Colaboradores

Ivair Silva ::: Pesquisador Senior

Com pós-doutorado (2012) em Estatística pela Harvard Medical School, Boston, USA, é Bacharel (2005), Mestre (2007) e Doutor (2011) em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais. É Professor Adjunto do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto, e membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada da Universidade Federal de Ouro Preto. Leciona disciplinas relacionadas a inferência estatística, processos estocásticos, teoria de probabilidades e análise de séries temporais. Atua como cientista convidado na Harvard Medical School no desenvolvimento de teoria em análise sequencial com aplicações ao monitoramento da segurança de drogas e vacinas pós-comercializadas.

William Neto ::: Pesquisador Senior

Possui graduação em Atuária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é analista técnico - Superintendência de Seguros Privados.Participou do desenvolvimento do modelo de garantias financeiras do mercado de saúde suplementar. Coordenou o desenvolvimento do modelo próprio de capital do risco de subscrição. Especialista em modelos para avaliação de solvência.

Rodrigo Targino ::: Pesquisador Senior

Possui graduação em Matemática Aplicada (2007) e mestrado em Estatística (2010), ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Estatística (2016) pelo University College London (UCL). Atualmente é Professor Adjunto na Escola de Matemática Aplicada (EMAp) da Fundação Getulio Vargas (FGV-RJ). Trabalhou na indústria financeira por dois anos e meio, ocupando cargos de Analista de Modelagem de Risco de Crédito (Itaú-Unibanco) e Analista de Risco de Mercado (Credit Suisse Hedging-Griffo). Atua utilizando métodos Estatísticos (Bayesianos) em gestão de riscos financeiros e atuariais.

Ana Maia ::: Pesquisador Senior

Ana Carolina é economista e professora em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa do Departamento de Contabilidade e Atuária (EAC) da FEA/USP. Possui Doutorado e Mestrado em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional- UFMG (2002-2004 e 2007-2012), com experiência na área de Economia, ênfase em Economia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de saúde suplementar brasileiro, informação assimétrica, demografia e saúde, precificação de produtos de saúde e concorrência no setor de saúde no Brasil.

Suelen Almeida ::: Pesquisador Senior

Graduada em Ciências Atuariais pela Universidade Federal de Minas Gerais com especialização em Auditoria Externa, sendo desde 2009 atuária responsável técnica da Unimed Belo Horizonte, coordenando a equipe que atua nos estudos atuariais estratégicos de precificação e acompanhamento de resultado dos produtos, cálculo e desenvolvimento de provisões técnicas e análises de incorporação e alienação de carteiras.

Rodrigo Reis ::: Pesquisador Senior

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Mestrado em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Doutorado em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Atualmente é Professor Assistente do Departamento de Estatística - Instituto de Matemática e Estatística - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Colabora como estatístico no Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil).

Marçal Serafim ::: Pesquisador Senior

É graduado em Economia e em Ciências Contábeis, ambos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA-RP/USP. Atualmente cursa o Doutorado em Controladoria e Contabilidade também na FEA-RP/USP e graduação em Ciências Atuariais na na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), campus Varginha, onde exerce atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de contabilidade, controladoria, auditoria e finanças.

Marcio Oliveira ::: Pesquisador Senior

Possui graduação em Ciências Contábeis, pela Faculdade Cenecista de Varginha Minas Gerais (1999), MBA em Finanças Corporativas pelo Grupo Prisma (2001), Mestrado em Administração e Desenvolvimento Organizacional pela Faculdade Cenecista de Varginha (2005). Foi Superintendente da Unimed Varginha de 2005 a 2015. Tem experiência como consultor de empresas, em organizações, como Unimed Varginha, Clube da Casa Miari e Cia, Clube da Casa Nova Era, Clube da Casa Maiolini, Irmãos Capistrano - Pedras São Tomé, GT Minas Transportes, Biotécnica, Associação Comercial e Agro Industrial de Varginha MG.Atuou como professor universitário de graduação e pós-graduação do Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS MG, e FACECA, nas áreas de Contabilidade Gerencial, Controladoria e Finanças.

Wesllay Ribeiro ::: Pesquisador Senior

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais,  mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá, especialista em Regime Próprio de Previdência Social, especialista em Direito Público, Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Varginha. Professor adjunto da Universidade Federal de Alfenas nos cursos de graduação em Ciências Atuariais, especialização em Gestão Pública Municipal e no Mestrado em Gestão Pública e Sociedade. Atua em projetos e pesquisa nas temáticas interdisciplinares, previdência, direito à saúde, seguros e gestão pública.

Leandro Ferreira ::: Pesquisador Senior

Possui doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária (2012) e mestrado em Engenharia de Sistemas (2009) pela Universidade Federal de Lavras. Tem experiência em modelagem matemática fuzzy, redes neurais artificiais e modelagem estatística. Atualmente é professor Adjunto IV na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG) - Campus Avançado de Varginha/MG, atuando na área de Ciências Atuariais. É pesquisador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Ciências Atuariais (NEC/CNPq) e Laboratório de Risco Atuarial e Inovação (LAR). Tem interesse em pesquisas envolvendo Atuária Computacional, Teoria do Risco, Precificação Atuarial, Lógica fuzzy e Redes neurais artificiais.