Acolhimento e apadrinhamento dos calouros do campus Poços de Caldas – UNIFAL-MG

Coordenador: Antônio Donizetti Gonçalves de Souza

Apresentação: O projeto “ACOLHIMENTO E APADRINHAMENTO DOS CALOUROS DO CAMPUS POÇOS DE CALDAS – UNIFAL-MG” foi criado pelo PET Conexões de Saberes com o objetivo de proporcionar uma maior integração dos novos alunos à vida acadêmica e ao campus da Unifal-MG de Poços de Caldas. Os ingressantes, de forma geral, sentem-se inseguros e desorientados principalmente no inicio do curso de graduação. Desta forma, visando minimizar esses problemas, o Grupo PET pretende criar mecanismos de interação entre os calouros e a comunidade acadêmica do campus. O presente projeto pretende estabelecer um espaço de contato permanente com os ingressantes através de várias atividades de inserção desde a recepção, estendendo-se durante toda a graduação. Dentre as atividades estão previstas a realização de palestras, mostras, jogos on-line, e outros eventos de integração.

Objetivo geral: O objetivo fundamental do projeto é proporcionar uma maior integração dos novos alunos à vida acadêmica e ao campus da Unifal-MG de Poços de Caldas.

Justificativa: É notória a carência de vários ingressantes ao chegarem na universidade, seja por questões adaptativas ou interativas. Uma vez que, ainda não se formou uma cultura entre os discentes veteranos, como se vê algumas universidades mais antigas como, por exemplo, o campus sede da Unifal-MG, de interação e apoio da comunidade aos recém chegados. Atualmente no campus Poços de Caldas há algumas atividades de integração como o “Calouro Cidadão” que acontece na primeira semana de aula e a recepção na fase de matrícula. Há ainda um programa de apoio pedagógico e psicológico, dado que um dos fatores de evasão é a dificuldade de acompanhar os conteúdos ensinados na graduação. No entanto, muitos ingressantes, por não se sentirem integrados na comunidade acadêmica, sentem dificuldade em pedir ajuda com as questões relacionadas à graduação, gerando sentimentos negativos ligados aos processos do ensino superior, o que pode ocasionar perda de motivação e até abandono dos cursos. Portanto, o presente projeto visa aproximar mais a relação entre os alunos os ingressantes e a comunidade acadêmica que pode trazer melhorias na adaptação dos ingressantes à universidade e melhor relação com os veteranos, visto que o foco principal é fazer com que haja mais interação dos ingressos com meio acadêmico.

Beneficiários: Discentes do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e das Engenharia Ambiental, Engenharia Química e Engenharia de Minas do Campus Poços de Caldas. Comunidade acadêmica em geral.

Desenvolvimento / Aspectos metodológicos: Ações de envolvimento e acolhimento aos ingressantes (palestras, mostras e eventos de integração): 1. Palestras e Mostras: O Grupo PET irá ofertar aos calouros uma série de palestras e mostras visando um melhor entendimento dos cursos existentes no campus, bem como a atuação profissional das engenharias. Além disto, o Grupo PET pretende envolver os calouros em ações de extensão desenvolvidas que permitam a percepção de pertencimento ao ambiente acadêmico. Durante o ano de 2020 as palestras serão feitas de forma remota no canal do Youtube do Grupo (https://www.youtube.com/channel/UC__wnjnP2o_6x1KTTxyk_ag). O primeiro contato com os ingressantes será feito por meio de uma palestra para apresentação do projeto. Neste ano de 2020 devido a pandemia da COVID-19, esta apresentação será feita on-line na unidade curricular ICT-1130 (Introdução as Carreiras Tecnológicas) utilizando a plataforma Google Meet. 2. Eventos de Integração: O Grupo PET Conexões de Saberes irá programar uma série de eventos e ações de integração, tais como: jogos on-line (https://gartic.com.br/, https://www.callofduty.com/br/pt/home), arrecadação e doação de livros de veteranos, mostras de experimentos, etc.

Preenchimento das vagas: As vagas para os veteranos serão preenchidas segundo seleção via formulários on-line.

Fale com o Campus!

× Como eu posso ajudar você?