O projeto

O projeto de pesquisa “A identidade sul-mineira: diagnóstico cultural, social, político e econômico do Sul de Minas Gerais”, é desenvolvido pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), desde meados de 2021.

A ideia sempre esteve presente nas discussões do grupo de pesquisa Sociedade industrial: processo e teorias socais e de pesquisadores do curso de Ciências Sociais. Mas a elaboração da proposição foi efetuada por um grupo de docentes de diversos cursos e programas de pós-graduação. A atividade principal é a execução de um survey, pesquisa de campo, com moradores de alguns municípios do sul de Minas.

As pesquisas desse porte, no país, são realizadas em regiões metropolitanas, o que sempre deixa regiões importantes como o sul de Minas sem ter possibilidade de comparação com as demais. Como a região fica próximo a três grandes centros (Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro), parece ficar escondida no que se refere a sua possível especificidade. A questão é saber se há diferenças regionais do restante do país, em relação aos aspetos econômicos, culturais e sociais.

Outras atividades se destinam ao levantamento e análise de dados secundários sobre a região e a realização de cursos de formação intensiva em metodologias de pesquisa.

O projeto é financiando com recursos oriundos de emenda parlamentar.