teoria e História Literária, Ensino de Literatura e Educação em Direitos Humanos e Artes. 

Cirlene Maria de Matos

cirlene.matos@unifal-mg.edu.br

Sala D-303-H

Possui graduação em Ciências Econômicas e mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2018). É professora assistente do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas. Tem interesse pelos temas de Economia da Inovação, Economia da Ciência e Tecnologia e Economia Industrial.

Cláudia Adam Ramos

claudia.adam@unifal-mg.edu.br

Sala D-304-A

Professora efetiva da Universidade Federal de Alfenas, doutora em Modelagem Computacional (LNCC), mestre em Modelagem Matemática (UNIJUI) e graduada em Matemática (UFSM). Atua na área de assimilação de dados aplicada a modelos econômicos, de superfície e microclima urbano.

Cláudio Roberto Caríssimo

claudio.carissimo@unifal-mg.edu.br

Sala D-305-E

Possui graduação em Ciências Contábeis pela UNA Faculdade de Ciências Gerenciais, mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2021). Experiência docente em cursos preparatórios e nas disciplinas de Contabilidade Internacional, Introdução à Contabilidade, Contabilidade Agropecuária, Contabilidade das Instituições Financeiras, Contabilidade Avançada, Gestão Tributária, Orçamento Empresarial, Contabilidade Pública, Teoria da Contabilidade, Finanças e Orçamento Público e Gestão Financeira. Tem experiência profissional na área de gestão contábil e tributária, perícia contábil e avaliação de empresas (Business Valuation). Na área acadêmica, pesquisa atualmente sobre Finanças Públicas e sobre a Hipótese da Fragilidade Financeira Aplicada ao Setor Público. Tem publicações sobre apuração de haveres, perícia contábil, avaliação de empresas, IFRS para pequenas e médias empresas, Contabilidade e Finanças Públicas. A partir de fev/2016 ingressou na UNIFAL como Professor do Magistério Superior, com dedicação exclusiva

 

Danilo Machado Pires

danilo.pires@unifal-mg.edu.br

Sala D-303-J

Possui doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária (2014), mestrado em Engenharia de Sistemas na Universidade Federal de Lavras (2010) e graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Lavras (2007). Atuou como professor de física no programa de apoio pré universitário (pré-uni) durante os últimos 3 anos da graduação. Foi professor adjunto na Fundação Presidente Antônio Carlos (FUPAC/Perdões). Atualmente é professor na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG) – Campus Avançado de Varginha/MG , atuando na área de Ciências Atuariais e bacharelado interdisciplinar. É pesquisador do Núcleo de Estudos em Matemática Fuzzy – UNIFAL/MG (CNPq) e do Núcleo de Estudos interdisciplinares em ciências Atuariais -UNIFAL/MG(CNPq). Tem interesse em pesquisas envolvendo Atuária Computacional, Teoria do Risco, Precificação Atuarial, processo de Ruína, Lógica fuzzy e Redes neurais artificiais.

Débora Juliene Pereira Lima

debora.lima@unifal-mg.edu.br

Sala D-303-M

Doutora em Economia com ênfase em Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora adjunta de Economia da Universidade Federal de Alfenas, campus Varginha-MG.

Deive Ciro de Oliveira

deive.oliveira@unifal-mg.edu.br

Sala D-305-H

 

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Lavras (2002) e Mestre em Estatística e Experimentação Agropecuária pela mesma instituição (2005). Possui doutorado em Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). É docente em Estatística na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).Tem experiência em pesquisa na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Processos Estocásticos, atuando principalmente nos seguintes temas: Comparação de sequencias, Mineração de Dados, Probabilidades e Processos Estocásticos.

Dimitri Augusto da Cunha Toledo

dimitri.toledo@unifal-mg.edu.br

Sala D-310-N

Doutor em administração Cepead-UFMG. Economista pela Universidade Federal de Sao Joao Del Rei, Mestre em administração pelo Cepead/UFMG na área de Estudos Organizacionais e Sociedade. Pesquisador do NEOS-UFMG (Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade). Professor da UNIFAL, campus Varginha-MG.

