Trabalhos selecionados apresentação oral

REGULAMENTO PARA APRESENTAÇÃO ORAL DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS SELECIONADOS

 

CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES INICIAIS

 

Art. 1º – Fazendo jus ao descrito no Art. 24º, Capítulo V, do “Regulamento para Submissão de Trabalhos Científicos”, apresenta-se neste documento as normas referentes à apresentação oral dos trabalhos selecionados.

Art. 2º – Conforme descrito no Art. 21º, Capítulo IV do documento “Regulamento para Submissão de Trabalhos Científicos”, os trabalhos que foram avaliados e obtiveram as melhores pontuações foram selecionados para apresentação oral.

Art. 3º – Foram selecionados 2 (dois) trabalhos de cada subárea temática (Alimentos e Alimentação Coletiva; Ciências Humanas e Sociais em Alimentação e Nutrição; Epidemiologia e Políticas de Alimentação e Nutrição; Nutrição Clínica e do Esporte), totalizando 8 (oito) apresentações orais.

Art. 4º – O autor indicado como apresentador no resumo que foi enviado para o Congresso será contatado por e-mail para receber as instruções quanto à apresentação.

 

CAPÍTULO II

INSTRUÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DA APRESENTAÇÃO

 

Art. 5º – As apresentações devem ser elaboradas, preferencialmente, utilizando-se o programa PowerPoint ou equivalente, permitindo assim a visualização do conteúdo na forma de slides.

Art. 6º – Não existe um modelo padrão para elaboração da apresentação. Contudo, sugere-se que no primeiro slide sejam incluídas as seguintes informações: (1) IV Congresso Sul Mineiro de Nutrição (ver no site https://www.unifal-mg.edu.br/sulminutri/); (2) Logo da instituição, do departamento OU do laboratório de origem do(s) autor(es); (3) Título do trabalho; (4) Nome do autor apresentador e demais coautores, se aplicável; (4) Endereço de e-mail do autor correspondente.

Art. 7º – Todas as informações incluídas na apresentação do trabalho são de total responsabilidade do(s) autor(es).

 

CAPÍTULO III

DA APRESENTAÇÃO

 

Art. 8º – Todas as apresentações serão realizadas virtualmente no dia 21 de outubro de 2022 entre 15:00 e 17:30 horas da tarde, conforme a programação do congresso disponível no site https://www.unifal-mg.edu.br/sulminutri/programacao/.

Art. 9º – O trabalho deverá ser apresentado por apenas um autor, preferencialmente, o que foi indicado no resumo enviado previamente ao Congresso. Caso esse não possa realizar a apresentação, um coautor poderá substituí-lo desde que esteja também inscrito no Congresso. Se essa substituição ocorrer, a comissão científica deverá ser informada por e-mail (alice.paulino@unifal-mg.edu.br) com no mínimo 2 (dois) dias de antecedência.

Art. 10º – A ordem das apresentações foi determinada por meio de sorteio aleatório e encontra-se no quadro abaixo:

Subárea temática Horário Título do trabalho
Alimentos e Alimentação Coletiva 15:00-15:15 Análise da Composição Nutricional de Refeições em um Centro de Educação Infantil Segundo o Programa Nacional de Alimentação Escolar.
15:20-15:35 Compostos Bioativos e Potencial Antioxidante em Jurubeba In Natura e em Conserva
Ciências Humanas e Sociais em Alimentação e Nutrição 15:40–15:55 Imagem Corporal x Bullying nas Escolas: Um Relato de Experiência em Educação Alimentar e Nutricional
16:00-16:15 Avaliação do Comer Com Atenção Plena (Mindful Eating) Segundo a Renda de Gestantes Atendidas em um Município Mineiro
Epidemiologia e Políticas de Alimentação e Nutrição 16:20–16:35 A Ingestão Alimentar Realizada em Frente às Telas Influencia o Consumo de Alimentos Ultraprocessados?
16:40-16:55 Características Socioeconômicas, de Saúde e Aspectos Nutricionais: Estudo Seccional com Pessoas Idosas da Comunidade
Nutrição Clínica e do Esporte 17:00–17:15 Relação entre Força de Preensão Palmar e Medidas Antropométricas para Avaliação de Sarcopenia em Pacientes Renais Crônicos em Hemodiálise
17:20–17:35 Cronotipo e Estado Nutricional de uma População Infanto-Juvenil com Diabetes Mellitus Tipo 1

 Art. 11º – O link para entrar na sala de apresentação dos trabalhos orais será enviado exclusivamente para o apresentador por e-mail e esse não deve ser compartilhado com terceiros. Esse link será o mesmo para todas as apresentações. Portanto, o apresentador deve entrar na sala apenas próximo ao seu horário de apresentação e permanecer nela somente até a finalização da sua apresentação.

