Palestrantes

19/10/2022 – 4ª feira

Élido Bonomo 

Especialização em Nutrição e Dietética; mestre e Saúde Pública área de Epidemiologia e doutor em Ciências da Saúde na área da Saúde da Criança e do Adolescente É servidor público da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência em Ensino, Pesquisa e Extensão, com ênfase em Nutrição Social e Saúde Coletiva, com atuação nos seguintes temas: Saúde e Nutrição de Pré-escolares e Escolares; Consumo Alimentar; Inquérito Nutricional Populacional; Estado Nutricional; Carências Nutricionais; Epidemiologia Nutricional; Segurança Alimentar e Nutricional, Agricultura Familiar e Políticas Públicas e Controle Social. Atualmente é o presidente do Conselho Federal de Nutricionistas.

 

Luiz Menezes

Luiz Menezes: Nutricionista, Mestre e Doutorando no Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto. Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Nutrição e Saúde Coletiva (GPENSC) e do Núcleo em Pesquisa e Estudos em Nutrição Clínica (NUPENC).  Atua na área de epidemiologia nutricional e distúrbios relacionados ao ciclo sono-vigília e a cronobiologia.

 

Ana Cláudia Silva

Nutricionista, atuando na área de Gestão da Saúde da SES/MG e com atendimentos nutricionais. Graduada pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Possui especialização em Gestão em Saúde pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) e Terapia Nutricional e Nutrição Clínica pelo Ganep – Nutrição Humana. Foi Nutricionista do NASF do município de Varginha-MG por 7 anos e Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Possui formação complementar em Auriculoterapia e Reiki.

 

Bruno Martins Dala Paula

Nutricionista (UFMG), especialista em Ciência de Alimentos com foco em Tecnologia de Frutas e Hortaliças (UFPel), em Gestão e Avaliação de Projetos Sociais (UFMG), mestre e doutor em Ciência de Alimentos (UFMG), com período de doutoramento sanduiche no USDA-ARS em Fort Pierce, Fl. Atualmente é docente da UNIFAL-MG, membro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Nutrição e Longevidade (UNIFAL-MG), em Ciência e Tecnologia de Alimentos (IFSULDEMINAS) e (lato sensu) em Tecnologia e Qualidade na Produção de Alimentos (UNIFAL-MG).

 

Karin Dunker

Nutricionista pela USP. Mestre e Doutora pela USP. Pós Doutora pela UNIFESP. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa (NUPE) do AMBULIM-IPq-HC-FMUSP. Orientadora da Pós-Graduação de Fisiopatologia Experimental da Faculdade de Medicina-USP. Organizadora do livro Transtornos Alimentares e nutrição: da prevenção ao tratamento. Editora Manole, 2020. Autora da série de livros infanto-juvenis do projeto @prevencao.sem.danos

 

20/10/2022 – 5ª feira

Gustavo Porpino

Gustavo é doutor em administração de empresas, com concentração em marketing, pela FGV-EAESP. Foi pesquisador visitante na Escola de Agricultura da Universidade Cornell, onde realizou pesquisas sobre comportamento de consumo de alimentos. Antes de trabalhar na Embrapa, fez especialização em gestão empresarial na Queensland University of Technology, na Austrália, e mestrado em administração pela UFRN. É analista da Embrapa desde dezembro/2005 e atualmente faz parte da equipe de PD&I da Embrapa Alimentos e Territórios. Liderou dois projetos nos Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil  sobre desperdício de alimentos, e atualmente é colaborador de iniciativas da ONU Meio Ambiente e FAO sobre sistemas alimentares sustentáveis. Não menos importante, é casado com Simone, também embrapiana, pai de Sarah e Pedro, e adora transformar as sobras das refeições em pratos criativos!