Elisa Zwick

elisa.zwick@unifal-mg.edu.br

Sala D-305-J

Bacharela em Administração (2007) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí, RS), Mestre (2011) e Doutora (2015) em Administração pela Universidade Federal de Lavras (Ufla). Doutoranda em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2017) com estágio sanduíche na Hochschule für Grafik und Buchkunst (HGB) – Academy of Fine Arts Leipzig, sob orientação do Prof. Dr. Christoph Türcke. Professora Adjunta Classe C, Nível I, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa) da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Leciona disciplinas nos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia e Administração Pública. Possui experiência na área de Administração com ênfase em Gestão Pública, Estudos Organizacionais e Teoria Crítica (Adorno). Desenvolve pesquisas com foco em Sociologia nos seguintes temas: poder e burocracia, semiformação do gestor público, Teoria Crítica da Sociedade e autoritarismo.

Everton Rodrigues da Silva (TOM)

everton.silva@unifal-mg.edu.br

Sala D-208-E

Professor no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL (MG), na graduação e no Mestrado em Gestão Pública e Sociedade. Doutor em Administração pelo CEPEAD/UFMG. Mestre em Ciências em Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração (UFRJ). Atua em pesquisa, extensão e docência nas áreas de Desenvolvimento local, cultura e território; Insurgências, resistências e inovações urbanas; Práticas dialógicas e de escuta na gestão colaborativa; Produção e estruturação do espaço urbano; Cartografia e Etnografia urbanas; Teoria organizacional; Metodologia de pesquisa. Tem experiência como professor (graduação e pós-graduação), gestor e consultor.

Felipe Andrade Velozo

felipe.velozo@unifal-mg.edu.br

Sala D-303-D

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Lavras (2008), mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2011) e doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2016). Atualmente é professor de Matemática da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Teoria Geral e Fundamentos da Probabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: axiomas de Kolmogorov, violação da desigualdade de CHSH, violação da desigualdade de Bell, interpretação estatística da Mecânica Quântica.

Fernanda Mitsue Soares Onuma

fernanda.onuma@unifal-mg.edu.br

Sala D-302-L

Professora Adjunta na Universidade Federal de Alfenas, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA, campus Varginha-MG, desde 2013. Foi Professora EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – IFSULDEMINAS, campus Muzambinho-MG, de 2012 a 2013. Doutora (2017), Mestre (2011) e Bacharel (2008) em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos organizacionais, análise crítica do discurso, autogestão, organização do trabalho e diversidade.

Fernando Batista Pereira

fernando.pereira@unifal-mg.edu.br

Sala: D-208-D

Professor Adjunto do bacharelado em Ciências Econômicas com Ênfase em Controladoria, do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) – Campus Varginha (MG). Professor do mestrado acadêmico Gestão Pública e Sociedade (PPGPS) da UNIFAL-MG. Doutor em Economia pelo CEDEPLAR/UFMG (2015, bolsa FAPEMIG), com doutorado sanduíche realizado na Leeds University Business School – LUBS (2014, bolsa da CAPES). Mestre em Economia pelo CEDEPLAR/UFMG (2004, bolsa do CNPq), e Bacharel em Economia pelo IE/UNICAMP (2000). Possui experiência em pesquisas nos temas: Capacitação e educação financeira; Microcrédito e economia popular; Exclusão e inclusão financeira; Políticas Públicas; Universidade Pública; Economia Comportamental; Economia regional e urbana; Pobreza e desigualdade. Trabalhou como pesquisador e consultor na academia, no setor privado e em instituição pública, com passagem pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS (2009-2011), onde atuou como coordenador-geral de avaliação de resultados e de impacto de programas sociais.

Gabriel Rodrigo Gomes Pessanha

gabriel.pessanha@unifal-mg.edu.br

Sala D-305-F

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2007), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2010) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2015). Atualmente é professor de terceiro grau da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Finanças, Economia Industrial, Séries temporais, com ênfase em Crescimento da firma, fusões e aquisições, internacionalização, governança corporativa.

Gislene Araújo Pereira

gislene.pereira@unifal-mg.edu.br

Sala D 302-E

Possui graduação em Estatística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e mestrado em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Atualmente é docente da Universidade Federal de Alfenas – Unifal-MG, Campus Varginha. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: Estatística e Probabilidade Aplicada, Estatística e Análise Multivariada.

