Infraestrutura

LABORATÓRIOS

O PPGCR/UNIFAL-MG conta com sete laboratórios de uso exclusivo do programa, um laboratório compartilhado com o Programa de Pós-Graduação em Biociências, utilizados pelos discentes que são orientados por professores do Instituto de Ciências da Motricidade, e os ambientes clínicos pertencentes à Clínica Escola de Fisioterapia, em que são realizadas atividades de ensino-pesquisa-extensão em conjunto com os discentes de graduação em Fisioterapia. A estrutura física e organizacional da Clínica de Fisioterapia, que conta com 1.967,292 metros quadrados de área construída, foi planejada para atender as demandas de ensino-pesquisa-extensão de forma integrada, permitindo acesso integral aos discentes do PPGCR e contemplando plenamente as necessidades.

O sistema de reserva de salas é completamente informatizado por meio do Portal: http://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/porteiroweb/home.php, onde os docentes reservam salas para os alunos de acordo com as necessidades.

Os laboratórios do PPGCR/UNIFAL-MG atendem a ambas as linhas de pesquisa, possuem localização privilegiada junto a Clínica de Fisioterapia, que por suas características de atenção multiusuário, possibilita a seleção da maior parte dos pacientes participantes das pesquisas clínicas desenvolvidas no programa.

 

Laboratório de Análise do Movimento

Localização: Sala 128 – Prédio D – Unidade Educacional Santa Clara. UNIFAL-MG
Área: 116,55 m2
Capacidade de desenvolvimento de estudos: diferentes análises do movimento humano (cinemática e cinemetria), análises de atividade neuromuscular, termografia de superfície, dor (algometria digital) e força isométrica.
Equipamentos de destaque: Eletromiógrafo EMG Trigno Wireless, eletromiógrafo EMG System do Brasil, eletrogoniômetro, dinamômetro, algômetro, célula de carga, baropodômetro computadorizado,sistema de captura de imagens, consoles Xbox.
Docentes que utilizam: Adriana Teresa Silva Santos, Adriano Simão Prado, Andreia Maria Silva, Carolina Kosour, Daniele Sirineu Pereira, Denise Hollanda Iunes, Leonardo Cesar Carvalho, Ligia de Sousa, Luciana Maria dos Reis e Simone Botelho Pereira.
Linhas de pesquisa: ambas.

 

Laboratório de Realidade Virtual

Localização: Sala 104 – Prédio A – Unidade Educacional Santa Clara. UNIFAL-MG
Área: 135,10m2
Capacidade de desenvolvimento de estudos: criação e aplicação de protocolos de reabilitação com exergames, análises de atividade neuromuscular.
Equipamentos de destaque: Realidade virtual: consoles Xbox, sensores kinect e game adventures; jogos kinectsports, games yourshape; consoles nintendo Wii; plataformas Wii balance board e game Wii fitplus, Wii remotecontroller, volantes Wii whell com jogos Mario Kart, jogos Wii sports resort, jogos Wii party conectados as televisores que permitem a realização dos jogos virtuais; eletromiógrafo EMG System do Brasil®, eletrogoniômetro, célula de carga).
Docentes que utilizam:Adriana Teresa Silva Santos, Adriano Simão Prado, Andreia Maria Silva, Carolina Kosour, Daniele Sirineu Pereira, Denise Hollanda Iunes, Leonardo Cesar Carvalho, Ligia de Sousa, Luciana Maria dos Reis e Simone Botelho Pereira.
Linhas de pesquisa: ambas.

