Valorização do Saber Tradicional na formação acadêmica para a sustentabilidade

Coordenadora

Profa. Dra. Adriana Maria Imperador

Apresentação

O discurso da sustentabilidade, considerando ações ecologicamente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis, está cada vez mais presente nos processos educativos e na inclusão de comunidades tradicionais como atores ativos nas tomadas de decisão. O conhecimento popular, muitas vezes marginalizados no contexto científico, tem sido incluído na produção do conhecimento acadêmico, considerando questões culturais, éticas, de percepção do meio ambiente. Alinhada a esta visão de sustentabilidade, esta proposta pretende aproximar as comunidades tradicionais da cidade de Poços de Caldas às atividades de formação acadêmica dos estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Alfenas, campus de Poços de Caldas, buscando atender a demandas ambientais locais e a solução de problemas que contemplem a articulação do saber empírico e saber científico na construção coletiva do conhecimento.

Objetivo

Promover a interação entre comunidades tradicionais da cidade de Poços de Caldas e à comunidade universitária visando compreender as principais demandas de projetos ambientais que promovam à melhoria da qualidade de vida e a conservação de recursos naturais do município e da região.

Fale com o Campus!

× Como eu posso ajudar você?