Calouro Cidadão 2020

Coordenador: Prof. Dr. Osvaldo Adilson de Carvalho Junior

Apresentação: O corte de cabelo e as brincadeiras temidamente perigosas têm sido substituídos por ações solidárias e de integração durante a chegada dos novos alunos ao ambiente universitário. Essa postura tem o objetivo de ajudar a cultura violenta e constrangedora da recepção aos novos estudantes pelos veteranos. Nesse sentido, o Calouro Cidadão visa incentivar os alunos a participarem de ações de caráter social que, de forma prazerosa e construtiva, proporcionam momentos de integração e boas vindas entre ingressantes e pregressos, a partir de ações sociais.

No primeiro dia palestras de boas vindas, educativas e de esclarecimento são dadas aos calouros. Essas palestras tem como temas o funcionamento da Universidade como um todo e de especificidades do curso que o discente está matriculado, tais como: Como funciona o DRGCA/CRCA, como funciona a biblioteca, como funciona e o que é o Bacharelado em Ciência e tecnologia e finaliza com a apresentação e boas vindas oficial do diretor do campus de Poços de Caldas. No segundo e terceiro dias os acadêmicos devidamente uniformizados com a camiseta da Pró-reitoria de Extensão, caso sejam cedidas pela mesma, serão divididos em pequenos grupos para realizarem a arrecadação de roupas, fraldas, calçados, brinquedos e alimentos no município. Após fazerem a contabilidade dos produtos arrecadados, os mesmos serão entregues, pelos próprios alunos, nas instituições de caridade que abrigam idosos (Sociedade de São Vicente de Paulo) e crianças/adultos (APAE) na cidade de Poços de Caldas. Durante a doação, os alunos promoverão momentos de descontração através de jogos e brincadeiras, tocarão violão e pintarão as unhas das idosas. Além dessas atividades, serão promovidas apresentações culturais no campus, ida ao Hemocentro para doação de sangue e cadastro de doadores de médula óssea. Além do dia da mineração que apresenta atividades ligadas ao tema em questão. Como forma de incentivo à participação dos alunos, os mesmos serão desafiados a ultrapassar o recorde de arrecadação de todos os Calouros Cidadãos.

Vagas: Aos calouros.

Cronograma / Plano de trabalho: Primeiras duas semanas de aulas de 2020 (depois da conclusão de todas fases das matrículas): Ação 1 – Segunda-Feira, manhã e noite – Palestras / Ação 2 – Terça-feira, manhã e tarde – Arrecadação de alimentos e de roupas / Ação 3 – Quarta-feira, manhã – Contabilização dos itens arrecadados / Ação 4 – Quarta-feira, tarde – Entrega dos itens arrecadados no Lar dos Velhinhos SSVP e na APAE Poços de Caldas/ Ação 5 – Quinta-feira, manhã – Doação de Sangue no Hemocentro / Ação 6 – Sexta-feira, manhã, tarde e noite – Dia da mineração coordenado pela Professora Carolina Del Roveri.

Fale com o Campus!

× Como eu posso ajudar você?