 

Laboratório de UroFisioterapia

Localização: Sala 114 – Prédio D – Unidade Educacional Santa Clara. UNIFAL-MG
Área: 20,52m2
Capacidade de desenvolvimento de estudos: Avaliação funcional e treinamento dos músculos do assoalho pélvico nas disfunções uroginecológicas e sua relação com a postura pélvica e investigação e tratamento das disfunções gestacionais e puerperais. Protocolos de intervenção realizados por meio de treinamento dos músculos do assoalho pélvico em solo, bola, pilates, plataforma vibratória e realidade virtual.
Equipamentos de destaque: Avaliação funcional: eletromiógrafo com sensores vaginais e anais e dinamometria vaginal EMG System do Brasil, EMG Miotool. Investigação de sinais e sintomas uroginecológicos: balança eletrônica semi-analítica para Padtest; Tratamentos: eletroestimuladores neuromuscular uroginecológico, biofeedback manométrico-perineal; plataforma vibratória. Realidade virtual: console nintendo Wii; plataforma Wii balance board e game Wii fitplus, TV; Biomovi Miotec.
Docente que utiliza: Simone Botelho Pereira
Linhas de pesquisa: Processo de avaliação, prevenção e reabilitação nas disfunções musculoesqueléticas e do envelhecimento.

 

Laboratório de Cardiorrespiratória

Localização: Sala 119 – Prédio D – Unidade Educacional Santa Clara. UNIFAL-MG
Área: 13,86m2
Capacidade de desenvolvimento de estudos: avaliação e tratamento cardiovascular e pulmonar ambulatorial com indivíduos com doenças crônicas como diabete, síndrome metabólica, asma, DPOC, fibrose pulmonar, bronquiectasia, síndrome da apneia do sono entre outras doenças como miopatias e fatores de risco como tabagistas, obesidade e hipertensão.
Equipamentos de destaque:manovacuômetros; oxímetros; Threshold; Respiron; espirômetro; balança antropométrica, glicosímetro, medidor de CO2, adipômetro, dopller, tablets para realização de testes do degrau e de caminhada de seis minutos.
Docentes que utilizam: Juliana Bassalobre Carvalho Borges, Denise Hollanda Iunes e Giovane Galdino de Souza.
Linhas de pesquisa: Processo de avaliação, prevenção e reabilitação das disfunções neurológicas, cardiorrespiratórias, vasculares e metabólicas.

 

Laboratório de Tratamento de Feridas e Queimaduras

Localização: Sala 116E – Prédio D – Unidade Educacional Santa Clara. UNIFAL-MG
Área: sala com área total 14,31m2
Capacidade de desenvolvimento de estudos: destinada ao desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao estudo avaliativo e terapêutico de feridas cutâneas, com área de uso de acordo com normas sanitárias para este tipo de atendimento.
Equipamentos de destaque: laser 658nm.
Docente que utiliza: Ligia de Sousa
Linhas de pesquisa: Processo de avaliação, prevenção e reabilitação das disfunções neurológicas, cardiorrespiratórias, vasculares e metabólicas.

 

Laboratório de Palmilhas

Localização: Sala 116A – Prédio D – Unidade Educacional Santa Clara. UNIFAL-MG
Área: 28,00m2
Capacidade de desenvolvimento de estudos: Avaliação funcional, confecção de palmilhas e intervenções neuromusculoesqueléticas.
Equipamentos de destaque: Avaliação funcional e confecção de palmilhas: eletromiógrafo superfície (EMG System do Brasil), podoscópio, conjunto de gabariteiro completo, prensa térmica – Turbo Slim, Lixadeira profissional – superlixa Pro, Plantígrafo completo, moldador, Kit de equipamentos para proteção individual e limpeza, tábua para corte, vários elementos (barra infracapital, barra retrocapital, botão oliva, cunha de calcâneo) para correção e avaliação postural.
Docentes que utilizam: Adriana Teresa Silva Santos, Andreia Maria Silva Vilela Terra e Denise Hollanda Iunes.
Linhas de pesquisa: Processo de avaliação, prevenção e reabilitação nas disfunções musculoesqueléticas e do envelhecimento.
Linhas de pesquisa: ambas.

