Processo Seletivo SiSU

Perguntas Frequentes

1.    Eu já sou aluno de uma instituição pública de ensino superior. Eu posso participar do SiSU?

Sim. No entanto, é necessário que o aluno faça opção por um dos cursos: ao que já está vinculado anteriormente ou ao recém-matriculado. A Lei nº 12.089, de 11 de novembro de 2009, proíbe que uma pessoa ocupe simultaneamente duas vagas em instituições públicas de ensino superior. (Clique aqui para verificar como cancelar a matrícula).

2.    Eu já sou aluno da Unifal-MG e participei da última edição do Enem eu posso participar do SiSU?

Sim. Nada impede que um aluno já matriculado na Unifal-MG (ou em qualquer outra instituição) participe do SiSU. No entanto, caso a participação resulte na aprovação em outro curso da Unifal-MG, o aluno deverá fazer a opção de qual curso permanecerá vinculado e para fazer a matrícula no novo curso o aluno deverá providenciar o cancelamento da anterior (Clique aqui para verificar como cancelar a matrícula).

Vale lembrar que a Lei nº 12.089, de 11 de novembro de 2009, proíbe que uma pessoa ocupe simultaneamente duas vagas em instituições públicas de ensino superior.

3.    Eu não fiz o Enem do ano anterior, mas quero concorrer às vagas da Unifal-MG deste ano. É possível?

Não. O processo seletivo via SiSU utiliza apenas as notas do Enem do ano anterior.

4.    Fui classificado, o que devo fazer para me matricular?

Verificar em Cronograma o dia, local e horário para realização da matrícula que é presencial e os documentos necessários para efetuá-la.

5.    Quais são os documentos necessários para a matrícula?

Os documentos necessários para a matrícula estão disponíveis em Documentos para Matrícula. Deve-se observar a forma de concorrência, ampla concorrência ou vagas reservadas pela Lei n. 12.711/2012, para a apresentação da documentação correspondente. Clique aqui para verificar os documentos necessários para a matrícula.

6.    No dia da matrícula não poderei comparecer. O que devo fazer?

Se você for maior de idade, poderá nomear um procurador para representá-lo, devendo este comparecer munido do instrumento particular (procuração) com reconhecimento de firma em cartório (clique aqui para ver modelo de procuração) e toda documentação exigida para a matrícula. Se você for menor de idade poderá ser representado pelo seu responsável legal.

7.    Posso fazer a matrícula em dia, horário ou local de matrícula diferente do previsto para o meu curso no cronograma?

Não. O cronograma de matrícula é definido desta forma para melhor atendimento ao candidato, considerando que há necessidade de análise dos documentos apresentados.

8.    Sou menor de idade, posso fazer minha solicitação de matrícula sem estar acompanhado do meu responsável?

Sim. Caso você seja menor de idade poderá fazer sua matrícula sem está acompanhado de seu responsável legal. Caso por algum motivo você não possa vir fazer sua matrícula seu responsável  legal poderá vir solicitá-la sem procuração

9. Fui aprovado para a minha segunda opção de curso. Se eu solicitar matricula na segunda opção, continuo concorrendo à minha primeira opção de curso nas chamadas subsequentes?

Sim. Você continua concorrendo efetuando ou não a matrícula no curso de segunda opção.

10. O meu certificado de conclusão do Ensino Médio está junto com histórico escolar é preciso solicitar outro na escola?

Não há necessidade, pois já está junto com o histórico escolar do Ensino Médio.

11. Meu histórico escolar está em fase de emissão e não ficará pronto até o dia da matrícula, posso fazer a matrícula sem ele?

Não. A apresentação do histórico escolar do Ensino Médio é indispensável para a realização da matrícula e sem ele a matrícula não será realizada. Em hipótese nenhuma será feita a matrícula condicionada à apresentação do histórico escolar posterior a data determinada no cronograma para a realização da matrícula.

12. Não tenho o histórico escolar original, mas tenho cópia autenticada em cartório dele, posso fazer a matrícula apresentando-o?

Não. Como especificado no Termo de Adesão e no Edital da Unifal-MG o histórico escolar do Ensino Médio a ser apresentado deve ser o original e não pode ser substituído por cópia autenticada em cartório.

