ÁREA DE PESQUISA | DESCRIÇÃO | PROFESSOR PERMANENTE |
---|---|---|
Culturas, Práticas e Processos na Educação | A linha de culturas, práticas e processos na educação dedica-se às pesquisas sobre a educação em seus diferentes níveis de ensino por meio do estudo das culturas escolares e familiares associadas às práticas e aos processos de ensino e de aprendizagem, assim como as diferentes linguagens neles implicadas. | Eixo 01: Práticas Escolares, Didática e Currículo Fabiana de Oliveira Helena Maria dos Santos Felício Olavo Pereira Soares Eixo 02: Linguagem, Alfabetização e Letramento Maria Emília Almeida da Cruz Tôrres |
Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias |
A linha de Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias visa promover pesquisas fundamentais em Ensino de Ciências (Física, Química, Biologia), Matemática e suas Tecnologias, além das Tecnologias Educacionais. As temáticas de pesquisa da linha abrangem as agendas contemporâneas de pesquisa na área de Ensino de Ciências e Educação Matemática com foco na formação de professores, currículo de ciências, enfoque CTS, Educação em Ciências para a Cidadania, Linguagens, Educação Matemática, Tecnologias Educacionais e Processos de ensino e de aprendizagem. | Frederico Augusto Toti Gabriel Gerber Hornink Guilherme Henrique Gomes da Silva Keila Bossolani Kiill Rejane Siqueira Júlio Elaine Angelina Colagrande. |
Educação e Sociedade: sujeitos, ideias e políticas | O estudo dos processos formativos em diferentes espaços, temporalidades e perspectivas, considerando análises históricas, filosóficas, sociológicas e políticas. Aborda os diferentes sujeitos, a construção e a circulação de ideias e políticas educacionais. | André Luiz Sena Mariano Cristiane Fernanda Xavier Luís Antonio Groppo Marcos Roberto de Faria Marcelo Rodrigues Conceição Paulo Romualdo Hernandes. |
Grupo de Pesquisa
Segue abaixo a relação de Docentes e seus respectivos Grupos de Pesquisa: