Prosa em Roda Poços de Caldas

Coordenador: TAE Psicóloga Rosana Elizete Tavares

Apresentação: Prosa em roda é uma ação coletiva de promoção da saúde, baseada na metodologia a Terapia Comunitária Integrativa (TCI). Possibilita que os participantes compartilhem suas inquietações, angústias e ansiedades do cotidiano, bem como aspectos positivos das diversas esferas da vida, seja a acadêmica, a social, laboral, a familiar, constituindo um espaço de crescimento pessoal e coletivo. As atividades do Prosa em roda acontecem desde agosto de 2016 no campus sede na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), desde abril de 2017 no campus Poços de Caldas e em Varginha a partir do ano de 2018. As reuniões acontecem em sala de aula e são pautadas nos princípios elegidos pelo fundador da TCI: 1. Ir além do unitário para atingir o comunitário; 2. Sair da dependência para a autonomia e a co-responsabilidade; 3. Ver além da carência para ressaltar a competência; 4. Sair da verticalidade das relações para a horizontalidade; 5. Da descrença na capacidade do outro, passar a acreditar no potencial.

A Prosa em roda ocorrerá durante o ano letivo, semanalmente (exceto em feriados e períodos de férias), na UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas. A duração das rodas será de 1 hora, de preferência na mesma sala, pré-agendada para o desenvolvimento do projeto. Antes de iniciar as atividades em fevereiro de 2020, será feita a divulgação, divulgação essa realizada ainda periodicamente, para lembrar os participantes do projeto. O convite e divulgação serão realizados pela coordenação do projeto com o auxílio de discente bolsista. Será por meio de e-mail institucional, e-mail para os estudantes, rádios comunitárias, site da UNIFAL-MG, página da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE) e redes sociais. A inscrição será feita no horário do evento, com vistas a oportunizar a todos a participação. Poderão ser colaboradores como terapeutas e co-terapeutas comunitários, os docentes, TAEs e outros colaboradores voluntários com a competência para conduzirem as rodas, que já finalizaram ou estão realizando o curso de formação em TCI. O discente bolsista contribuirá no desenvolvimento das ações, como interlocutor entre público alvo e coordenação do projeto, divulgação da ação, auxílio na elaboração de relatórios, apresentação do projeto em eventos científicos, oportunidade para realizar pesquisa com os docentes e TAE da UNIFALMG, coordenadores e colaboradores do Projeto, preparar sala, lista de frequência dos participantes, auxílio na elaboração e aplicação do questionário de avaliação da ação, auxílio na elaboração de materiais utilizados na Prosa em roda, entre outras ações.

Período:  A partir de 18/02/2020 até 18/12/2020.

Local do cursinho: As atividades no campus Poços de Caldas serão agendadas semanalmente, na sala E104.

Inscrição: É dispensada a inscrição prévia, os participantes assinarão a lista de frequência no local. As rodas de TCI não têm limite de participantes.

Fale com o Campus!

× Como eu posso ajudar você?