Unifal contra a COVID-19 em Poços de Caldas

Coordenador: TAE Patrícia Gonçalves

Apresentação: Diante da pandemia de covid-19, faz-se necessário agir para conter a disseminação da doença e preservar a saúde pública. Acreditamos que a Unifal pode ajudar por meio da produção de álcool gel para fornecimento a instituições de saúde bem como para utilização no próprio campus.

O novo coronavírus é oriundo de uma família de vírus que causam infecções respiratórias e teve seu primeiro caso registrado no final de 2019, na China. Ele provoca a doença chamada Covid-19. No início de 2020 foi constatado que esse vírus já tinha atingido o nível de pandemia, se espalhado por todo o mundo e causado milhares de mortes. A transmissão do vírus de um indivíduo para outro pode ocorrer por meio de saliva, espirro, tosse, catarro ou por contato por meio de aperto de mão ou superfícies contaminadas. Apesar de sobreviver por tempo relativamente alto em superfícies, o vírus pode ser facilmente eliminado com o uso de sabão, álcool ou produtos desinfetantes. Considerando a declaração de calamidade pública do país e o panorama de que é um doença com a qual conviveremos ainda por muito tempo, é importante garantir o suprimento de agentes desinfetantes aos instituições de saúde e também à nossa comunidade acadêmica, bem como instruções para sua correta utilização.

Objetivo geral: Produção de etanol 70° INPM (líquido e gel) para doação a instituições de saúde pública e uso interno no câmpus de Poços de Caldas.

Justificativa: A higiene é fundamental para a prevenção da Covid-19, por isso é fundamental garantir o suprimento de antissépticos como o álcool 70°INPM aos estabelecimentos de saúde, bem como para a comunidade acadêmica da Unifal-MG câmpus Poços de Caldas. Assim como a indicação do modo correto para utilização deste produto.

Beneficiários: Instituições públicas de saúde de Poços de Caldas e comunidade acadêmica da Unifal-MG câmpus Poços de Caldas, com possibilidade de expansão para a região.

Desenvolvimento / Aspectos metodológicos: A produção e controle de qualidade de álcool 70°INPM, tanto na forma de líquido quanto de gel, será norteada pela Farmacopéia Brasileira. Os rótulos serão produzidos de acordo com as instruções da Anvisa, por meio do guia de orientações gerais para a produção de formulações antissépticas alcoólicas. A distribuição dos produtos será para a Secretaria de Saúde de Poços de Caldas. Será necessário veículo institucional para transportá-los até o local indicado pelo órgão. Cartazes com orientações sobre o uso de antisséptico, higienização de mãos e superfícies serão feitos por meio da busca de informações confiáveis fornecidas pelo Ministério da Saúde brasileiro bem como pela Organização Mundial da Saúde. Serão utilizados softwares de edição de imagem gratuitos para elaboração de rótulos e cartazes. Serão necessários recursos para impressão destes em gráfica. A busca de parceiros para doação de matéria-prima será realizada de acordo com as orientações de editais de chamadas públicas da Unifal voltada a ações de combate ao coronavírus. A divulgação destes será realizada por meio de contato com os veículos locais de imprensa.

Cronograma / Plano de Trabalho: O plano trabalho se configura no mesmo para os quatro servidores envolvidos na ação: Adriano Francisco Barbosa (responsável técnico), Bruno Dias de Souza, Eveline Ramos e Patrícia Gonçalves. O cronograma já se encontra em andamento e constitui-se: Abril a Julho: revisão da legislação sobre a produção de antissépticos, cosméticos e saneantes; obtenção de autorização da vigilância sanitária para produção de álcool 70° INPM (líquido e gel); produção de álcool 70° INPM (líquido e gel); envase do produto; confecção de cartazes com informações sobre a desinfecção correta das mãos para a comunidade acadêmica do câmpus de Poços de Caldas; distribuição do produto para as instituições de saúde, e pelas unidades de atendimento e circulação de pessoas no câmpus Poços de Caldas; busca de parceiros para doação de matéria-prima. Julho: elaboração de material sobre a produção de álcool 70° INPM (líquido e gel) e divulgação eletrônica à comunidade acadêmica.

×

Fale com o Campus!

× Como eu posso ajudar você?