Quem somos

 

O Laboratório de Risco Atuarial e Inovação ::: LAR ::: tem como finalidade: apoiar a formação em nível de graduação e pós-graduação, incentivar o intercâmbio entre profissionais e entidades públicas e privadas e, propor convênios com outras instituições nacionais ou internacionais, visando o desenvolvimento do mercado segurador e saúde suplementar.

Ao proporcionar a interação entre o meio acadêmico e o mercado de trabalho, o Laboratório de Risco Atuarial e Inovação trabalha com parcerias, visando a gestão de projetos, consultoria, treinamento e investimentos em pesquisas voltadas para o desenvolvimento da indústria de seguros e saúde.

O LAR conta com a participação e colaboração de alguns pesquisadores do corpo docente do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).

 

 

 

EQUIPE

 

REINALDO MARQUES ::: Diretor-Geral

 

Possui graduação em Ciências Atuariais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), mestrado em Atuária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). É PhD pelo Departamento de Seguros e Estatística na Universitetet i Oslo, Noruega e Research Fellow no Statistics for Innovation Center. Membro do Instituto Brasileiro de Atuária, MIBA 2004, estágiou na Acser e Plurall Consultoria Atuarial, atuou na forma de cooperação técnico-científica com o IAPUC/ Puc-Rio, LEADD/ UERJ, Petrobras, Ministério da Saúde, Linear-Options-USA, Statkraft Energy e Norwegian Computing Center. Tem experiência em análise de dados com ênfase em Atuária, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos quantitativos na análise de risco financeiro e atuarial, teoria e modelagem atuarial, resseguros, análise de Solvência Atuarial e Requerimento de Capital, métodos computacionais em atuária e inovação em seguros, previdência e saúde suplementar. Foi pesquisador visitante no Centre for Health Equity Studies, Stockholm University/ Karolinska Institutet. Realizou visita de curta duração no Departamento de Atuária e Statistics da Københavns Universitet, Isaac Newton Institute for Mathematical Sciences da Cambridge University, Danmarks Tekniske Universitet, Centre for Doctoral Training in Statistics and Operational Research (STOR-i), Lancaster University e Aalborg University, Denmark. Foi premiado pela America Statistics Association no JSM/ Boston na  SBSS Paper Competition-2014. Foi selecionado para apresentação de trabalho na Junior Scientist session no Norges Central Bank, ESOBE-2015. Obteve o 1° lugar no PRÊMIO RICARDO FRISCHTAK, do Instituto Brasileiro de Atuário, 2016. Coorienta alunos nos programas de mestrado em Estatística na Universidade Federal de Alfenas e na Universidade Federal de Lavras. Atualmente, é coordenador do curso de graduação em Ciências Atuariais/ Unifal-MG e Diretor-Geral do LAR Lab ::: Laboratório de Risco Atuarial e Inovação.

 

E-mail:  reinaldo.marques@unifal-mg.edu.br

               ramarque13@gmailcom 

 

LUÍSA PIMENTA TERRA ::: Diretora de projetos

 

Doutora em Demografia pelo Cedeplar/UFMG, possui graduação em Ciências Atuariais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e mestrado também em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Tem   formação   complementar na International Max Planck Research Schoolfor Demography e na School of Public Health, Harvard University. Atualmente ocupa o cargo de Professor Adjunto I da Universidade Federal de Alfenas, lecionando disciplinas na graduação e no mestrado. É revisora ad-hoc dos períodicos Revista Brasileira de Estudos de População, Pesquisa e Planejamento Econômico (IPEA), entre outros. Tem experiência na área de Demografia e Gestão de Riscos atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento e saúde, previdência, projeção populacional, gestão de riscos em saúde, nupcialidade e família.

Currículo lattes

E-mail: luisa.terra@unifal-mg.edu.br

 

LEONARDO COSTA ::: Diretor de inovação

 

Possui graduação em Ciências Atuariais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e mestrado em Atuária pelo Instituto de Riscos Financeiros e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em modelagem  atuarial, IBNER, precificação atuarial, ALM  e gerenciamento quantitativo de riscos.

Currículo lattes

E-mail: leonardo.costa@unifal-mg.edu.br