Perguntas frequêntes

Qual a diferença entre Tema da Pesquisa e Projeto de Pesquisa?

Resposta: O Tema de Pesquisa engloba uma Área mais geral de desenvolvimento do trabalho. O Projeto de Pesquisa visa atender uma demanda específica dentro da Área do Orientador, normalmente sob Financiamento de Agência/Órgão de Fomento. No caso de aprovação, se o Orientador tiver proposto somente o Tema da Pesquisa, o trabalho a ser desenvolvido poderá possuir diferentes vertentes dentro da mesma Temática. Entretanto, se o Orientador propôs o Projeto de Pesquisa, o trabalho a ser desenvolvido será específico para o atendimento desta demanda.

No caso de aprovação no processo seletivo, poderei desenvolver a dissertação de Mestrado em Tema/Projeto diferente do Orientador?

Resposta: Não. A participação no processo seletivo implica no aceite dos Temas e Projetos disponíveis para Orientação disponíveis no link http://www.unifal-mg.edu.br/ppgcea/processoseletivo.

Quantas disciplinas o discente deverá cursar?

Resposta: O discente deverá completar no mínimo 20 (vinte) créditos em disciplinas. As duas disciplinas obrigatórias totalizam 4 (quatro) créditos, sendo necessário o cumprimento de mais 16 (dezesseis) créditos em disciplinas eletivas.

As disciplinas serão ministradas em que cidade?

Resposta: As disciplinas serão ministradas exclusivamente no Campus Avançado de Poços de Caldas. Embora existam Pesquisadores de outras cidades (Alfenas/MG, Pirassununga/SP e São Carlos/SP), somente a parte experimental do estudo poderá ser feita nos Laboratórios de tais Docentes.