 

Suzi Barletto Cavalli

Nutricionista, Mestre em Extensão Rural (UFSM) e Doutora em Alimentos e Nutrição (UNICAMP). Pós-Doutorado em Nutrição (Universidade de Buenos Aires – UBA, Argentina). Professora do Programa de Pós-graduação em Nutrição, Mestrado e Doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os temas de pesquisa são relacionados ao sistema alimentar: produção e consumo de alimentos. Alimentação e qualidade:  seguros, saudáveis e sustentáveis. Foi membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) do Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação, 2011 a 2015. Coordena o Observatório de Estudos em Alimentação Saudável e Sustentável (ObASS)

 

Luciana Aragão

Nutricionista, pela UNESA, que atua na área clínica com abordagem em comportamento alimentar, capacitada pelo Instituto NC, e aprimorada em Transtornos Alimentares pelo IPq-HCFMUSP. Acredita na promoção de saúde com ética, inclusão e acolhimento de todas as pessoas. Colaboradora da equipe de produção de conteúdo para as mídias sociais da ASTRALBR. Também advogada, graduada pela UFRJ, realiza palestras e cursos sobre ética profissional na Nutrição.

 

Prof. PhD Marcos Drummond – Zang

Professor do curso de Educação Física da UFMG. Coordenador e pesquisador do Laboratório de Nutrição e Treinamento Esportivo (LAN-UFMG). Supervisor e nutricionista do setor de nutrição do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG (CTE-UFMG).

 

 

Mariana Souza Lopes

Nutricionista e Doutora em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2013). Professora do Departamento de Nutrição da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Pesquisadora do Grupo de Pesquisas de Intervenções em Nutrição (GIN/UFMG-CNPq).

 

 

Daiana Quintiliano Scarpelli Dourado

Nutricionista, especialista em Nutrição Clínica e em Bioética. Mestre e doutora em Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Professora Associada e pesquisadora da Universidad del Desarrollo, Santiago, Chile.

 

 

 

Anelise Andrade de Souza

Possui graduação em Nutrição pela Escola de Nutrição (ENUT) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) (2004), especialização em Alimentação e Nutrição do Escolar pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE UFOP/FNDE) (2013), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Nutrição (PPGSN), linha de pesquisa Nutrição em Saúde Coletiva (ENUT/UFOP) (2015) e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, grupo de pesquisa Políticas Públicas e Direitos Humanos em Saúde e Saneamento (PPDH) (Instituto René Rachou (IRR)/Fiocruz Minas) (2020). Professora adjunta do Departamento de Nutrição Clínica e Social (ENUT/UFOP). Orientadora de estágio na Saúde Coletiva (APS, SAD, PNAE, Desenvolvimento Social). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Políticas de Saúde e Proteção Social (PSPS) (IRR/Fiocruz Minas). Membro da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável. Coordenadora do Projeto de Extensão “Circula Agricultura” e do Projeto de Pesquisa e Extensão “Promoção da Saúde e da Segurança Alimentar e Nutricional da População Transgênero dos Municípios de Mariana e Ouro Preto”. Possui experiência no campo da Saúde Coletiva com Políticas Públicas de Saúde, Alimentação e Nutrição e Proteção Social, com ênfase no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Bolsa Família (PBF) e Política de Saneamento.

 

21/10/2022 – 6ª feira

Maria Teresa Pedrosa Silva Clerici 

Farmacêutica-Bioquímica, Mestre em Ciência dos Alimentos e Doutora em Tecnologia de Alimentos. Professora MS-5.1 no DECAN/FEA/ Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Área de atuação: Amidos e fibras, extrusão termoplástica, panificação e massas alimentícias, alimentos regionais, sustentabilidade, saudabilidade, tecnologia social no processamento de alimentos para o pequeno e médio agricultor. Atualmente sou membro suplente da Comissão Assessora de Diversidade Étnico-Racial e de Gênero e Sexualidade da Unicamp, e membro titular no Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Campinas e líder da América Latina do Global Forum for Sustainable Rural Development

 

Lorena Melo

Graduada em Nutrição – UniCEUB – 2006. Especialista em Gestão de Políticas de Alimentação e Nutrição – Fiocruz – 2009. Especialista em Gestão de Redes de Atenção à Saúde – Fiocruz – 2016. Mestre em Saúde Coletiva – UnB – 2022. Experiência em Nutrição e Saúde Pública, com atuação na gestão municipal e federal.

 

 

 

Sylvia Franceschini

Sylvia do Carmo Castro Franceschini. Nutricionista com Especialização em Nutrição Básica e Aplicada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP. Mestre em Nutrição e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo/Escola Paulista de Medicina. Professora Titular do Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa. Orientadora nos programas de pós graduação em Ciência da Nutrição e no de Agroecologia da UFV.  Pro-Reitora de Assuntos Comunitários da UFV.