Serviços

URINÁLISE

“A análise urinária foi, na realidade, o começo da medicina laboratorial”.

O exame de urina é de grande importância e sua solicitação já vem de muitas décadas. Um simples exame EAS (Elementos Anormais e Sedimentoscopia) pode ser capaz de diagnosticar vários estados patogênicos como infecção urinária, infestação da via urinária por protozoários ou fungos, hematúrias, identificação de cristais que muitas vezes estão relacionados a cálculos renais, detecção da elevação de glicose, dentre outros.

O LACEN possui profissionais treinados e qualificados, bem como técnicas padronizadas para a realização dos exames de urina, que incluem as análises: organoléptica (cor, odor, aspecto), física (pH e densidade), química (glicose, sangue, leucócitos, bilirrubina, proteínas, nitrito, cetona, urobilinogênio) e a sedimentoscopia (ABNT NBR 15268:2005).

PARASITOLOGIA

Muitos parasitas intestinais podem causar complicações à saúde do homem, dependendo do seu grau de infestação. Como exemplo, diarréias, anemias, obstrução intestinal, desnutrição, comprometimento hepático, dentre outros.

O LACEN conta com técnicas de enriquecimento do material fecal para obtenção de um resultado mais confiável. São utilizados métodos eficazes na pesquisa dos helmintos e protozoários, ovos e oocistos. Além da realização do exame de sangue oculto (auxiliar na identificação de ulcerações/sangramentos intestinais), e coprologia funcional (importante na avaliação das funções digestivas).

HEMATOLOGIA

O hemograma completo é o exame mais solicitado na hematologia geral, avalia quantitativamente e qualitativamente os elementos do sangue – hemácias, leucócitos e plaquetas- utilizando alta tecnologia e rigoroso controle de qualidade, acompanhados de criteriosa análise microscópica.

O LACEN conta com o Sysmex XS-1000, analisador hematológico automatizado capaz de analisar e debitar os resultados de vinte e quatro parâmetros de uma amostra de sangue. Esse equipamento realiza contagem de hemácias, dosagem de hemoglobina, hematócrito, índices hematimétricos, RDW, MPV, além da contagem de plaquetas e contagem diferencial de leucócitos com um bloco de detecção óptica no método de citometria de fluxo, utilizando um laser semicondutor.
Os testes de coagulação são requisitados principalmente para pré-operatórios e monitoramento do uso de anticoagulantes orais. Na imunohematologia é feita a classificação do tipo sanguíneo ABO/Rh e ainda outros testes para investigação da incompatibilidade materno-fetal.

BIOQUÍMICA

Os exames de bioquímica são de grande importância no diagnóstico de inúmeras patogenias como diabetes, doenças renais, doenças cardíacas, hepatopatias, doenças pancreáticas, disfunções eletrolíticas, entre outras.

O LACEN tem acompanhado de perto as inovações tecnológicas de equipamentos, reagentes e controles de qualidade, a fim de avaliar e expressar com integridade as variações normais e patológicas que ocorrem em seus pacientes. Esse setor utiliza o Labmax 240 da Labtest, um analisador avançado que possibilita maior agilidade na emissão do resultado acompanhado de um alto grau de confiabilidade. As principais dosagens são: glicose, colesterol total e frações, triglicérides, ácido úrico, uréia, creatinina, proteínas, enzimas, eletrólitos e função hepática entre outros.

IMUNOLOGIA

O LACEN tem disponibilizado aos clientes a mais ampla linha de testes em imunologia e oferece um dos melhores equipamentos e suprimentos dos mais renomados fabricantes no mercado mundial. O setor trabalha com o sistema IMMULITE ® 1000 e reagentes siemmens, oferecendo confiabilidade comprovada e excelente desempenho do ensaio, cujo processo é completamente automatizado. A quimiluminescência amplificada permite performance de terceira geração em determinados testes, por se tratar de um método específico e altamente sensível.

A soroaglutinação também é largamente utilizada em razão de sua alta sensibilidade. Realiza-se toda a triagem de hormônios em geral, hepatites, toxoplasmose, citomegalovírus, rubéola e ainda testes de gravidez e marcadores tumorais.

MICROBIOLOGIA

Doenças infecciosas são umas das causas mais comuns dos problemas de saúde e morte em nosso país, por isso, seus diagnósticos e tratamentos representam um desafio para a saúde publica. No intuito de oferecer suporte a equipe médica, possuímos exames para a identificação e quantificação dos microrganismos, bem como testes de sensibilidade aos principais antimicrobianos utilizados na terapia convencional.

O trabalho do laboratório inclui a coleta do material clínico, o isolamento do microrganismo, a identificação e os testes de sensibilidade aos antibióticos, abrangendo secreções, urina, fezes, sangue, pele e líquidos corporais. Bactérias clinicamente importantes são isoladas e identificadas neste setor, inclusive as álcool-ácido resistentes responsáveis pela tuberculose e hanseníase.