Projeto de pesquisa de mestrado: Análise do Impacto do uso do ChatGPT personalizado na criação de aulas por professores / Programa de Pós-graduação em Educação – UNIFAL-MG
Mestrando: Romário da Silva Borges / Orientador: Gabriel Gerber Hornink
Se você é professor(a) de Biologia e trabalha (ou trabalhou nos últimos 2 anos) no ensino médio, esse é o momento de você poder colaborar com a Ciência e a Educação!
Estamos buscando voluntários para responder a uma pesquisa rápida que visa explorar o poder da Inteligência Artificial para apoiar professores na criação de aulas de Biologia mais dinâmicas e envolventes.
Você terá a oportunidade de experimentar, em primeira mão, um bot inteligente que poderá auxiliar e potencializar o seu processo de desenvolver aulas!
Para participar a pesquisa, conheça um pouco mais sobre o projeto abaixo e depois responda ao termo de aceite em: https://forms.gle/hHYAupfkf9Xg8QDRA Após, enviaremos o primeiro questionário da pesquisa.
Este projeto visa explorar o potencial de chatbots inteligentes e personalizados no desenvolvimento de materiais pedagógicos, atuando como um apoio fundamental para professores na criação de aulas. Nossa pesquisa se concentrará em professores de biologia do ensino médio, de escolas públicas e privadas.
A seguir detalhamos as etapas do projeto:
1ª etapa: Levantamento de dados
- Nesta fase, buscaremos entender a fundo como os professores de Biologia preparam suas aulas. A meta é:
- Compreender seus métodos e procedimentos: Aprender com a experiência de educadores para identificar as melhores práticas.
- Mapear desafios: Investigar as dificuldades e demandas enfrentadas no processo de criação de aulas.
Essa fase será realizada por meio de um formulário online com docentes voluntários. Para participar, os requisitos são:
- Ser maior de 18 anos.
- Concordar com o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE).
- Atuar ou ter atuado como professor de biologia no ensino médio nos últimos dois anos.
Simultaneamente, faremos um levantamento de dados em artigos e outras fontes para identificar ferramentas e práticas pedagógicas já existentes. As informações coletadas servirão como a base para o desenvolvimento do nosso assistente virtual.
2ª etapa: Desenvolvimento do Bot
Para a construção do bot, utilizaremos a ferramenta GPTs da OpenAI, que nos permite criar assistentes virtuais personalizados com base em engenharia de prompts.
O desenvolvimento seguirá o ciclo de cocriação pedagógica PDCA (Planejar, Fazer, Verificar e Agir). Isso garantirá um processo de melhoria contínua e cíclica, onde a eficiência da ferramenta será constantemente testada e refinada com a ajuda da equipe e de professores colaboradores.
As informações levantadas na primeira etapa serão essenciais aqui, pois nos permitirão personalizar o bot de acordo com as necessidades e práticas do público-alvo, tornando-o realmente útil e relevante.
3ª etapa: Avaliação da ferramenta como potencial uso da educação
Os docentes que participaram das etapas anteriores e demais terão a oportunidade de usar a ferramenta em primeira mão e avaliar seu impacto na rotina profissional.
Após o teste, os participantes responderão a uma nova pesquisa, expressando suas impressões e a relevância do assistente. A análise desses dados nos permitirá entender as reais possibilidades do uso de chatbots inteligentes na criação de aulas de biologia.