Pensando em Códigos

Este projeto incorpora os elementos da inclusão digital e do desenvolvimento de raciocínio lógico a partir da aprendizagem, de modo lúdico, de linguagens de programação e dos princípios fundamentais das Ciências da Computação. As atividade do projeto ocorrerão online, pelo ambiente virtual Moodle, utilizando de aplicativos do Hour of Code (CODE.org), Scratch (MIT) e Appinventor (MIT). A programação nesses aplicativos se dá por meio do encaixe de blocos coloridos pré-definidos, de maneira lógica e concatenada. Os projetos no Scratch e Appinventor poderão se tornar histórias, jogos, apresentações, de acordo com a criatividade do participante. Paralelamente às atividade didáticas, serão constituídos grupos de desenvolvimento de projetos, por meio de Oficinas de Inovação.

Grupo Facebook: Pensando em Códigos

Projetos relacionados:

  • Augusto Márcio da Silva Júnior. Avaliação do desenvolvimento do raciocínio lógico a partir da aprendizagem de scratch aplicado a estudantes do ensino médio da cidade de Muzambinho-MG. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Educação)
    Eliana Alice Brochado Corsi. O uso do software Scratch como fator mobilizador para produção de narrativas digitais. Início: 2017. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Educação)
    Moisa Aparecida da Silva. Uso do Scrtach no ensino de narrativas. Início: 2017. Dissertação (Mestrado Programa de Pós-graduação em Educação)
    Luis Eduardo de Matos. Ensino-aprendizagem a partir do desenvolvimento de aplicativos digitais lúdicos. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação)
    Lucas da Silva Fazio. Pensando em códigos: desenvolvendo os princípios lógicos da computação. Bolsista de Extensão. Início: 2017.

Apoio/ Financiamento: Pró-reitoria de Extensão (Unifal-MG)