Mineração para Todos

Profa. Dra. Carolina Del Roveri

Apresentação

Engenharia de Minas é um curso cujo conteúdo e área de atuação não são conhecidos pela sociedade em geral, em virtude do pequeno número de universidades no país que ofertam esta carreira. A economia brasileira sempre apresentou uma relação estreita com a extração mineral, sendo esta verificada desde os tempos do Brasil como colônia, quando foi um dos vetores da ocupação territorial do país. Desde aquela época, a mineração é um dos setores básicos da economia, sendo atualmente responsável por três a cinco por cento do Produto Interno Bruno – PIB, tendo chegado ao ano 2000 a oito e meio por cento do PIB, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pode- se destacar ainda, que no ano de 2011 o valor da produção mineral brasileira chegou a USD 50 bilhões, segundo ao Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). A extração mineral é responsável por grande parte da obtenção de matérias primas utilizadas pela sociedade, sendo importante em diversos setores.

Objetivo

O objetivo geral deste programa é divulgar as atividades dos Cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e de Engenharia de Minas e o contexto geológico da região de Poços de Caldas, junto à Comunidade, para que a mesma conheça um pouco mais sobre a região em que vive e sobre como a Engenharia de Minas pode atuar.

Fale com o Campus!

× Como eu posso ajudar você?