O Curso

Apresentação

O Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica foi aprovado e sua homologação foi publicada pela Portaria Conjunta nº 5 de 31 de outubro de 2012 /MS/MEC/SGTES. Em 13 de novembro de 2018 o Programa foi reconhecido pelo Ofício nº 1869/2018/CGRS/SESU/SESU-MEC, como Programa de Residência em área profissional de saúde.

Tem como objetivo geral formar profissionais qualificados, para atuarem no cuidado à saúde da mulher nos processos de reprodução, gestação, parto e nascimento, puerpério, ao neonato e família, compreendendo seus aspectos sociais, culturais, emocionais, éticos e fisiológicos, orientados pelas boas práticas e evidências científicas, pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM) e Pacto pela redução da Mortalidade Materna e Neonatal, e pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Busca formar o enfermeiro como um profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificado para o exercício de Enfermagem Obstétrica, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos, capaz de conhecer e intervir no ciclo grávido-puerperal no sentido de prevenir ou atenuar a morbimortalidade da gestante e neonato. Que conheça os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes, capacitado para atuar com senso de responsabilidade social, e, compromisso com a cidadania, por meio do processo de integração ensino-serviço-trabalho e interdisciplinaridade.

O curso tem  o total de 5760 horas distribuídas em 1152 horas de atividades teóricas (20%) e 4608 horas de atividades práticas (80%), em serviço, de acordo com o Art. 1º e 2º da Resolução nº. 3, de 4 de maio de 2010, da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde. Tem  duração de 24 meses, com uma carga horária de 5760 horas distribuídas em Residência 1 (R1) referente ao primeiro ano e Residência 2 (R2) referente ao segundo ano. Esse curso é ministrado na modalidade em serviço por meio de tutoria acadêmica e preceptoria em cenários de práticas. As atividades práticas deste núcleo têm como finalidade propiciar ao residente a oportunidade de vivenciar, conhecer e apresentar sugestões para melhoria das ações desenvolvidas nos locais de prática, em diferentes pontos de atenção da Rede Cegonha.  Tais atividades são realizadas na maternidade da Casa de Caridade de Alfenas, “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”; no Hospital Regional do Sul de Minas, em Varginha; bem como em serviços de saúde da rede municipal de Alfenas, da atenção primária à saúde, onde é realizada a captação precoce da gestante, o acompanhamento do pré-natal, por classificação de risco clínico e social e o puerpério.

Desde 2016 foi firmado um Acordo entre a UNIFAL-MG e UFRJ para complementar a formação dos enfermeiros do programa. As atividades são realizadas na Maternidade  Maria Amélia Buarque de Holanda, no Rio de Janeiro, no segundo ano do curso.

As atividades foram iniciadas em 2013, sendo realizado processo seletivo para o preenchimento de seis vagas para Enfermeiros. Até esse ano foram formadas no total 17 Enfermeiras Obstétricas pelo Programa. Atualmente temos cinco enfermeiros cursando o Programa.

 

 

Objetivos do Curso

           

O objetivo geral e os objetivos específicos foram elaborados de acordo com as recomendações propostas pelo Projeto Piloto do Programa Nacional de Residência em Enfermagem Obstétrica

 

 

Geral

Formar profissionais qualificados, para atuarem no cuidado à saúde da mulher nos processos de reprodução, gestação, parto e nascimento, puerpério, ao neonato e família, compreendendo seus aspectos sociais, culturais, emocionais, éticos e fisiológicos, orientados pelas boas práticas e evidências científicas, pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM) e Pacto pela redução da Mortalidade Materna e Neonatal, e pelos princípios e diretrizes do SUS.

 

Específicos

O Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica da Universidade Federal de Alfenas, deverá ainda capacitar os enfermeiros para:

– Analisar as condições de vida e saúde da mulher e do neonato em seu contexto social e cultural;

– Realizar ações educativas junto à mulher e à família, que promovam a expressão e valorização do saber feminino;

– Investigar a realidade assistencial, com vista à produção de conhecimento, à transformação desta prática e ao desenvolvimento de tecnologias próprias da enfermagem;

– Desenvolver atividades de gestão da assistência à mulher, neonato e família, articuladas à equipe multiprofissional;

– Atuar em rede de atenção à saúde em consonância com as linhas de cuidado à mulher, ao recém-nascido e à família;

– Assistir a mulher no planejamento reprodutivo, na gestação de baixo risco, no trabalho de parto e parto sem distócia, no período puerperal, no processo de abortamento, ao neonato e família;

– Realizar o parto normal sem distócia;

– Identificar as distócias e riscos obstétricos, perinatais e tomar providências na assistência pré-natal, trabalho de parto, parto, puerpério e no cuidado ao neonato;

– Atuar na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

 

Público Alvo

Dirigido a profissional da saúde de nível superior enfermeiro, legalmente habilitado, que tenha concluído o curso de graduação até a data da matrícula.