Hélio Lemes Costa Júnior

helio.lemes@unifal-mg.edu.br

Sala D-304-E

Professor, Escritor e Pesquisador. Membro do GeTec – Grupo de Pesquisa em Gestão de Tecnologia – da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atuou por 10 anos como coordenador de curso na Faculdade Cenecista de Varginha. Leciona disciplinas nas áreas de Administração, Engenharia e Computação desde 1991. Tem experiência na área de Administração, Engenharia de Produção e Ciência da Computação, com ênfase em Administração Pública, Gestão de Tecnologia, Políticas Públicas para Inovação, atuando atualmente nos seguintes temas: Administração Pública e Inovação Tecnológica. Formação: Doutor em Engenharia de Produção pela UFSCar;  Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC; Pós-graduado em Gerência de Informática na Faceca/Prisma: Pós-graduado em Análise de Sistemas pela Fepesmig/UEMG; Graduado em Administração pela Faceca; Graduado em Tecnologia de Processamento de Dados pela FAI.

Hugo Lucindo Ferreira

hugo.ferreira@unifal-mg.edu.br

Sala D-210-A

Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC/FACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – 2017). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ – 2014). Atualmente é Professor Assistente na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Campus Varginha. Suas áreas de interesse são Análise de Desempenho Econômico-Financeiro, Contabilidade Financeira e Contabilidade Fiscal e Tributária.

João Marcos Caixeta Franco

joao.mcfranco@unifal-mg.edu.br

Sala D-305-B

Doutorado em andamento no Departamento de Economia e Administração da UFLA – MG. Área 3 – Gestão de Negócios, Economia e Mercados. Linha de pesquisa – Mercados e Sistemas Agroindustriais. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1992) e mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é Professor no Departamento de Ciência e Economia da Universidade Federal de Alfenas – Campus Varginha. Atuou como assessor de gabinete – Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais e pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Política e Planejamento Governamentais, atuando principalmente nos seguintes temas:política agrícola, seguro agrícola, crédito rural, transferência de renda, agricultura familiar, propriedade intelectual. Atuou como relator da Câmara Técnica Estadual de Seguro e Crédito Rural do Conselho Estadual de Política Agricola e Coordenador do Comitê Gestor da Câmara Técnica. É um dos autores da proposta de criação do Programa Estadual de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural – Programa "MINAS + SEGURO". Coordenou a implantação e a execuação do Programa Estadual Minas + Seguro de 2007 a 2009. Foi o coordenador da Central de Gerenciamento de Projetos da Seapa e membro da Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Acordo de Resultados junto à Secretaria de Estado de Planejamento.

Janaina de Mendonça Fernandes

janaina.fernandes@unifal-mg.edu.br

Sala D 310-L

 

Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense – PPGAU/UFF (dezembro de 2016). Doutora em Administração (03 de junho de 2008) pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getulio Vargas (FGV – RJ). Participação no Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE) da CAPES. O estágio foi realizado na ESCUELA SUPERIOR DE ADMINISTRACIÓN Y DIRECCIÓN DE EMPRESAS (ESADE) em Barcelona, na Espanha, entre setembro de 2006 e fevereiro de 2007. Mestre em Planejamento Urbano e Regional (16 de Outubro de 2002) pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ ). Especializada em Planejamento e Uso do Solo Urbano (Dezembro de 1999) pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ ). Graduada em Composição Paisagística (27 de Novembro de 1998) pela Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Administração pela Universidade Estácio de Sá (novembro de 2018).


João Paulo de Brito Nascimento

joao.nascimento@unifal-mg.edu.br,

Sala D-310-E

Professor da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, lotado no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA. Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Interesse de pesquisas nos seguintes temas: Contabilidade e Discurso Político, Papéis e Usos da Contabilidade no Setor Público, Educação Financeira, Educação Financeira e Discurso, Ensino e Pesquisa em Contabilidade e Administração, Contabilidade e Finanças Públicas, Contabilidade e Finanças de Micro e Pequenas Empresas.”

José Roberto Porto de Andrade Júnior

jose.junior@unifal-mg.edu.br

Sala D-310-E

Professor da Universidade Federal de Alfenas-MG (Unifal-MG), campus de Varginha-MG. Doutorando em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com período sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Autor do livro;Onde tem fumaça tem fogo: as lutas pela eliminação da queima da cana-de-açúcar, pela Editora FAP-UNIFESP (2016).