 

Laboratório de Pesquisa e Desempenho Humano

Localização: Sala D 116 A, Prédio D – Unidade Educacional Santa Clara. UNIFAL-MG
Área: 30 m2
Capacidade de desenvolvimento de estudos: análise baropodométrica, estabilométrica e análise de atividade elétrica neuromuscular, com estudos que envolvem análises posturais, de equilíbrio e estabilidade, distribuições de cargas corporais em condições ortostáticas; análise dinâmica da marcha e sua distribuição das cargas durante o passo, pico de pressão e tempo de contato com o solo, detecção das áreas de risco do pé, auxílio na confecção de órteses plantares/palmilhas, bem como na detecção de alterações biomecânicas do pé, pelve e coluna e na análise de diferença de comprimento dos membros inferiores.
EQUIPAMENTO: baropodômetro computadorizado – sensor medica® EMG System do Brasil®
Professores que utilizam: Adriana Teresa Silva Santos, Andreia Maria Silva Vilela Terra e Denise Hollanda Iunes.
Linhas de pesquisa: ambas

 

Laboratório de Fisioterapia Experimental

Localização: Sala 108 – Prédio A – Unidade Educacional Santa Clara. UNIFAL-MG
Área: 26,68 m2
Capacidade de desenvolvimento de estudos: investigação comportamental e molecular, relacionada ao efeito de diferentes modalidades de tratamento no controle da dor e inflamação em modelos animais, utilizando recursos terapêuticos para a regeneração tecidual em diferentes modelos animais.
Equipamentos de destaque: estufas de secagem; capela de exaustão (com sistema de anestesia por meio de vaporizador calibrado); agitadores magnéticos; balança analítica e digital; microscópio; peagâmetro; agitador basculante, orbital e tipo vortex; dispositivo de Banho Maria; centrífuga; placa quente e monofilamentos Von Frey para investigação do limiar nociceptivo; capela de fluxo laminar; conjuntos de micropipetas; sistema para Western blot composto por fotodocumentador (chemidoc), cuba para eletroforese, fonte de eletroforese, sistema de transferência (transblot turbo); esteira elétrica adaptada para ratos e camundongos; plataforma de marcha para ratos e camundongos; piscina para treino físico em animais; TENS; laser; ultrassom terapêutico; filmadora digital; ultrafreezer; galão de nitrogênio líquido; geladeiras e freezer, bomba para perfusão intracardíaca; sistema de eutanásia com cilindro de CO2 e caixa para o procedimento; biotério de manutenção dos animais com estante ventilada.
Docentes que utilizam: Giovane Galdino de Souza, Ligia de Sousa e Luciana Maria dos Reis.
Linhas de pesquisa: ambas.

 

 

Clínica de Fisioterapia

Por sua estrutura física, a Clínica de Fisioterapia com área total de quase 2000 metros quadrados, abriga tanto os estudantes de graduação e pós-graduação, o que permite a aproximação e integração entre eles. O espaço físico é adequado para sediar o estágio obrigatório do Curso de Fisioterapia e para atender ao PPGCR/UNIFAL-MG, com horários específicos para cada uma dessas atividades, mediante formulário próprio para agendamento, disponível em: https://www.unifal-mg.edu.br/icm/clinica-de-fisioterapia/
A Clínica possui gerenciamento próprio, com regimento interno e normas para utilização de seu espaço físico, apresentado aos alunos durante seu ingresso.
Maiores informações podem ser encontradas em: https://www.unifal-mg.edu.br/icm/clinica-de-fisioterapia/
Localização: Prédio D – Unidade Educacional Santa Clara. UNIFAL-MG
Área: 1967.292m2
Localizador: http://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/localizacao/mapa.php?id=73
Capacidade de atendimento: Com mobiliário específico para cada setor, o espaço é utilizado para atendimento na clínica escola e oferece equipamentos e horários destinados às pesquisas de iniciação científica e pós-graduação, além de diversas atividades de extensão. Dividida em:

  • Ambulatório de Fisioterapia em Gerontologia

Localização: Sala 107 – Prédio D – Unidade Educacional Santa Clara. UNIFAL-MG
Área: 104,08 m2
Capacidade de desenvolvimento de estudos: avaliação da capacidade funcional, sarcopenia, fragilidade, controle postural, dor, osteoartrite, depressão e reabilitação funcional.
Equipamentos de destaque: dinamômetro de preensão palmar, bioimpedância, algômetro e plataforma vibratória
Docentes que utilizam: Adriana Teresa Silva Santos, Adriano Simão Prado e Juscelio Pereira da Silva.
Linhas de pesquisa: Processo de avaliação, prevenção e reabilitação nas disfunções musculoesqueléticas e do envelhecimento.

