A coordenação do PPGE informa que no momento estão suspensos pedidos de credenciamento. Tão logo as novas normas sejam definidas haverá edital de chamada pública para tal finalidade.
| Docente | Temática de Pesquisa |
|---|---|
| Abelardo Bento Araújo | -Política educacional; -Gestão de sistemas de ensino e de instituições escolares de educação básica; -Gestão escolar no estado de Minas Gerais; -Políticas de avaliação externa ou de sistemas educacionais; -Avaliação da educação em Minas Gerais. |
| Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza | – Formação de professores e currículo. – Formação de professores e processos de aprender. – Processos de ensino e aprendizagem. – Formação de professores e gestão educacional. |
| Ana Lúcia da Silva | – Educação e relações étnico-raciais; – Ensino de História da África e cultura afro-brasileira; Ensino de História na perspectiva da Educação antirracista; – Educação, História Política, movimento negro, mulheres e feminismo negro: diálogos interseccionais raça, gênero e classe; – Educação , Política e História do Brasil na Ditadura militar (1964 -1985). |
| André Luiz Sena Mariano | – Relações entre Educação, Escola e Cultura em perspectiva decolonial e intercultural; – Currículo: Políticas e práticas em perspectiva decolonial e intercultural; – Pedagogia e Epistemologia das Encruzilhadas; |
| Cristiane Fernanda Xavier | – Educação de Jovens e Adultos (EJA); – Sociologia figuracional das relações de poder; – Estigma/preconceito/violência; – História da educação de adultos. |
| Elaine Angelina Colagrande | – Formação de professores de Ciências/ Química – Educação Ambiental e ensino de Ciências/ Química |
| Fabiana de Oliveira | – Educação Infantil; – Relações Geracionais e Direitos das Crianças; – Educação e Relações Étnico Raciais. |
| Frederico Augusto Toti | – Enfoques Ciência, Tecnologia Sociedade (CTS) na Educação em Ciências; – Educação em Ciências e Cidadania; – Relações entre Educação, Trabalho e Ensino de Física. |
| Gabriel Gerber Hornink | – Ensino e aprendizagem de princípios de de linguagens de programação, como com o App Inventor e Scratch; – Produção e/ ou avaliação de tecnologias educacionais para o ensino-aprendizagem de Ciências, Biologia ou Bioquímica; – Ensino e aprendizagem de Bioquímica. |
| Guilherme Henrique Gomes da Silva | – Ensino e aprendizagem da matemática; – Formação de professores que ensinam matemática; – Educação matemática crítica. |
| Helena Maria dos Santos Felício | – Desenvolvimento curricular; – Currículo e trabalho docente; – Currículo e formação de professores. |
| Keila Bossolani Kill | – Formação de professores de Ciências/Química; – Ensino e aprendizagem em Ciências/Química |
| Luís Antonio Groppo | – Movimentos juvenis; – Movimento estudantil; – Juventude e educação; – Sociologia da educação |
| Marcelo Rodrigues Conceição | – Estatísticas educacionais; – Sociologia da educação; – A profissão de professor sob a ótica da sociologia das profissões. |
| Márcio Abondanza Vitiello | – Ensino e aprendizagem de Geografia; – Análise e produção de livros e materiais didáticos; – Ideologia e currículo e Educação ambiental. |
| Marcos Roberto de Faria | – Filosofia e educação; – História das idéias pedagógicas no Brasil; – Educação jesuítica |
| Maria Emília Almeida da Cruz Tôrres | – Ensino de leitura em língua materna; – A formação de professores e o ensino de língua materna; – Alfabetização e letramento. |
| Olavo Pereira Soares | – Ensino de história; – Formação de professores; – Didática. |
| Paulo Romualdo Hernandes | – Educação jesuítica; – História e historiografia da educação brasileira; – Educação formal investiga à luz da Pedagogia Histórico-Crítica |
| Rejane Siqueira Júlio | – Ensino e aprendizagem da Matemática; – Formação de professores de Matemática; – Filosofia da educação Matemática |
| Sara Esther Dias Zarucki Tabac | – Ensino e aprendizagem de Sociologia – Ciências Sociais e Educação Básica – Formação de professores de Ciências Sociais – Desigualdades de oportunidades educacionais de nível superior e sobre a inserção profissional dos egressos |
| Cargo | ![]() |
![]() |
|---|---|---|
| Coordenador | Prof. Dr. André Luiz Sena Mariano Portaria nº 1.139 – 05 de julho de 2024 |
andre.sena@unifal-mg.edu.br |
| Vice-coordenador | Prof. Dr. Olavo Pereira Soares Portaria nº 1.147 – 08 de julho de 2024 |
olavo.soares@unifal-mg.edu.br |
| Membros | Função |
|---|---|
| André Luiz Sena Mariano | Presidente |
| Olavo Pereira Soares | Vice Presidente |
| Márcio Abondanza Vitiello | Membro Titular |
| Helena Maria dos Santos Felício | Membro Suplente |
| Elaine Angelina Colagrande | Membro Titular |
| Rejane Siqueira Julio | Membro Suplente |
| Luis Antonio Groppo | Membro Titular |
| Marcelo Rodrigues Conceição | Membro Suplente |