Juliana Guedes Martins

juliana.martins@unifal-mg.edu.br

Sala D-303-I

Professora na UNIFAL (Universidade Federal de Alfenas), Doutoranda em Direito Público na Universidade de Coimbra, Mestre em Direito (Instituições Jurídicas e Políticas pela UFSC.Graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí, vencedora de prêmios Jovem Pesquisador ACAFE e Prêmio Mérito Universitário de Santa Catarina. Professora das disciplinas de Direito Tributário e Direito Administrativo, Possui experiência e desenvolve pesquisas na área de Direito Público, com ênfase à Filosofia do Direito, Sustentabilidade, Direito Constitucional, Direito Tributário (Incentivos e Deduções fiscais para fins sociais, culturais e esportivos).

Karla Luisa Costa Sabino

karla.costa@unifal-mg.edu.br

Sala D-310-B

Doutoranda em Controladoria e Contabilidade, Mestre em Ciências Contábeis (2017) e pós-graduada em Finanças e Controladoria (2014) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013). Atua principalmente nas seguintes áreas: contabilidade financeira, contabilidade ambiental, divulgação da informação contábil, educação e pesquisa em contabilidade. Atualmente é professora assistente na Universidade Federal de Alfenas, lecionando disciplinas de contabilidade atuarial e auditoria contábil, para os cursos de ciências contábeis, ciências econômicas e ciências atuariais.

Kellen Rocha de Souza

kellen.souza@unifal-mg.edu.br

Sala D-305-G

Economista pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) (2010), possui mestrado (2013) e doutorado (2017) em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora adjunta do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) do Campus Varginha. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Meio Ambiente.

Larissa Gonçalves Souza

larissa.souza@unifal-mg.edu.br

Sala D-310-A

Doutoranda em Demografia no CEDEPLAR/UFMG. Possui graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (2013), em Ciências Atuariais (2015) e mestrado em Estatística Aplicada e Biometria (2017), pela Universidade Federal de Alfenas. Professora Assistente do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas. Tem interesse em análise multivariada, mortalidade, envelhecimento e previdência, gestão de riscos em saúde.

Leandro Ferreira

leandro.ferreira@unifal-mg.edu.br

Sala D-310-D

Possui doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária (2012) e mestrado em Engenharia de Sistemas (2009) pela Universidade Federal de Lavras. Tem experiência em modelagem matemática fuzzy, redes neurais artificiais e modelagem estatística. Atualmente é professor Adjunto IV na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG) – Campus Avançado de Varginha/MG, atuando na área de Ciências Atuariais. É pesquisador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Ciências Atuariais (NEC/CNPq) e Laboratório de Risco Atuarial e Inovação (LAR). Tem interesse em pesquisas envolvendo matemática fuzzy, redes neurais artificiais, métodos de simulação computacional, modelos lineares generalizados e inferência bayesiana com aplicações em Teoria do Risco e Precificação Atuarial. Possui formação em Terapia Comunitária Integrativa (TCI) pelo INSTITUTO CAIFCOM e ABRATECOM.

Leandro Lima Resende

leandro.resende@unifal-mg.edu.br

Sala D-305-M

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui especialização MBA em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), além de ser graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Atualmente é professor da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Possui experiência como professor em cursos de graduação pós-graduação na área de Ciências Contábeis.

Leonardo Biazoli

leonardo.biazoli@unifal-mg.edu.br

Sala D-303-F

Professor assistente da Universidade Federal de Alfenas – MG, campus de Varginha, é doutorando em Estatística e experimentação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). É mestre em Estatística e Experimentação Agropecuária pela UFLA (2022), com graduação em Ciências Atuariais pela Universidade Federal de Alfenas (2021), UNIFAL-MG, Campus Avançado Varginha e no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (2019) pela mesma instituição. Atualmente desenvolve pesquisas em inferência causal, técnicas multivariadas, entre outros

Leonardo Henrique Costa

leonardo.costa@unifal-mg.edu.br

Sala D-303-L

Possui graduação em Ciências Atuariais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e mestrado em Ciências Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas.