13. Eu já sou aluno da Unifal-MG e fui selecionado para um novo curso nesta instituição, devo apresentar os documentos solicitados para matrícula novamente?

Sim. Você deve apresentar todos os documentos novamente de acordo com a forma de concorrência, ampla concorrência ou vagas reservadas pela Lei nº 12.711/2012. Além disso, para fazer a matrícula no novo curso você deverá cancelar a matrícula no curso anterior (Clique aqui para verificar como cancelar a matrícula).

14. A Receita Federal não emite mais os cartões de CPF. O que faço?

Você pode emitir o CPF pelo link

15. O meu RG já contém o número de meu CPF. Isto substitui a cópia do CPF?

Sim, não há necessidade de apresentar cópia do CPF se este já está no RG.

16. As cópias dos documentos solicitados para a matrícula devem ser autenticadas em cartório?

Não. As cópias não precisam ser autenticadas em cartório e deverão ser apresentadas acompanhadas do original.

17. Já tenho curso superior, posso fazer a matrícula com o diploma?

Sim, desde que seja candidato concorrente para as vagas de ampla concorrência. No entanto, se tiver sido selecionado nas vagas reservadas pela Lei nº 12.711/2012 é obrigatório à apresentação do histórico escolar do Ensino Médio (original e duas cópias) para comprovar que cursou todas as séries do Ensino Médio na rede pública de ensino.

18. Como devo proceder para fazer a minha Confirmação de Matrícula?

A confirmação de matrícula é presencial, nos dois primeiros dias de aulas e deverá ser realizada pelo próprio candidato/aluno, sendo vedada a representação por procuração. Caso o candidato deixe de realizá-la implicará na perda automática da vaga. Clique aqui para verificar o dia, local e horário para a Confirmação de Matrícula.

19. Certifiquei-me por meio do Enem. Posso realizar matrícula na Unifal-MG?

Sim, desde que apresente o documento comprobatório.

20. No dia da matrícula ainda não terei concluído o Ensino Médio. Poderei realizar a matrícula e entregar o Certificado de Conclusão depois?

Não. Além de ser um pré-requisito para ingressar em curso superior, previsto pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), é documento obrigatório para a realização da matrícula. Assim, o candidato que não apresentar o Certificado de Conclusão e o histórico escolar do Ensino Médio  na data da matrícula será eliminado.

21. Quando as aulas começam?

O início das aulas está definido no Calendário Acadêmico, clique aqui para consultá-lo.

22. Já cursei algumas disciplinas em outro curso superior é possível pedir para ser dispensados delas no curso que estou ingressando agora?

Sim, este procedimento é denominado de Aproveitamento de Estudos. Para verificar o prazo para solicitá-lo, os documentos necessários e a regulamentação clique aqui.

23. Como faço para solicitar a carteirinha de estudante?

A solicitação da carteirinha de estudante, crachá, só pode ser feita após a confirmação da matrícula que será no primeiro ou segundo dia de aula e deve ser feita por meio do Sistema Acadêmico. Clique aqui para verificar os procedimentos para solicitação.

24. A Unifal-MG oferece bolsas para os alunos carentes?

Sim, existe assistência estudantil aos alunos que comprovem a necessidade de recebê-la. Clique aqui para verificar os auxílios estudantis na Unifal-MG.

25. Mudança de curso dentro da Unifal-MG perde os auxílios?

Não. A condição para receber os auxílios é estar CURSANDO independente do curso que estiver fazendo dentro da Unifal-MG. É preciso estar regularmente matriculado na Unifal-MG.

26. A Unifal-MG possui alojamento para os alunos?

Não. Atualmente a Unifal-MG não dispõe de alojamento para os alunos e por isso o auxílio moradia é feito em pagamento, mas é importante ressaltar que está em andamento a construção do alojamento para estudantes na Unifal-MG.

27. Fui classificado para um curso de graduação da Unifal-MG. Após a matrícula posso fazer trancamento?

Para fazer o trancamento de matrícula o aluno deve estar matriculado pelo menos no terceiro período, como prevê o artigo 71 do Regulamento  Geral dos Cursos de Graduação da Unifal-MG.

Âncora

Âncora