Regulamento submissão trabalhos científicos

Prazo para submissões encerrado!

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

CAPÍTULO I

DA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Art. 1º – Poderão ser inscritos trabalhos de pesquisa, extensão e relatos de experiência no formato de resumo e elaborados em conformidade com as orientações deste regulamento. Não serão aceitos trabalhos de revisão de literatura.

Art. 2º As inscrições serão efetuadas diretamente na plataforma do CAEX (http://www.unifal-mg.edu.br/caex/inscricoes/).

Art. 3º – A inscrição dos trabalhos será na subárea temática que melhor se adequar a escolha do(s) autor(es).

I – Área temáticas são:

  • Alimentos e Alimentação Coletiva;
  • Ciências Humanas e Sociais em Alimentação e Nutrição;
  • Epidemiologia e Políticas de Alimentação e Nutrição;
  • Nutrição Clínica e do Esporte.

Art. 4º – Os trabalhos submetidos serão avaliados por, no mínimo, dois avaliadores com experiência na área temática.

Art. 5º- Na submissão do trabalho deverá ser informado o endereço eletrônico completo do autor apresentador, para correspondência e contatos durante o Congresso.

CAPÍTULO II

DOS CRITÉRIOS DE SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

Art. 6º – O autor apresentador do trabalho deverá estar inscrito no evento, cuja efetivação da inscrição deverá ser realizada até 12 de setembro de 2022, pelo site do evento.

Art. 7º – Serão aceitos até três trabalhos por inscrição no Congresso.

Art. 8º – Cada trabalho poderá ter até seis autores.

Art. 9º – A grafia dos nomes do(s) autor(es) e a revisão ortográfica do texto é de inteira responsabilidade dos mesmos, portanto, não serão realizadas correções após a submissão do trabalho.

Art. 10º – Os trabalhos serão redigidos na língua portuguesa, na forma de resumo, em conformidade com o capítulo III deste regulamento.

Art. 11º – Os trabalhos realizados com seres humanos ou animais, cujo delineamento seja de intervenção e/ou experimentais, quando solicitado, deverão comprovar que foram aprovados por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), informando no Resumo o número de protocolo desta aprovação. Em casos de trabalhos em que a coleta de dados foi realizada apenas por meio de entrevistas ou naqueles em que a abordagem realizada com pessoas tenha sido de cunho educativo, será aceita a menção no Resumo do uso do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) como requisito ético de participação no Estudo/pesquisa.

Art. 12º – Serão selecionados para a apresentação na modalidade Oral os trabalhos que obtiverem as melhores pontuações na avaliação.

Art. 13º – O autor apresentador do trabalho selecionado para a modalidade Apresentação Oral receberá a comunicação do resultado por meio do endereço eletrônico, informado no ato da submissão do trabalho.

Art. 14º – A divulgação dos resultados das avaliações dos trabalhos submetidos ao Congresso ocorrerá a partir do dia 03 de outubro de 2022 por meio do e-mail utilizado para a submissão do trabalho.

Art. 15º – Os trabalhos que não preencherem os requisitos especificados neste regulamento não serão aceitos sob qualquer hipótese.

CAPÍTULO III

INSTRUÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS

Art. 16º – A inscrição dos trabalhos deverá ser realizada na área temática de escolha do(s) autor(es) e estar de acordo com as seguintes instruções (Template_IV_Sulminutri):

I – Limitar-se ao máximo de 2500 caracteres com espaços.

  1. a) não conter figuras, gráficos, tabelas ou imagens.
  2. b) não utilizar siglas e abreviaturas ao longo do texto;

II – Título: Escrever o título com letras maiúsculas, em negrito, logo abaixo do limite superior e centralizado;

III – Indicação de autores:

  1. a) indicado(s) em ordem de autoria com o número máximo de seis (6) autores;
  2. b) nome completo iniciando pelo primeiro nome e finalizando com sobrenome do primeiro autor e indicado com o numeral um (1) sobrescrito referente ao vínculo institucional;
  3. c) nome completo iniciando pelo primeiro nome e finalizando com sobrenome do(s) demais autor(es) e indicado com o numeral dois (2) sobrescrito referente ao vínculo institucional. Na situação em que os demais autores estiverem vinculados à mesma Instituição, indicar com o numeral sobrescrito correspondente;
  4. d) o nome do apresentador do trabalho deverá estar sublinhado;
  5. e) constar o endereço eletrônico do apresentador.

IV- Indicação de Instituição:

  1. a) Fonte Times New Roman, tamanho 10, nome completo por extenso e sigla da Instituição a qual o trabalho está relacionado, indicando a cidade, estado e país;
  2. b) no caso de mais de uma Instituição relacionada, citar os dados da Instituição na linha logo abaixo ao da primeira Instituição e atendendo a formatação citada no critério IV – a).

Art. 17º- O corpo do texto do trabalho deverá estar em fonte Times New Roman, fonte 12, com espaçamento entre linhas 1,15, em parágrafo único e justificado, contendo: introdução, objetivo, métodos, resultados e conclusão.

Art. 18º – Indicar de três a cinco descritores, separadas por ponto e vírgula. Os descritores em língua portuguesa devem ser extraídos da terminologia Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS).

Art. 19º- As referências (bibliográficas) não devem constar no corpo do resumo, devendo ser apresentadas, segundo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) ABNT/NBR 14724:2013, no limite de até três referências, escrita em fonte Times New Roman, tamanho 11 e espaçamento simples.

Art. 20º – O resumo deverá obedecer ao limite máximo de uma (1) página. Não serão aceitos resumos que ultrapassarem uma (1) página.

CAPÍTULO IV

DA AVALIAÇÃO

Art.21º- Os trabalhos serão avaliados pela Comissão de Avaliação de Trabalhos do Congresso, seguindo os critérios abaixo e serão classificados em “Aceito” ou “Não aceito”:

Critérios de Avaliação:
1. Originalidade e relevância
2. Método utilizado e/ou tratamento estatístico do material
3. Adequação do texto e apresentação dos resultados
4. Conclusões pertinentes aos objetivos e dados apresentados

Art. 22º A Comissão de Avaliação de Trabalhos indicará os resumos aceitos à apresentação na modalidade Oral.

Art. 23º – A decisão da Comissão de Avaliadores de Trabalhos será irrevogável, não cabendo recurso de qualquer natureza.

CAPÍTULO V

ORIENTAÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO ORAL DOS TRABALHOS

Art. 24º – Os trabalhos selecionados para apresentação na modalidade “Apresentação Oral” deverão observar as seguintes orientações:

I – A sessão de apresentação dos trabalhos na modalidade “Apresentação Oral” ocorrerá em dia 21/10/2022 a partir das 15 h, com horário a ser divulgado por endereço eletrônico;

II – Os trabalhos deverão ser apresentados pelo “autor apresentador do trabalho”, indicado no momento da inscrição;

III – As instruções para apresentação dos trabalhos serão enviadas posteriormente aos autores, por e-mail, juntamente com o parecer. 

Art. 25º- O certificado de apresentação de trabalhos será fornecido na forma digital e estará disponível no site do CAEX/UNIFAL-MG, em data a ser divulgada posteriormente em seu site.