Letícia Lima Milani Rodrigues

leticia.rodrigues@unifal-mg.edu.br,

Sala D-302-F

Direção do ICSA
Sala D-302-A –

 ramal:8702

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (1997) e mestrado em Agronomia (Estatística e Experimentação Agropecuária) pela Universidade Federal de Lavras (2000). Atualmente é professora Assistente I da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Séries Temporais, atuando principalmente nos seguintes temas: séries temporais, análise bayesiana, modelos de intervenção e intervenção.

Lidia Noronha Pereira

lidia.pereira@unifal-mg.edu.br

Sala D-302-H

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG – 2004), pós graduou em Linguística Aplicada ao ensino da Língua Portuguesa (UNINCOR – 2006) e em Gestão Escolar: Supervisão, Orientação, Inspeção e Direção (UNIS – 2011). É Mestra em Ciências da Linguagem pela Universidade Vale do Sapucaí (UNIVÁS – 2012/2014) e Doutora em Ciências da Linguagem pela mesma instituição (UNIVÁS – 2014/2017), sendo suas pesquisas financiadas pelo Fundo de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG). Sua tese de doutorado, intitulada “A (des)estabilização de sentidos para corpo-e-sujeito inscritos pela sexualidade e pelo gênero: efeitos de ruptura”, ficou em 2º lugar na etapa nacional do Concurso de Teses e Dissertações da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso (ALED). Tem experiência nas áreas de Letras e Linguística, com ênfase em Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: sujeito, corpo, educação, gênero, travestilidades, literatura, letramento digital e tecnologias educacionais. Atualmente, é professora Adjunta da Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha.

Lincoln Thadeu Gouvêa de Frias

lincoln.frias@unifal-mg.edu.br

Sala D-305-C

Atualmente pesquisa indicadores empresariais e produção agrícola. No passado, pesquisou questões éticas e avaliação de políticas públicas. Responsável pelo site analisededados.org e pelo canal youtube.com/c/analisededados. Professor da Univ. Fed. de Alfenas (Unifal, campus Varginha). Graduado, mestre e doutor em filosofia pela UFMG. Recebeu o Grande Prêmio Capes de Teses em 2012.

Lora dos Anjos Rodrigues

lora.rodrigues@unifal-mg.edu.br

Sala D-209-F

Doutorado em Economia Aplicada na Universidade Federal de Viçosa (UFV-DER), com experiência em pesquisas nas áreas de Economia das Mudanças Climáticas, Economia dos Recursos Naturais e Ambientais, Energia, Bioenergia e Indicadores de Renda e Pobreza. E experiência na aplicação de métodos econométricos, especialmente, métodos de Econometria Espacial, de Painel Dinâmico e para Dados do tipo Contagem. Experiência docente no ensino superior, ministrando disciplinas nos cursos de Economia, Administração e Contábeis

Luciene Resende Gonçalves

luciene.goncalves@unifal-mg.edu.br

Sala D-305-L

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (2002), mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2007) e doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2011). Atualmente, é professora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em séries temporais e sistema de alarme.

Luisa Pimenta Terra

luisa.terra@unifal-mg.edu.br

Sala D-303-N

Doutora em Demografia pelo Cedeplar/UFMG, possui graduação em Ciências Atuariais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e mestrado também em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é professora da Universidade Federal de Alfenas, MG. É revisora ad-hoc da Revista Brasileira de Estudos de População e da Revista Debate Econômico. Tem experiência na área de Demografia e Gestão de Riscos atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento e previdência, projeção populacional, gestão de riscos em saúde, nupcialidade e família.

Luiz Antonio Staub Mafra

luiz.mafra@unifal-mg.edu.br,

Sala D-303-A

Possui graduação em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (1993), mestrado (2004) em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade e doutor pelo Programa de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA). É professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas (Campus Varginha). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Política e Planejamento Públicos, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento sócio-econômico, segurança alimentar e nutricional, diagnóstico organizacional, elaboração e gestão de projetos.

Manoel Vítor de Souza Veloso

manoel.souza@unifal-mg.edu.br

Sala D- 302-K

Graduação em Matemática, Pós-graduação “lato-sensu” em Estatística Aplicada, Mestre e Doutor em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras / MG, Professor Adjunto, Nível 1, Classe C e Diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG/Campus Avançado de Varginha.

Marçal Serafim Cândido

marcal.serafim@unifal-mg.edu.br

Sala D-310-H

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (2006), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (2009), Ciência e Economia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), mestrado (2010) em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). É professor assistente II da Universidade Federal de Alfenas colaborador da Fundação de Apoio a Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas. Tem experiência na área de Contabilidade e Finanças, atuando principalmente nos seguintes temas:contabilidade e finanças em operadoras de saúde, (res)seguradoras, capitalização e fundos de pensão.

Maria Aparecida Curi

maria.curi@unifal-mg.edu.br,

Sala D-310-J

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras – UFLA. Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO pela Faculdade Cenecista de Varginha, graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS, pela Faculdade Cenecista de Varginha e MESTRADO em ADMINISTRAÇÃO Gestão Estratégica de Negócios pela Faculdade Cenecista de Varginha. Possui especialização em Contabilidade Avançada e Gerencia Financeira pela Universidade São Judas Tadeu – SP. Atualmente é Professora da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG.

Michel Deliberali Marson

michel.marson@unifal-mg.edu.br

Sala D-304-B

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004), mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2007), doutorado em Economia (Economia do Desenvolvimento) pela Universidade de São Paulo (2012) e realizou pesquisa de pós-doutorado na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (2017-2018). Atualmente é professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas (campus Varginha), onde é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Brasileira, História Econômica, Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: indústria, tecnologia e bens de capital.

Michele Barbosa

michele.barbosa@unifal-mg.edu.br

Sala D-310-F

Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Mestre em Ciências (Estatística e Experimentação Agronômica) pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz". É professora Assistente na Universidade Federal de Alfenas Campus Avançado – Varginha- MG. Doutora em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras-MG (2019).

Natália Garcia de Oliveira

natalia.garcia@unifal-mg.edu.br

Sala D-305-D

Possui Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Newton Paiva (2009). MBA em Controladoria e Auditoria pelo Centro Universitário Una. Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais. É Professora Assistente I da Universidade Federal de Alfenas Tem experiência na área de Contabilidade e Contabilidade Tributária. Atuando principalmente nos seguintes temas: tributos diretos, tributos indiretos, planejamento tributário e contabilidade pública.

Nildred Stael Fernandes Martins

nildred.martins@unifal-mg.edu.br

Sala D-310-K

Doutoranda em Economia no CEDEPLAR/UFMG, é Bacharel em Economia pela FACE-UFMG (1999) e Mestre em Economia pelo CEDEPLAR/UFMG (2003). É professor assistente do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de planejamento urbano e regional, na avaliação de políticas públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento territorial, econômico e social, desenvolvimento urbano, diretrizes de desenvolvimento territorial e políticas públicas, macroeconomia pós-keynesiana, moeda e território.

Pablo Javier Grunmann

pablo.grunmann@unifal-mg.edu.br

Sala D-305-N

Possui graduação e mestrado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Meteorologia pela University of Maryland at College Park (UMD). Foi Associate Scientist no NCEP, Camp Springs, Maryland e Posdoctoral Fellow na Environment Canada, Dorval, Quebec. Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Atua na área de assimilação de dados (aplicados a modelos econômicos, microclima urbano e modelos de superfície) e também na relação entre mudanças climáticas e Teoria do Risco.

Patrícia de Siqueira Ramos

patricia.ramos@unifal-mg.edu.br

Sala D-310-C

Professora adjunta da Universidade Federal de Alfenas – MG, Campus Varginha, é doutora em Estatística e Experimentação Agropecuária do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal de Lavras (2009), mestre em Estatística e Experimentação Agropecuária do mesmo departamento (2007) e graduada em Ciência da Computação pela mesma universidade (2002). Atua como professora permanente do Programa de Mestrado em Estatística Aplicada em Alfenas. As áreas principais de atuação são análise multivariada, indicadores sociais e Estatística computacional.

Patrick Fontaine Reis de Araujo

patrick.fontaine@hotmail.com

Sala D-210-F

Economista pela UFRJ (2010), mestre em Economia Internacional pela Université Paris XIII (2011), e doutor em Economia pela UFRJ, com período de sanduíche na Freie Universität (2017). Atuou como estagiário no IPEA, pesquisador na RedeSist, na Coppetec e no Grupo de Estudos sobre Moeda e Sistema Financeiro, e como professor na UFRJ (2017 – 2018) e no Unifeso (2016 – 2018). Tem experiência nas áreas de Economia Brasileira, Economia Monetária, Macroeconomia, Desenvolvimento Econômico, História do Pensamento Econômico e Economia da Inovação.

