Preparo de Exames

Preparo para Exames

 Saiba como se preparar para realizar seu exame

– O paciente não deve deixar de beber água, ainda que tenha que fazer exames que necessitem de jejum.
– Caso esteja fazendo uso de medicamentos, não esqueça de relatar no guichê de atendimento, no momento do cadastro.
– A utilização ou suspensão de medicamentos deve seguir orientação do médico. Caso não haja recomendação, continuar tomando o medicamento no horário habitual.
– Para coletas de crianças e gestantes, a orientação quanto ao jejum deve ser dada pelo médico.

Exames de sangue em geral

A coleta de sangue deve ser realizada preferencialmente com o paciente em jejum, de acordo com o exame a ser realizado:
– 4h para coleta de sangue que tenha cortisol, lembrando que a mesma deverá ser feita até às 8h da manhã, além de ser imprescindível informar os medicamentos em uso, principalmente glicocorticóides (inclusive pomadas e cremes), dia e hora da última dose;
– 4h para dosagem de prolactina, recomendando-se um repouso de 30 minutos antes da coleta, para quem fez exercícios físicos;
– 8h para dosagem de glicose;
– 12h para dosagens que incluam colesterol, triglicerídios e lipidograma;
– 06h para as demais coletas.

Coleta para a glicemia pós-prandial

Este exame exige duas coletas de sangue: a primeira deve ser feita com o paciente em jejum de 08 horas. Após esta coleta, o paciente deverá fazer uma refeição normal do seu dia a dia, em seu horário habitual, preferencialmente até o meio-dia. Duas horas após esta refeição, deve proceder-se à segunda coleta de sangue.

PSA Total e Livre

A coleta de sangue deve ser feita com o paciente em jejum de 4 horas. A coleta só deve ser feita observando as seguintes instruções:
– Após ejaculação, aguardar 48 horas;
– Após exercícios pesados, aguardar 24 horas;
– Após ter andado de bicicleta (inclusive ergométrica), motocicleta ou cavalo, aguardar 48 horas;
– Após toque retal, aguardar 72 horas;
– Após biópsia de próstata, aguardar 04 semanas;
– Após massagem na próstata, aguardar 04 semanas;
– Após realizar ultra som transretal, aguardar 07 dias.

Coleta de fezes (Exame parasitológico de fezes – EPF)

Realizar a coleta preferencialmente pela manhã no dia da entrega ao laboratório. Apanhar 03 (três) porções pequenas do mesmo material fecal, em posições diferentes (começo, meio e fim das fezes). Se for preciso coletá-las no dia anterior, mantê-las armazenadas na geladeira. Colocar as fezes em recipiente adequado (oferecido pelo laboratório).

Coleta de fezes para pesquisa de sangue oculto

As fezes entregues ao laboratório devem ser recentemente coletadas – “fezes frescas”. Colocar as fezes em recipiente adequado (oferecido pelo laboratório), sem enchê-lo, pois a quantidade de amostra necessária para a análise é pequena. Não coletar durante o período menstrual ou quando houver sangramento local.
Evitar o uso de medicamentos irritantes do trato gastrointestinal (analgésicos, antiinflamatórios e vitamina C).
OBS: A técnica laboratorial utilizada atualmente não obriga dieta alimentar para realização do exame, como era recomendado no passado.

Coleta de fezes com conservante (Exame parasitológico de fezes – MIF)

Coletar 03 (três) amostras de fezes em três dias consecutivos ou alternados, em recipiente específico, contendo líquido conservante (oferecido pelo laboratório), misturando as amostras ao líquido conservante.
ATENÇÃO: O líquido conservante contido no recipiente de coleta é tóxico (não ingerir).

Coleta para dosagem de gordura fecal

O paciente não pode estar fazendo uso de supositórios ou laxantes e deve evitar contaminação das fezes com urina. Acrescentar à dieta habitual do paciente:
03 (três) colheres de sopa de azeite;
03 (três) fatias de presunto gordo;
03 (três) colheres de sopa de creme de leite;
01 (uma) colher de sopa de manteiga (não pode ser margarina);
01 (uma) fatia de queijo.

Esta dieta deverá ser iniciada 48 horas (dois dias) antes do início da coleta do material, e mantida durante o transcurso da coleta, que deverá ser feita por 72 horas (três dias), colocando todo o volume de todas as evacuações em um único recipiente plástico próprio, que poderá ser guardado na geladeira. Se o início da coleta se der às 10h do dia 17, por exemplo, seu término se efetuará às 10h do dia 20. Para sua própria orientação, não esqueça de assinalar no recipiente a data e a hora de cada coleta realizada, observando que é de extrema importância o exato registro dos horários para a realização do exame.

Coleta de urina de 24 horas

Pela manhã, esvaziar a bexiga desprezando toda a urina e marcando a hora exata em que terminou de urinar. A partir da hora marcada, coletar todas as urinas eliminadas pelas próximas 24 horas em um recipiente plástico (oferecido pelo laboratório), mantendo as amostras coletadas refrigeradas em geladeira. Por exemplo, se a coleta teve início às 08:00 horas, deve-se coletar a urina até às 08:00 horas da manhã seguinte, inclusive. Se houver solicitação de Clearance de Creatinina ou de outros tipos, o paciente deve comparecer ao laboratório com a amostra da urina coletada e em jejum de 6 horas para proceder a coleta de sangue. Completada a coleta, trazer toda a urina imediatamente para o LACEN.

Coleta para exame de urina (EAS)

A amostra deverá ser coletada pelo paciente na manhã do dia destinado a entrega do mesmo (primeira urina do dia). Fazer a higiene da região genital apenas com água e sabão. Desprezar o primeiro jato urinário e colher o restante, o suficiente para encher o recipiente adequado. Fazer a entrega do material no laboratório até 1h após a coleta. Caso não seja possível, acondicionar o recipiente em um saco com gelo.

Cultura e contagem de colônias (Urocultura)

Essa coleta é realizada, obrigatoriamente, no LACEN. A amostra de urina para exame deverá ser coletada necessariamente na manhã do dia destinado a entrega do material (primeira urina do dia). Fazer a higiene da região genital com bastante água e sabão (não utilizar qualquer antisséptico). No recipiente estéril (entregue no momento da coleta), coletar somente o jato médio da urina, desprezando a primeira porção da micção.

Coleta de urina por meio de saco coletor (para criança)

Fazer a higiene da região genital com água e sabão e não usar anti-sépticos. Nos meninos, retrair o prepúcio e lavar bem. Nas meninas, limpar sempre de cima para baixo, trocando a compressa sempre que voltar ao local onde iniciou a limpeza. Enxugar com toalha limpa ou gaze.

COLETA: Retirar o papel que recobre a parte adesiva e fixar o orifício do saco coletor. Assim que a criança urinar no saco, deve-se fechá-lo colando as bordas do orifício e verificar se está bem vedado. A urina deve ser mantida em geladeira até ser levada ao laboratório.

Urina de 12 horas

Desprezar a primeira urina do dia e marcar o horário. Daí em diante, recolher todas as micções durante 12 horas. Toda urina recolhida deve ser conservada em geladeira e entregue ao laboratório após a última coleta. Identificar o recipiente com o nome completo, peso e altura do paciente.

Coleta de Escarro (Pesquisa de BAAR Cultura para BK Pesquisa direta de fungos Bacterioscopia – GRAM)

A coleta deve ser feita preferencialmente pela manhã ao acordar, antes da ingestão de alimentos sólidos ou líquidos. Fazer higiene oral com bochechos e gargarejos somente com água. Inspirar profundamente algumas vezes e tossir procurando expectorar a quantidade máxima de secreção dos pulmões. Recolher o catarro diretamente no recipiente estéril adequado, tampando-o imediatamente. é importante lembrar da necessidade de coletar escarro e não saliva, para não invalidar o resultado do exame.

Pesquisa e coleta para fungos

Suspender o uso de medicamentos antimicóticos, de esmalte (caso a coleta seja nas unhas), cremes e loções no local com, no mínimo, 15 (quinze) dias de antecedência.

 Prolactina

Aguardar 30 minutos em repouso no laboratório antes da coleta. Este exame não deve ser feito após mamografia. O paciente não deve fazer esforço físico e nem ter relações sexuais durante as 24 horas que antecedem a coleta.