 

  • Ambulatório de Fisioterapia Traumato-Ortopédica

Localização: Sala 110 – Prédio D – Unidade Educacional Santa Clara. UNIFAL-MG
Área: 113,12 m2
Capacidade de desenvolvimento de estudos: Avaliação funcional, reabilitação e treinamento muscular nas disfunções musculoesqueléticas
Equipamentos de destaque: Eletroestimuladores e aparelhos Laser AsGaAl.
Docentes que utilizam: Adriano Simão Prado, Denise Hollanda Iunes e Leonardo César Carvalho.
Linhas de pesquisa: Processo de avaliação, prevenção e reabilitação nas disfunções musculoesqueléticas e do envelhecimento.

 

  • Ambulatório de Fisioterapia Cardiovascular e Respiratória

Localização: Sala 119 – Prédio D – Unidade Educacional Santa Clara. UNIFAL-MG
Área: 77,08m2
Capacidade de desenvolvimento de estudos: avaliação da função pulmonar, força muscular respiratória, composição corporal e capacidade funcional no exercício, em pacientes adultos e pediátricos.
Equipamentos de destaque: Avaliação funcional: espirômetro, ventilômetros, dinamômetro manual, manovacuômetros, oxímetro, peakflow e balança antropométrica analítica, digital e de bioimpedância, Threshold, 6 esteiras, bicicletas, desfibrilador DEA, ambus, shaker, incentivadores respiratórios, sistema Venturi, cardiofrequencímetros, concentradores de oxigênio, monitor de sinais vitais multiparamétrico e cardiofrequêncimetros que avaliam a variabilidade da frequência cardíaca.
Docentes que utilizam: Giovane Galdino de Souza e Juliana Bassalobre Carvalho Borges
Linhas de pesquisa: Processo de avaliação, prevenção e reabilitação das disfunções neurológicas, cardiorrespiratórias, vasculares e metabólicas.

 

  • Ambulatório de Neurofuncional Adulto

Localização: Sala 106 – Prédio D – Unidade Educacional Santa Clara. UNIFAL-MG
Área: 104,08m2
Capacidade de desenvolvimento de estudos: investigação da realidade virtual como recurso terapêutico na avaliação e tratamento das diferentes disfunções neurológicas relacionadas à tônus, movimento, equilíbrio e coordenação nas diversas condições clínicas em neurologia
Docentes que utilizam: Adriana Teresa Silva Santos e Luciana Maria dos Reis.
Linhas de pesquisa: Processo de avaliação, prevenção e reabilitação das disfunções neurológicas, cardiorrespiratórias, vasculares e metabólicas.

 

  • Ambulatório de Fisioterapia em Pediatria

Localização: Sala 108 – Prédio D – Unidade Educacional Santa Clara. UNIFAL-MG
Área: 62m2
Capacidade de desenvolvimento de estudos: avaliação, intervenção fisioterapêutica em crianças, por meio de técnicas específicas utilizadas na reabilitação funcional infantil.
Docente que utiliza: Tereza Cristina Carbonari de Faria.
Linhas de pesquisa: Processo de avaliação, prevenção e reabilitação das disfunções neurológicas, cardiorrespiratórias, vasculares e metabólicas.

