Cursos

CURSOS E OFICINAS ORGANIZADOS

Noções básicas para pesquisa no Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA)        

Prof. Dr. Flamarion Dutra Alves

Conteúdo: Introdução a pesquisas de dados socioeconômicos (Agropecuária, educação, indústria, religião etc. constante nos Censos Demográficos, Censos Agropecuários e outras bases); Pesquisas em diferentes níveis territoriais (município, microrregião, mesorregião, imediata, intermediária e unidade da federação); Pesquisas anuais e variação temporal; Criação de tabelas, gráficos e mapas.

 

Introdução ao R

Profª Drª. Gislene Araújo Pereira (ICSA – UNIFAL-MG)

Conteúdo: Introdução ao Software R. Operações básicas no R. Importação e exportação de dados. Análise de dados: representações gráficas, medidas estatísticas.

 

Aspectos cognitivos da metodologia de survey

Prof. Dr. João Francisco Meira (Vox Populi)

Conteúdo: A pesquisa de survey como instrumento de coleta de dados. Os aspectos cognitivos inerentes à construção de questionários, tanto na dimensão da formulação das questões, quanto no que diz respeito às respostas. Desenhos de pesquisa de survey. Considerações básicas sobre amostragem. As diversas aplicações do survey. Possíveis erros que envolvem a utilização da técnica de survey.

 

Introdução à análise de dados para cientistas sociais

Prof.ª Dr.ª Luciana Conceição de Lima, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Conteúdo: Introdução ao ambiente Google Colaboratory. Utilização da biblioteca Geobr na linguagem Python para elaboração de mapas temáticos. Utilização de bibliotecas do IBGE na linguagem R para leitura e manipulação de dados populacionais.

 

Estatística descritiva

Prof. Dr. Flávio Bittencourt (ICEx – UNIFAL-MG)

Conteúdo: Definição de variáveis, população, amostra e estatísticas. Estatística descritiva: tabulação, confecção de gráficos (colunas barras e linhas – simples e compostas, setores, pictogramas, histograma e diagrama de dispersão), medidas estatísticas (funções e interpretações), correlação e regressão linear (aplicações e interpretações).

 

Modelagem de equações estruturadas

Prof. Dr. Jorge Alexandre Neves (UFMG)

Conteúdo: Tipos de Modelagens de Equações Estruturais; origem dos modelos; modelos de estimação; modelos de mensuração; modelos completos; interpretação de coeficientes padronizados e não-padronizados; testes de hipóteses; qualidade dos ajustes.

Veja os cursos disponíveis pelo youtube: Cursos – links