O Laboratório

LACEN – Laboratório Central de Análises Clínicas

“Prof. Afrânio Caiafa de Mesquita” 

“Há mais de 20 anos realizando exames laboratoriais com qualidade e comprometimento.”

      O Laboratório Central de Análises Clínicas (LACEN) é um Órgão Complementar da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF-UNIFAL-MG), cuja função é desenvolver e disponibilizar competências e serviços através do ensino, pesquisa e extensão, em conformidade com as normas estabelecidas no Regimento da FCF, no âmbito da Universidade Federal de Alfenas.

      Orientado por princípios que visam o aprimoramento técnico e garantia da qualidade de seus exames, o laboratório aderiu ao Programa Nacional de Controle de Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (PNCQ-SBAC), recebendo classificação EXCELENTE, desde sua implantação em 2005. Atualmente utiliza a PNCQ (programa Nacional de Controle de Qualidade) para a realização do Controle Externo da Qualidade (CEQ), certificada com ótimo desempenho na realização de exames laboratoriais. Para enfrentar os desafios de um mercado atual, segue em busca da melhoria contínua, realizando serviços com qualidade, profissionalismo, ética e humanização.

 HISTÓRICO

 O Curso de Farmácia foi instituído como pioneiro na Instituição em 1914. As atividades de Análises Clínicas foram implantadas na década de 1960. O Laboratório Central de Análises Clínicas (LACEN), Órgão Complementar da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF-UNIFAL-MG), foi fundado em Abril de 1989, na Gestão do prof. Dr. Afrânio Caiafa de Mesquita.

Embora o LACEN tenha sido inaugurado em 1989, os exames laboratoriais e o atendimento à população já eram realizados nos laboratórios clínicos que atualmente compõe o Departamento de Análises Clínicas desde a década de 60.

O LACEN constitui um importante formador de conhecimento na área de Análises Clínicas, por meio do ensino, pesquisa e extensão, tendo contribuído decisivamente para a formação de inúmeros profissionais da área da Farmácia ao longo desses anos e mais recentemente, também, para os profissionais da área da Biomedicina.

  VISÃO

  “Ser referência em Análises Clínicas na cidade de Alfenas e Região, comprometido com o Ensino, Pesquisa e Extensão. Bem como, ser respeitado por prestar serviços de qualidade e confiabilidade, satisfazendo as necessidades e expectativa de todos os clientes.” 

 MISSÃO

 “Realizar com excelência técnica as análises laboratoriais, atendendo com humanização e sensibilidade os clientes e servindo de campo atualizado e dinâmico para ensino, pesquisa e extensão.” 

 POLÍTICA DA QUALIDADE

 – Atender de forma adequada e completa as necessidades da comunidade médica para que o diagnóstico clínico seja mais rápido e preciso.

– Incentivar o desenvolvimento técnico-científico para ampliar a qualificação dos funcionários o que possibilitará a geração de conhecimento.

– Corresponder às expectativas de nossos clientes.

– Buscar a melhoria contínua de nossos serviços.