 

  • Ambulatório de Fisioterapia em Saúde da Mulher, Dermatofuncional e Uroginecológica

Localização: Sala 118 – Prédio D – Unidade Educacional Santa Clara. UNIFAL-MG
Área: 104,08m2
Capacidade de desenvolvimento de estudos: análise clínica dos recursos fisioterapêuticos aplicados às disfunções dermatofuncionais e vasculares.
Equipamentos de destaque:adipômetro; balança de bioimpedância e balança antropométrica; endermoterapia; Laser terapêutico de baixa potência; corrente russa e alta voltagem; peeling ultrassônico; microcorrentes e microcorrente galvânica.
Docente que utiliza: Ligia de Sousa.
Linhas de pesquisa: ambas

 

  • Ambulatório de Fisioterapia Aquática

Localização: Sala 134 (Hidroterapia) Sala 129 ( Área Molhada ) – Prédio D – Unidade Educacional Santa Clara. UNIFAL-MG
Área total: 170m2
Piscina terapêutica nas dimensões 10x15x1,50m, água aquecida, rampa e escadas de acesso, vestiários masculino e feminino adaptados.
Área molhada: 58m2.
Capacidade de desenvolvimento de estudos: protocolos aquáticos
Equipamentos de destaque: esteiras e bicicletas subaquáticas, turbilhões e máquina de gelo.
Docentes que utilizam: Adriana Teresa Silva Santos e Andreia Maria Silva.
Linhas de pesquisa: ambas

 

  • Estúdio de Pilates

Localização: Sala 131 – Prédio D – Unidade Educacional Santa Clara. UNIFAL-MG
Área: 26,68m2
Capacidade de desenvolvimento de estudos: protocolos de tratamento (MAT Pilates e Estúdio Pilates)
Equipamentos de destaque:Cadilac, Chair, Reformer, acompanhado de polias, molas e demais acessórios.
Docentes que utilizam: Andreia Maria Silva e Adriana Teresa Silva Santos.
Linhas de pesquisa: ambas

 

  • Ginásio Multifuncional

Localização: Sala 109 – Prédio D – Unidade Educacional Santa Clara. UNIFAL-MG
Área: 142,40m2
Capacidade de desenvolvimento de estudos: protocolos de tratamento para melhora da força muscular e flexibilidade
Equipamentos de destaque: estações de treinamento de força, cicloergômetros e esteiras ergométricas.
Docente que utiliza: Adriana Teresa Silva Santos, Adriano Simão Prado, Andreia Maria Silva, Denise Hollanda Iunes, Leonardo Cesar Carvalho, Ligia de Sousa, Luciana Maria dos Reis e Simone Botelho Pereira.
Linhas de pesquisa: ambas

 

Ambientes de Apoio à Pesquisa

  • Biotério

Localização: Sala 110 – Prédio A – Unidade Educacional Santa Clara. UNIFAL-MG
Área: dividido em 4 salas com área total 200m2
Capacidade de desenvolvimento de estudos: destinado à criação de animais (ratos e camundongos) em sistema convencional, com fornecimento de 500 animais/mês.
Equipamentos de destaque: câmara de CO2; freezer; lavadora e secadora de roupas; lavadora ultrassônica; balanças de precisão, microscópios, vaporeto, mesa cirúrgica, estantes para armazenamento e autoclave.
Linhas de pesquisa: ambas, com suporte para o Laboratório de Fisioterapia Experimental.

 

  • Sala de Esterilização

Localização: Salas D126, 126 A e 126B – Prédio D – Unidade Educacional Santa Clara. UNIFAL-MG
Área: dividida em 3 salas (Hall, área suja e área limpa), com área total 32,44m2.
Capacidade de desenvolvimento de estudos: destinada à higienização e esterilização de equipamentos, com suporte para a Clinica de Fisioterapia, o Laboratório de UroFisioterapia e Cardiovascular.
Equipamentos de destaque: lavadora ultrassônica, Deonizador, Seladora, Sistema Endojet e pistola Select.
Linhas de pesquisa: ambas.

 

Os laboratórios do programa estão cadastrados na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, fornecendo à comunidade, informações sobre as infraestruturas de pesquisa existentes, sua localização, possibilidades e condições de uso.