Art. 12º – Todas as apresentações serão transmitidas ao vivo através do canal oficial da UNIFAL-MG no YouTube (https://www.youtube.com/unifalmgoficial).

Art. 13º – Em nenhuma hipótese haverá mudança no horário da apresentação por parte do apresentador. Caso ocorra alguma alteração, por “força maior”, a comissão científica informará o apresentador por e-mail com prévia antecedência.

Art. 14º – Cada apresentador terá no máximo 10 (dez) minutos para realizar a exposição oral do seu trabalho. Dois minutos antes de completar o tempo máximo, o moderador avisará o apresentador. Caso ele exceda os 10 (dez) minutos, o moderador solicitará imediatamente a interrupção da apresentação.

Art. 15º – A banca poderá inquirir o apresentador caso julgue necessário, desde que não seja excedido o tempo máximo de 5 (cinco) minutos após a apresentação.

Art. 16º – O apresentador deve estar on-line na sala de apresentação 5 (cinco) minutos antes do tempo previsto visando realizar os preparativos para a exposição do conteúdo.

Art. 17º – É de responsabilidade do apresentador conhecer o sistema Google Meeting para compartilhar o arquivo no dia da apresentação oral.

Art. 18º – Em caso de instabilidade ou queda da rede de Internet do moderador, dos avaliadores ou do apresentador exclusivamente durante a apresentação, ajustes de horários poderão ser realizados.

 

CAPÍTULO IV

DA AVALIAÇÃO

 

Art. 19º – Os trabalhos serão avaliados por comissões compostas por 2 (dois) membros com experiência nas subáreas temáticas (Alimentos e Alimentação Coletiva; Ciências Humanas e Sociais em Alimentação e Nutrição; Epidemiologia e Políticas de Alimentação e Nutrição; Nutrição Clínica e do Esporte).

Art. 20º – Os nomes que comporão as comissões serão divulgados no dia das apresentações antes do início das mesmas.

Art. 21º – Para avaliação do trabalho, cada examinador atribuirá ao apresentador uma nota de 0 a 10, considerando os critérios estabelecidos no quadro abaixo:

Critério Pontuação
Capacidade de síntese e atualização do conteúdo 2
Domínio do conteúdo e adequação a subárea temática 3
Capacidade de organizar ideias e de expressá-las com clareza 2
Capacidade relativa à utilização dos recursos de comunicação 1
Não exceder o tempo máximo de apresentação (15 minutos) 1
Arguição 1

Art. 22º – Cada trabalho receberá duas notas totais sendo uma do primeiro avaliador e outra do segundo avaliador. Cada nota representará o somatório das pontuações apresentadas para os critérios do quadro acima.

Art. 23º – Caso o apresentador não esteja on-line na sala em até no máximo 5 (cinco) minutos após o horário de início mencionado no quadro do artigo 10º, independentemente do motivo, o trabalho não poderá ser apresentado e receberá nota 0 (zero).

 

CAPÍTULO V

DO RESULTADO

 

Art. 24º – O resultado final será obtido por meio da média aritmética simples considerando as notas atribuídas para a apresentação oral do trabalho.

Art. 24º – O trabalho que obtiver a maior média final, dentro de cada subárea temática, receberá menção honrosa.

Art. 26º – Em caso de empate na nota final, as notas atribuídas para o critério “Domínio do conteúdo e adequação a subárea temática” (quadro do artigo 21º), na apresentação oral, pelos dois avaliadores serão analisadas. A média aritmética simples será computada e aquela com maior valor será usada para o desempate.

 

 CAPÍTULO VI

DISPOSIÇÕES FINAIS

  

Art. 27º – Os trabalhos vencedores do primeiro lugar, de cada subárea, receberão certificado de premiação.

Art. 28º – Os demais trabalhos não premiamos receberão certificado de que foram apresentados na modalidade oral, sem qualquer distinção de classificação.

Art. 29º – Quaisquer esclarecimentos adicionais que não estiverem elencados nesse regulamento podem ser elucidados por meio de questionamento enviado para a comissão científica pelo e-mail alice.paulino@unifal-mg.edu.br.

 

Alfenas, 11 de outubro de 2022

Comissão Científica do IV Congresso Sul Mineiro de Nutrição

https://www.unifal-mg.edu.br/sulminutri/