Dúvidas frequentes

Caso tenha alguma dúvida favor entrar em contato com a nossa Central de Atendimento

(35) 3701-9500 ou lcac@unifal-mg.edu.br

1. Posso tomar água durante o jejum?
Sim. A água não interfere no jejum, nem no resultado dos seus exames.

2. Café ou chá, sem açúcar, interferem no resltado dos meus exames?
Não convém tomar nenhuma dessas bebidas, mesmo sem açúcar, pois ambas contêm substâncias, como a cafeína, que interfere em algumas dosagens bioquímicas.

3. Bebida alcoólica pode alterar resultados de exames?
Sim, especialmente o de Triglicérides. Uma dose de uísque, uma cerveja ou um copo de vinho na véspera já é o suficiente para elevar os seus níveis, falseando os resultados.

4. Posso fumar antes de realizar meus exames?
Alguns testes podem ter seus valores de normalidade alterados pelo fumo. A dosagem de GLICOSE é um deles.

5. Fazer ginástica ou caminhada pode alterar meu exame?
Sim. Exercícios físicos consomem calorias e a primeira a ser reduzida é a Glicose. Durante a prática dos exercícios físicos é gerado um grande número de metabólicos proveniente dos músculos, como o Ácido Lático e a Creatinofosfoquinase (CPK) que terão seus resultados alterados. Portanto, se você for um desportista regular, informe ao laboratório antes de realizar qualquer exame de sangue.

6. No Hemograma, é possível saber meu tipo de sangue?
Não. É necessário fazer o exame específico para Grupo sanguíneo e Fator RH.

7. Preciso fazer jejum para os exames de fezes e urina?
Não. No exame de fezes o material é recebido até às 17:00 horas (exceto na sexta-feira – período da tarde); já no exame de urina, deve-se colher a primeira amostra do dia, independente do jejum.

8. Por que alguns exames de hormônio exigem repouso?
Algumas dosagens de hormônios necessitam de repouso prévio, pois mesmo o exercício normal, como caminhar, poderia alterar os seus resultados. Alguns exemplos são o Cortisol e a Prolactina.

9. O que é a mancha roxa que, às vezes, surge quando tiro sangue?
A mancha roxa se dá devido à presença de sangue na pele ou na mucosa, ou seja, fora dos vasos sanguíneos que podem se romper com a agulha no momento da punção. Como a camada cutânea é levemente transparente, esse sangue é então visto. Seu tamanho é variável, conforme o volume de sangue extravasado.

10. A mancha roxa pode me prejudicar?
Não. O hematoma (mancha roxa) não deixa nenhuma sequela. O próprio organismo absorve o sangue extravasado do vaso sanguíneo para a pele, e a mancha roxa formada no local desaparece sem deixar nenhuma consequência.

11. Qualquer pessoa pode pegar meu resultado?
Não. Apenas alguém portando o protocolo de retirada ou documento pessoal do paciente pode retirar os resultados. A entrega de exames para terceiros sem o protocolo não é permitida.