Projetos

Conheça aqui os projetos que estão sendo desenvolvidos pelo grupo

 

PROTHEA LEGUMINOSAS

Resumo

Há mudanças recentes de paradigmas sobre a ingestão de proteínas e em especial sobre certas características de proteínas vegetais. Por exemplo, as baixas concentrações de determinados aminoácidos, como metionina, e presença de inibidores de proteases, antes entendidas como características negativas, hoje encontram fortes indicativos de que podem colaborar para a longevidade humana, e leguminosas podem apresentar estas características. O aumento da expectativa de vida humana e a observação de que recomendações de quantidades de proteínas e aminoácidos em específico deveriam ser tratadas de maneira diferenciada entre faixas etárias distintas, reforçam a necessidade de mais estudos sobre essas características de leguminosas dentro desse cenário. Leguminosas já fazem parte de nossa alimentação, mas nem todas são consumidas e as quantidades podem não alcançar as necessidades diárias e os preparos podem não otimizar seus benefícios. Este projeto inclui etapas de levantamento de quantidade e formas de consumo; e avaliação da qualidade das preparações citadas e participação das leguminosas na dieta, bem como avaliação de perfil de aminoácidos e dosagens de inibidores de proteases. Inclui também a proposição de novas formas de consumo, incluindo-se grãos germinados ou o preparo de extratos vegetais e também avaliações nutricionais e de potencial nutracêuticos das proteínas isoladas, focando-se especialmente nos parâmetros que vem sendo associados à promoção da longevidade e que indicariam controle e prevenção de doenças associadas à pessoa idosa, como potencial anti-hipertensivo ou hipoglicemiante. Além da geração de dados que colaborem para a discussão sobre necessidades proteicas no contexto da longevidade, este projeto pretende gerar produtos que sejam promotores de conhecimento pelo publico, como, por exemplo, através de oficinas e materiais de divulgação.

Grupo: Este trabalho é Coordenado pela Profa Olga Luisa Tavano e Prof Sinézio Inácio da Silva Junior, sendo desenvolvido conjuntamente com discentes do Curso de Mestrado em Nutrição e Longevidade/UNIFAL-MG, e discentes do Curso de Graduação em Nutrição/UNIFAL-MG que realizam seus projetos de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso.

 

 

PROTEASES APLICADAS À PROMOÇÃO DA SAÚDE

Resumo

Hidrolisados protéicos constituem uma importante alternativa ao uso de proteínas intactas no desenvolvimento de diferentes fórmulas, a exemplo daquelas especialmente desenhadas para pacientes com necessidades especiais. Além do fornecimento de aminoácidos, estes produtos podem ser fontes de peptídeos específicos que exerçam impactos positivos no metabolismo humano, sendo conhecidos como peptídeos bioativos. O estudo de métodos de produção dos peptídeos bioativos…continue lendo