Federal é ser

UNIFAL-MG

#estudenaUNIFALMG

COMO FUNCIONA

A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) possui as seguintes formas de Ingresso nos cursos de Graduação: Ingresso Regular através do SiSU / Enem e Vagas Remanescentes.

O ingresso regular nos cursos de graduação da UNIFAL-MG é realizado exclusivamente via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), utilizando para inscrição a nota obtida no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.

A UNIFAL-MG decidiu aderir ao SiSU para preenchimento de 100% das vagas oferecidas nos cursos presenciais de graduação a partir de 2010. A seleção é feita pelo desempenho do estudante no Enem que concluiu o ensino médio.

#FederaléSerUNIFALMG

sisu 2024 | informações importantes

7ª CHAMADA DA LISTA DE ESPERA

Pré-matrícula: 25/03/2024
Último dia para envio de documentos

O ingresso regular nos cursos de graduação da UNIFAL-MG é realizado exclusivamente via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), utilizando para inscrição a nota obtida no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.

A UNIFAL-MG decidiu aderir ao SiSU para preenchimento de 100% das vagas oferecidas nos cursos presenciais de graduação a partir de 2010. A seleção é feita pelo desempenho do estudante no Enem que concluiu o ensino médio.

#EstudeNaUNIFAL

VAGAS REMANESCENTES

São vagas não preenchidas por processo seletivo ou aquelas oriundas da desistência e/ou de desligamentos de discentes:

facultada ao discente regularmente matriculado em curso superior de graduação de outra Instituição de Ensino Superior (IES) devidamente credenciada pelo Ministério da Educação;

permite ao graduado em Instituição de Ensino Superior (IES), devidamente credenciada pelo Ministério da Educação, iniciar novo curso superior de graduação na UNIFAL-MG.

É um procedimento facultado ao discente regularmente matriculado na UNIFAL-MG para transferir-se, por meio de processo seletivo, de um curso para outro da própria instituição. Considera-se a média aritmética entre a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) obtida pelo(a) candidato(a) quando de seu ingresso na UNIFAL-MG, o Coeficiente de Desempenho Acadêmico (CDA) dos períodos por ele(a) cursado e a carga horária cursada com aprovação.

É um procedimento de mudança de turno, desde que mantidos o curso, a modalidade, o grau e a habilitação.

É a oportunidade do(a) graduado(a) formado(a) na UNIFAL-MG retornar para a complementação de outro grau (Bacharelado/ Licenciatura), habilitação ou ênfase do mesmo curso ou 2º ciclo dos Bacharelados Interdisciplinares sem a necessidade de novo processo seletivo Sisu, desde que sua solicitação seja feita até quatro semestres letivos subsequentes à sua colação de grau no curso anterior, ou seja: 2021/2, 2022/1, 2023/1. Nesta modalidade, os(as) candidatos(as) poderão ser dispensados(as) do processo seletivo classificatório e ser considerados(as) aprovados(as), caso o número de candidatos(as) seja inferior ou igual ao número de vagas disponibilizadas. Já nos casos em que o número de candidatos(as) for maior que o número de vagas oferecidas, a seleção será feita por meio da ordem decrescente da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) obtida pelo(a) candidato(a), quando de seu ingresso na UNIFAL-MG.

Destinada aos discentes que tiveram a matrícula cancelada por não renovação no prazo previsto no Calendário Acadêmico ou por terem cancelado por iniciativa própria. Podem concorrer as vagas os(as) discentes que tenham até quatro semestres letivos de desligamento.

Destinada a candidato e candidata classificado(a) na lista de espera da UNIFAL-MG que não foi convocado(a) para matrícula dos editais para ingresso em 2022/2 e 2023/1 e que não esteja matriculado(a) em curso de graduação da UNIFAL-MG.

É a modalidade destinada aos candidatos e candidatas pertencentes a programas mantidos pela UNIFAL-MG, que preencham os seguintes requisitos: a) concluído o Ensino Médio; b) participado do Exame Nacional do Ensino Médio no ano de 2021 ou 2022; c) participado do Curso Preparatório para o Enem da UNIFAL-MG no ano de 2021 ou 2022, registrado pela Pró-Reitoria de Extensão, ofertados nos Campi de Alfenas, Poços de Caldas ou Varginha.

#queroserunifalmg

INFRAESTRUTURA

Para contribuir com a formação dos nossos universitários e para o trabalho de professores e técnicos, a UNIFAL-MG conta com infraestrutura adequada nos campi para as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

São auditórios, salas de aula com projetos multimídia, microcomputadores, laboratórios de informática, laboratórios para áreas específicas, clínicas, bibliotecas, áreas de convivência, quadras poliesportivas e Restaurantes Universitários (RUs).

Excelência reconhecida nos rankings

#queroserUNIFALMG

OPORTUNIDADES

A UNIFAL-MG oferece oportunidades essenciais que contribuem para alavancar a carreira do estudante. Confira algumas delas!

BOLSAS

As bolsas acadêmicas permitem ao universitário o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão e, ainda, receber auxílio financeiro por isso.

APOIO ESTUDANTIL

Na UNIFAL-MG, os universitários podem contar com auxílios para alimentação, permanência, creche e atividades pedagógicas.

ESTÁGIO

Estágio durante a graduação é uma forma eficiente de se preparar para vida profissional. E se você está preocupado com isso, a UNIFAL-MG possui convênios.

INTERCÂMBIO

Quem não gostaria de passar um período da vida universitária em outro país? O intercâmbio internacional contribui para formação acadêmica de quem vive essa experiência.

MOVIMENTO ESTUDANTIL

O Movimento Estudantil participou e participa de grandes momentos da nossa história política e social. Na UNIFAL-MG os universitários têm direito a voz e voto nos órgãos colegiados.

SEDE - ALFENAS
Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 | Centro
Alfenas/MG - CEP: 37130-001 | Tel.: (35) 3701-9290 / 9291

UNIDADE EDUCACIONAL SANTA CLARA - ALFENAS
Av. Jovino Fernandes Sales, 2600 | Bairro Santa Clara
Alfenas/MG | CEP: 37133-840

CAMPUS POÇOS DE CALDAS
Rodovia José Aurélio Vilela, 11999 (BR 267 Km 533)
Cidade Universitária - Poços de Caldas/MG | CEP: 37715-400
Tel.: (35) 3697-4634 - WhatsApp: (35) 3697-4633

E-MAIL: dips@unifal-mg.edu.br

CAMPUS VARGINHA
Av. Celina Ferreira Ottoni, 4000 | Padre Vitor
Varginha/MG | CEP: 37048-395
Tel.: (35) 3219-8640