Paulo Roberto Rodrigues de Souza

paulo.souza@unifal-mg.edu.br

Sala D-303-C

Doutor em Ciências na área de Engenharia de Produção – UNESP – Universidade Estadual Paulista com tese na área de Governo Eletrônico. Mestre em Engenharia de Produção – UFSC, especialista em especialista em Gerência de Informática pela Faceca (1998), especialista em Docência na Educação à Distância pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2008), graduado em Administração – Faceca. Diretor Campus Avançado de Varginha da Universidade Federal de Alfenas – Campus Varginha entre 05/2013 a 05/2017. Coordenador do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia entre 02/2009 a 04/2013. Atua nas áreas de Gestão de Tecnologia e Sistemas de Informação, tendo interesse pelas áreas de Gestão Universitária e Educacional, Governo Eletrônico, transparência pública, Planejamento Estratégico Público, Bacharelados Interdisciplinares e Tecnologia da Informação. Membro do BASIs – Banco de Avaliadores do INEP/MEC.

Pedro José Papandréa

pedro.papandrea@unifal-mg.edu.br

Sala D-201-C

 

Pós-Doutorado PDJ CNPq. Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e Universidade do Tennessee (The University of Tennessee, Knoxville), EUA na modalidade PDSE CAPES (2018). Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá (2013). Pós-graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá em Qualidade e Produtividade (2011). Bacharelado em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração e Informática de Santa Rita do Sapucaí (2005). Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Graduação em nível Licenciatura em Matemática pela Universidade Cidade de São Paulo (UNIFRAN). Pós Graduando em Direito Tributário (PUC-MG). Graduando em Engenharia de Produção pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas ICSA da Universidade Federal de Alfenas, campus Varginha

 

 

Reinaldo Antonio Gomes Marques

reinaldo.marques@unifal-mg.edu.br

Sala D-303-G

Possui graduação em Ciências Atuariais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), mestrado em Atuária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). É PhD pelo Departamento de Atuária e Estatística da Universitetet i Oslo, Noruega e Research Fellow no Statistics for Innovation Center. Membro do Instituto Brasileiro de Atuária, MIBA 2004, estágiou na Acser e Plurall Consultoria Atuarial, atuou na forma de cooperação técnico-científica com o IAPUC/ Puc-Rio, LEADD/ UERJ, Petrobras, Ministério da Saúde, Linear-Options-USA, Statkraft Energy e Norwegian Computing Center. Tem experiência em análise de dados com ênfase em Atuária, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos quantitativos na análise de risco financeiro e atuarial, teoria e modelagem atuarial, resseguros, análise de Solvência Atuarial e Requerimento de Capital, métodos computacionais em atuária e inovação em seguros, previdência e saúde suplementar. Foi pesquisador visitante no Centre for Health Equity Studies, Stockholm University/ Karolinska Institutet. Realizou visita de curta duração no Departamento de Atuária e Statistics da Københavns Universitet, Isaac Newton Institute for Mathematical Sciences da Cambridge University, Danmarks Tekniske Universitet, Centre for Doctoral Training in Statistics and Operational Research (STOR-i), Lancaster University e Aalborg University, Denmark. Foi premiado pela America Statistics Association no JSM/ Boston na SBSS Paper Competition-2014. Foi selecionado para apresentação de trabalho na Junior Scientist session no Norges Central Bank, ESOBE-2015. Obteve o 1° lugar no PRÊMIO RICARDO FRISCHTAK, do Instituto Brasileiro de Atuário, 2016. Coorienta alunos nos programas de mestrado em Estatística na Universidade Federal de Alfenas e na Universidade Federal de Lavras. Atualmente, é coordenador do curso de graduação em Ciências Atuariais/ Unifal-MG e Diretor-Geral do LAR ::: Laboratório de Risco Atuarial e Inovação.

