Espaço do Estudante

Considerando a abrangência, a velocidade, o alcance e a importância da produção de conhecimentos e evidências na área da Reabilitação, o Programa de Pós Graduação em Ciências da Reabilitação da Universidade Federal de Alfenas (PPGCR/UNIFAL-MG) oferece um mestrado acadêmico com o objetivo de contribuir na formação de profissionais das mais diversas categorias para atuar no ensino e na pesquisa com capacidade de contribuir na produção de conhecimento cientifico, ultrapassando as fronteiras do estado de Minas Gerais e do Brasil, capazes de atuar como docentes e pesquisadores em instituições de ensino e pesquisa em um mundo globalizado.

Os docentes pesquisadores do PPGCR/UNIFAL-MG atuam em duas linhas de pesquisa:

► Processo de avaliação, prevenção e reabilitação das disfunções neurológicas, cardiorrespiratórias, vasculares e metabólicas.

► Processo de avaliação, prevenção e reabilitação nas disfunções musculoesqueléticas e do envelhecimento.

Corpo Docente

 

O programa conta com disciplinas abordando de forma ampla das diversas áreas da Reabilitação:

Disciplinas

 

Para obter o título de Mestre em Ciências da Reabilitação o aluno deverá:

  • Cumprir no mínimo 20 créditos cursando as disciplinas (obrigatórias e eletivas);
  • Desenvolver pesquisa em um dos tópicos de pesquisa, com orientador(a) cadastrado(a) no programa;
  • Realizar Estágio Docente;
  • Após cursar os créditos obrigatórios, apresentar qualificação (18 meses cursados);
  • Defender Dissertação de Mestrado em banca composta por professores doutores.

 

Informações Uteis:

A Cidade:

Alfenas é uma cidade no estado do Minas Gerais.  O município se estende por 850,5 km² e a população é de 78 970 habitantes no censo do IBGE de 2022. Está entre as capitais do estado de Minas Gerais, Belo Horizonte (342 Km), e do estado de São Paulo, São Paulo (316 Km), além de estar próxima a Campinas (266 Km). Apesar do aeroporto  com voos comerciais regulares mais próximo estar na cidade de Varginha (68 Km), em função da disponibilidade de voos, para chegar a Alfenas costuma-se utilizar os aeroportos localizados em São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Belo Horizonte (Confins) ou Campinas (Viracopos).

 

Campus Universitário

O PPGCR/UNIFAL-MG está sediado no campus Santa Clara, na cidade de Alfenas, onde também está localizado o campus sede da Universidade. A Unidade Santa Clara fica localizada na Av. Jovino Fernandes Sales, 2600 – Bairro Santa Clara – Alfenas/MG. CEP: 37133-840. Telefones: (35) 3701-1805 e Portaria: (35) 3701-1802.

A Unidade Educacional Santa Clara está localizada afastada do centro da cidade. Para os deslocamentos na cidade é possível utilizar o transporte público. As linhas, horários e o custo podem ser consultados na seguinte página: http://www.alfetur.com.br/linhashorarios.html. O ônibus que chega ao campus Santa Clara tem a indicação de Circular.

Ao chegar à Unidade Santa Clara dirija-se ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação (PPGCR), que fica localizado no Prédio C. A sala da Secretaria é a sala C101-S.

 

For foreign students who speak English:

Foreign Students