CIÊNCIA LÚDICA PARA A SOCIEDADE

Coordenador: Eveline Ramos

Coordenador adjunto: Valéria Maria Pereira Barbosa

Objetivo geral: Produzir conteúdo digital com experimentos para divulgação de ciência no geral e da universidade para a sociedade. Produzir um banco de procedimentos experimentais para eventos internos e externos

Justificativa: O aumento de vagas ociosas ao longo dos últimos anos indica desinteresse pela área e/ou desinformação sobre a existências dos cursos da Unifal-Poços. Além disso, há relatos de alunos de escola pública do município sobre desmotivação para o ingresso na universidade pública por acreditarem que são incapazes ou que é impossível acessar um curso superior. Ademais, devido à distância, parte da população desconhece a existência do campus avançado de Poços de Caldas, o que contribui para que alunos que vivem na cidade e região não saibam sobre os cursos e consequentemente não tentem ingresso. O incentivo ao ingresso de alunos da cidade e região é importante pois aumenta a probabilidade de permanência deles no curso, uma vez que os gastos pessoais para se manterem estudando serão amenizados. Auxiliando assim no problema de retenção que também enfrentamos. Com o evento da pandemia da Covid-19, o ensino tem sido feito a distância ou remoto e o uso de plataformas digitais e sites tem sido ainda maior. Porém, atividades de cunho prático possuem maior dificuldade de serem reproduzidas no ambiente virtual. Isto posto, faz-se necessária a divulgação da universidade e da ciência por meio de canais digitais que possuem grande alcance do público. Além dessa divulgação que o projeto proposto proporcionará, ele também gerará conteúdo didático experimental lúdico que poderá ser amplamente utilizado em diversas situações

Beneficiários: Alunos da educação básica, pública e privada, de Poços de Caldas e região. Além da comunidade externa em geral.

Desenvolvimento/Aspectos metodológicos: Pretende-se diversificar as metodologias de ensino-aprendizagem já consolidadas. O foco da ação é o desenvolvimento de experimentos atrativos e, sempre que possível, interativos. As redes sociais, com ênfase ao Youtube, serão utilizados como recursos de transmissão de conteúdo do projeto ao público.

Resultados esperados: Espera-se atingir um público amplo e diverso, despertando nele o interesse por ciência e por conhecer a Unifal. Espera-se também produzir um banco de procedimentos experimentais variado para uso futuro.

Cronograma: 09/2020 a 12/2020 – Pesquisar experimentos de baixa complexidade que visem despertar interesse nas áreas de ciências da natureza e engenharias. 09/2020 a 12/2020 – Pesquisar experimentos pertinentes aos conteúdos estudados no ensino fundamental e médio; classificá-los dentro dos PCNs. 09/2020 a 01/2021 – Definir experimentos a serem testados, visando maior abrangência e diversidade de assuntos dos PCNs, além de divulgação da ciência ao público geral. 09/2020 a 02/2021 – Testar experimentos – a serem executados em laboratórios e/ou em eventos externos. 09/2020 a 02/2021 – Escrever/Adaptar roteiros experimentais. 10/2020 a 06/2021 – Gravar e editar vídeos dos experimentos. Fazer teasers. 11/2020 – Selecionar discente(s) para gerenciar site, elaborar artes e identidade visual do projeto. 11/2020 a 02/2021 – Criar site, canal no YouTube e redes sociais para talvez divulgação do projeto. 12/2020 a 04/2021 – Definir estratégia didática de apresentação a diferentes públicos (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, professores da educação básica e público geral). 04/2021 a 06/2021 – Produzir e distribuir material gráfico de divulgação do projeto.

Fale com o Campus!

× Como eu posso ajudar você?