Aspectos do Sul de Minas

O Sul de Minas Gerais é uma designação que se refere, de maneira ampla, a um conjunto de municípios localizados entre a capital do estado e a capital paulista. Tal localização traz seus benefícios, como a proximidade entre duas capitais importantes do país, estradas que permitem escoamento da produção, características relacionadas ao desenvolvimento agrícola, e impõe desafios decorrentes da elevada concentração de estudos socioeconômicos e culturais sobre as regiões metropolitanas de Belo Horizonte e São Paulo.

No plano geográfico a caraterização da região é questão bastante discutível.

Em 2017, o IBGE apresentou uma nova classificação regional, baseada nas definições de regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias.

As Regiões Geográficas Imediatas, de acordo com o IBGE, estão estruturadas em centros urbanos que visam a “satisfação das necessidades imediatas das populações, tais como: compras de bens de consumo duráveis e não duráveis; busca de trabalho; procura por serviços de saúde e educação; e prestação de serviços públicos, como postos de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do Ministério do Trabalho e de serviços judiciários, entre outros” (IBGE, 2017). Já as Regiões Geográficas Intermediárias estariam no meio termo entre as unidades da federação e as regiões geográficas imediatas, efetuando certa organização territorial e de articulação das regiões imediatas, “por meio de um polo de hierarquia superior diferenciado a partir dos fluxos de gestão privado e público e da existência de funções urbanas de maior complexidade”. No Sul de Minas, o IBGE considerou duas regiões intermediárias, Pouso Alegre e Varginha.

Já as regiões imediatas e a quantidade de municípios em torno delas são as seguintes: Pouso Alegre (34); Poços de Caldas (8); Itajubá (14); São Lourenço (16); Caxambu-Baependi (8); Varginha (5); Passos (15); Alfenas (13); Lavras (14); Guaxupé (9); Três Corações (6); Três Pontas-Boa Esperança (5); São Sebastião do Paraíso (5); Campo Belo (5); Piumhi (5). Portanto, as regiões relativas ao Sul de Minas são compostas, nesta classificação, por 162 municípios, ou seja, 16 municípios a mais que a classificação indicada para a mesorregião do Sul-Sudoeste mineiro, de 1989. A população do sul de Minas, estimada pelo IBGE em 2019, era de 2.970.325.

Saiba mais sobre classificações regionais: https://www.ibge.gov.br/apps/regioes_geograficas/#/home