Roberto Pereira Silva

roberto.silva@unifal-mg.edu.br

Sala D-310-M

Professor Adjunto no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas. Possui graduação em História – Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP (2006). Mestre em História Econômica pelo Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento do Instituto de Economia da Universidade de Campinas. Doutor pelo o programa de História Econômica da Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP. Suas pesquisas se concentram nos campos da historiografia econômica, focalizando na produção brasileira no período 1930-1964, com ênfase na obra de Celso Furtado. No momento trabalha as relações entre história e teoria econômica como chave interpretativa para o surgimento da teoria do desenvolvimento de Celso Furtado.

Santiane Arias Ribeiro

santiane.ribeiro@unifal-mg.edu.br

Sala D-208-B

 

Professora Adjunta de Ciência Política do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG. Graduada em Ciências Sociais pela UNESP, mestre em Sociologia e doutora em Ciência Política pela UNICAMP. Durante o doutorado realizou estágio de um ano na Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis, onde desenvolveu parte da pesquisa sobre o papel político das classes média no movimento altermundialista. Entre 2012 e 2013 prosseguiu seus estudos de pós-doutoramento junto ao Departamento de Ciências Sociais da UNIFESP. Suas pesquisas concentram-se nas áreas de Ciência Política e Sociologia Política, destacando os seguintes temas: altermundialismo/antiglobalização; movimentos sociais; classes médias e neoliberalismo.

Silvio Antonio Bueno Salgado

silvio.salgado@unifal-mg.edu.br

Sala D-210-D

Possui graduação em licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais – Fepesmig, UEMG (2000), mestrado em Matemática pela Universidade Vale do Rio Verde (2003) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI (2015). No período de 03/2010 à 03/2013 foi professor efetivo do departamento de Matemática e Estatística da Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ. No mesmo período, atuou como Professor do Núcleo de Educacão a Distância – NEAD da UFSJ nos cursos de licenciatura e especialização em Matemática. Atuou como Professor Orientador dos alunos do programa de iniciação científica dos alunos da olimpíada brasileira de Matemática das escolas públicas PIC- OBMEP. Atualmente é professor Ajunto Nível I, da Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha, lotado no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. Tem experiência na área de Matemática Aplicada, com interesse específico em redes neurais artificiais combinadas com projetos de experimentos e dinâmica não linear.

Thiago Fontelas Rosado Gambi

thiago.gambi@unifal-mg.edu.br,

Sala D-302-I

Possui graduação em Ciências econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente, é professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em História Econômica.

Vanessa Tavares de Jesus Dias

vanessa.dias@unifal-mg.edu.br

Sala D-310-I

Doutora em sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ), mestre em Sociologia e Antropologia e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ). Tem experiência na área de Sociologia Política, com ênfase em estudos sobre Estado, marxismo, ideologia e hegemonia. Também tem interesse em temáticas de pesquisa vinculadas a relações de trabalho, reestruturação produtiva e juventude. Atualmente é professora adjunta de Ciências Sociais e de Ciência Política do curso interdisciplinar Ciências e Economia da Universidade Federal de Alfenas, Campus de Varginha, Minas Gerais, e pesquisadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos do Trabalho NUPET/IESP/UERJ.

Vinícius de Souza Moreira

vsmoreira.ufv@gmail.com

Sala D-302-M

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (PPGADM/UFV). Mestre (2016) e Bacharel (2013) em Administração pela Universidade Federal de Viçosa. Professor Assistente do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Campus Avançado de Varginha-MG. Membro dos grupos de pesquisa: Administração Pública e Gestão Social; Famílias, Políticas e Gênero; e Grupo CLACSO Espaços Deliberativos e Governança Pública. Áreas de interesse e atuação: Administração Financeira; Métodos Quantitativos; Administração Pública; Análise de Políticas Públicas; Desenvolvimento local/regional; Políticas Urbanas e Políticas Habitacionais.

Virgínia Donizete de Carvalho

virginia.carvalho@unifal-mg.edu.br

Sala D-305-I

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (1998), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Realizou Estágio de Doutorando na Norwegian University of Science and Technology, em Trondheim, na Noruega, em 2008. É professora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas – MG.

Wesllay Carlos Ribeiro

wesllay.ribeiro@unifal-mg.edu.br

Sala D-305-K

Professor da Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha. Mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2009) e Doutor em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: Constituição e Direito Civil.