Meet Up to speak English 2020

Coordenador: TAE Alessandra Fanger

Apresentação: A língua inglesa é um desafio para brasileiros uma vez que os setores acadêmico e profissional demandam fluência em entrevistas de emprego, apresentação de trabalhos em congressos, estágios no exterior ou viagens de lazer. Muitos dominam a escrita e a leitura da língua inglesa, mas apresentam dificuldade no momento da produção oral. Neste contexto, o objetivo do presente projeto de extensão é a criação de um ambiente propício para a prática de conversação em inglês, tanto para a comunidade da UNIFAL-MG, como de demais interessados. Serão montados pequenos grupos supervisionados por um mediador. Os grupos serão compostos por pessoas que tenham conhecimento intermediário da língua inglesa. Nos encontros serão discutidos temas diversos (cotidiano, educação, trabalho, comportamento, etc.) selecionados pelo mediador ou sugeridos pelos participantes. Com o projeto pretende-se aprimorar o nível de inglês, a desinibição em público e a troca de experiências com a língua inglesa.

Objetivo geral: Promover encontros on-line para conversação em inglês.

Justificativa: A fluência na língua inglesa tornou-se imprescindível a profissionais, acadêmicos e alunos, uma vez que diversas atividades como entrevistas de emprego, apresentação de trabalho em congressos, presença em reuniões internacionais, intercâmbios e viagens de lazer são condicionadas pelo bom entendimento na língua inglesa. Além disso, especificamente no contexto acadêmico, verificamos a crescente internacionalização das universidades, tornando cada vez mais presente a necessidade de domínio da língua inglesa. No entanto, esse domínio do idioma, principalmente no momento da conversação, é um desafio para nativos de outras línguas em todos os setores da sociedade. Dessa forma, o presente projeto pode contribuir para aprimorar as habilidades dos participantes na conversação, promovendo sua inclusão em atividades condicionadas pela fluência na língua inglesa. Devido à globalização, este projeto também pode complementar, principalmente no que concerne à conversação, o projeto já desenvolvido nas universidades, as Instituições de Ensino Superior (IES), o “Inglês sem fronteiras”.

Beneficiários: Toda a comunidade da UNIFAL-MG e demais interessados.

Desenvolvimento / Aspectos metodológicos: Dinâmica do encontro virtual semanal: O mediador ou qualquer um dos participantes poderá apresentar um tema pré-estabelecido (que estará disponível para todos os participantes previamente) e, durante o encontro, o assunto será debatido e os participantes gradualmente apresentarão suas questões e opiniões sobre o assunto. O mediador terá o papel de pontuar vocabulário ou construções de sentenças não usuais aos participantes para que eles vejam outras possibilidades de se expressar para determinada situação e eventualmente corrijam equívocos na fala. Além disso, a natureza informal dos encontros permite aos participantes apresentarem dúvidas pontuais a qualquer momento da discussão e, assim, além do mediador, outros participantes podem colaborar uns com os demais visando a fluência. Ao fim de cada encontro, o tema do próximo será divulgado para que todos possam se preparar para a próxima discussão. Roteiro de aula: O projeto prevê mais de um mediador para as práticas, desta forma, um roteiro de aula será preparado. Ele conterá informações sobre atividades do tipo “quebra-gelo”, que têm o intuito de desinibir os participantes e aquecer a conversa, além de um material prévio sobre o tema disponível para iniciar a discussão almejada. Google Sala de Aula ou similar: Um grupo virtual no Google Classroom (ou similar) será criado para todos tirarem dúvidas da língua inglesa a qualquer momento, além de eventuais encontros síncronos via chat. A sala também será utilizada para troca de materiais didáticos e pontuação de novos vocabulários (elaboração de um glossário). A equipe (coordenadores e comissão organizadora) será responsável pela manutenção da sala. Material didático: Serão consultados / utilizados diversos materiais de ensino/aprendizagem de língua inglesa como a coleção Northstar.

Cronograma / Plano de Trabalho:

Divulgação: 26/06/2020 à 06/07/2020;

Inscrições dos candidatos: 26/06/2020 à 06/07/2020;

Entrevistas: 07/07/2020 à 09/07/2020;

Inscrições aceitas: 10/07/2020;

Formação dos grupos: 13/07/2020 à 17/07/2020;

Encontros: 20/07/2020 à 31/12/2020

Preenchimento das vagas: As inscrições serão realizadas de 26 de junho a 07 de julho de 2020 por meio de formulário Google. O Pré-requisito para participação é conhecimento prévio intermediário da língua inglesa. No que concerne à seleção de participantes:

a) Critérios de seleção: nível de conhecimento da língua inglesa avaliado por meio de uma entrevista online, por meio do Google Meet, em dia e horário a ser definido pela equipe organizadora e divulgada no dia anterior à entrevista, que consistirá em no mínimo cinco perguntas cotidianas de complexidades variadas, para nivelar os participantes. Os participantes assíduos do primeiro projeto (mínimo 75% de presença) não precisam ser submetidos a entrevista novamente, caso desejem continuar a participar do projeto.

b) Documentos necessários para seleção: Nome completp; CPF; e-mail; telefone (preferencialmente Whatsapp); RA ou SIAPE (se for membro da comunidade da UNIFAL-MG).

c) Data e forma de divulgação das inscrições aceitas: 06/07/2020 a 08/07/2020, por e-mail.

Fale com o Campus!

× Como eu posso ajudar você?