Conectando o futuro

Coordenador: Prof. Dr. Antônio Donizetti Gonçalves de Souza

Apresentação: O presente projeto tem como objetivo fundamental divulgar e sensibilizar informações sobre ingresso e vivências em cursos superiores, sobretudo da UNIFAL-MG. O projeto prevê a realização de palestras pelo Grupo PET Conexões de Saberes e Poços de Caldas, seguidas de discussão para sensibilização e dúvidas dos estudantes de ensino médio ou técnico. Após as palestras, espera-se que os alunos sintam-se mais seguros e motivados continuidade dos estudos. Além disto, o projeto tem como resultado esperado a divulgação da UNIFAL-MG e das oportunidades oferecidas após o ingresso em uma universidade pública.

A partir da experiência do projeto “Cursinho Saberes – Preparatório ao ENEM” desenvolvido pelo Grupo PET desde 2011, tem-se observado uma carência de informações dos estudantes do ensino médio de escolas públicas relacionadas ao ingresso e vivência acadêmica em um curso superior. Desta forma o Grupo PET tem realizado desde o ano de 2018 palestras em escolas de ensino médio e escolas técnicas na região com resultados positivos. No ano de 2019, o projeto foi consolidado e para 2020 pretende-se ampliar o alcance destes encontros com estudantes da região em fase de ingresso nas universidades públicas.

Objetivo geral: Sensibilizar alunos de ensino médio e técnico para continuidade dos estudos e divulgar informações sobre ingresso e vivências em cursos superiores.

Beneficiários: Alunos de ensino médio e ensino técnico.

Preenchimento das vagas: As vagas serão distribuídas segundo a programação das escolas públicas visitadas.

Desenvolvimento / Aspectos metodológicos: O projeto será realizado em forma de encontros presenciais em escolas públicas de ensino médio e escolas técnicas existentes na região de Poços de Caldas (MG) e interior de São Paulo. Nestes encontros, os discentes petianos ministrarão uma palestra, seguida de discussão para sensibilização e dúvidas dos estudantes. Todos os petianos do Grupo participarão do projeto proposto.

Cronograma / Plano de trabalho: O projeto prevê uma série de palestras ao longo do ano de 2020 (março a dezembro). As palestras serão realizadas em escolas de ensino médio e técnico do município de Poços de Caldas e região.

Fale com o Campus!

× Como eu posso ajudar você?