Justificativa

A Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG, possui atualmente campus em três municípios do Sul de Minas: Alfenas, Poços de Caldas e Varginha. Um dos desafios apresentados pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade, diz respeito à sua inserção regional, visando contribuir, por meio de suas ações de ensino, pesquisa e extensão, para a solução de problemas locais e regionais.

Portanto, tratar das generalidades e das especificidades locais, em relação aos aspectos nacional e o internacional, baseados em teorias e metodologias científicas é um importante desafio a ser enfrentado. A produção de conhecimentos voltados ao arranjo local, como questões ligadas às necessidades sociais da população, como educação, meio ambiente, saúde, tecnologia, trabalho, habitação, dentre outras, é, de acordo com o PDI, fundamental para criar condições de inserção da Universidade como um ator importante na discussão sobre a região. Dessa forma, num plano mais abrangente, a proposição da inserção regional é de suma importância e pode ser desenvolvida por meio de um conjunto de pesquisas que visem articular as diversas questões e problemas regionais.

Destaca-se que a proximidade com dois grandes centros, São Paulo e Belo Horizonte, muitas vezes inibem estudos e análises mais gerais sobre a região, pois, não contando com Instituições voltadas às pesquisas sociais regionais, pode-se não se levar em consideração que a região desenvolve características culturais, sociais, políticas e econômicas especificas. Há que se considerar os Censos e algumas outras pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que permitem tratar da região em si, mas que não exploram aspectos importantes para a inserção regional da Universidade, como a imagem que a população possa ter dela, bem como não exploram aspectos relevantes para se entender a dinâmica da região, por exemplo, os fluxos migratórios entre os municípios. Assim, a pesquisa se justifica, inicialmente, pelo compromisso assumido pela universidade em seu PDI e pela carência de dados quantitativos focados na região.

Em segundo, a pesquisa se justifica, por possibilitar a construção de metodologias científicas de levantamento e análise de informações quantitativas sobre a região que possam ser úteis aos gestores regionais (governos municipais, associações comerciais, cooperativas etc.) e ao governo estadual. Dessa maneira, se induz a pensar nas questões atinentes ao desenvolvimento regional, tema de amplo debate atualmente, em que a Universidade deve ocupar papel relevante.

O presente projeto cria para a UNIFAL-MG, que já atua em diversos programas conjuntamente com instituições e entidades da região, como na área de saúde e mais recentemente na área de educação, a oportunidade para atuar como uma das instituições de referência nas discussões sobre a região. Neste contexto, a Universidade empregará parte de seus recursos humanos, especificamente um conjunto de especialistas em diversos assuntos, para produzir conhecimento capaz de subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas locais e regionais.

Por fim, considerando a importância de formar técnicos capacitados para a elaboração de diagnósticos sobre a região, no plano social, político, econômico e cultural, o projeto possibilitará às áreas de Ciências Humanas e Sociais aplicadas da UNIFAL-MG desenvolver um programa de treinamento intensivo intercampi voltado para o levantamento e análise de dados primários e secundários sobre a região do Sul de Minas. Neste sentido, o projeto fortalecerá os trabalhos acadêmicos dos cursos de pós-graduação e graduação das áreas referidas e oferecerá à comunidade a oportunidade de realizar cursos de atualização, via extensão universitária. Deve-se destacar, ainda, as possibilidades de parcerias com as instituições públicas e privadas que atuam na região.