VIABILIZAÇÃO DE MINA EXPERIMENTAL NO CAMPUS POÇOS DE CALDAS

Coordenador: Luiz Carlos Rusilo

Coordenador adjunto: Carolina Del Roveri

Apresentação: Este projeto visa o início dos estudos para a viabilização da construção e manutenção de uma mina experimental nas dependências do campus da Unifal Poços de Caldas. Este projeto terá como objetivo, realizar os estudos topográficos e de pesquisa mineralógica e burocrática para a implementação da mesma.

Objetivo geral: Pesquisar ferramentas e meios para a implantação de uma mina experimental no campus Poços de Caldas da Universidade Federal de Alfenas.

Justificativa: Este projeto é fruto do desenvolvimento da Prospec Jr. em oferecer uma carta ainda maior de serviços, podendo oferecer nesta mina experimental cursos técnicos e profissionalizantes para o público em geral, envolvendo pessoas de dentro e fora da instituição. Também é de extrema importância a existência de algo assim nas dependências da Universidade Federal de Alfenas, sendo um possível local para a realização de atividades de extensão e acadêmicas em geral.

Beneficiários: Todos os estudantes da Universidade Federal de Alfenas, em especial os alunos dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e Engenharia de Minas.

Desenvolvimento/Aspectos metodológicos: O projeto se dará em três estágios. O primeiro estágio será a busca de referencial jurídico para a criação de uma mina experimental, buscando informações junto à Agência Nacional de Mineração, Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e a Instituição de Ensino na qual ela será construída. Esta parte será decisiva na realização do projeto, tendo em vista que, em caso de diversos problemas o mesmo seria postergado. A próxima etapa será os levantamentos topográficos do local, buscando uma região com potencial para a alocação de uma lavra experimental, será usado pelos membros da Prospec Jr. os aparelhos de estação total disponíveis na Universidade e os dados serão plotados em softwares respectivos. A terceira e última etapa deste projeto será a pesquisa mineralógica, buscando encontrar faixas com alta concentração de bauxita e/ou cinzas vulcânicas, de preferências em locais com topografia favorável, podendo ser realizados trincheiras de pesquisas e furos de sondagens, com análises mineralógicas por imagem e química sendo feitas para um resultado mais confiável.

Preenchimento de vagas: Todos os membros da Prospec, em especial os do setor de “Serviços” já estariam inscritos no projeto.

Fale com o Campus!

× Como eu posso ajudar você?