Artigo que desvenda a formação da memória é destaque em publicação internacional

Abelhas Apis mellifera no Apiário Experimental – Alfenas

Um grupo de pesquisadores, com a participação de membros do Grupo de Pesquisa da UNIFAL-MG “Biologia da Socialidade”, desenvolveu um estudo que desvenda os aspectos moleculares da formação da memória cerebral em animais. No dia 20/11, o trabalho intitulado “Neuroligin-associated microRNA-932 targets actin and regulates memory”, ganhou destaque em uma publicação no jornal Nature Communications(http://www.nature.com/ncomms/2014/141120/ncomms6529/full/ncomms6529.html#supplementary-information).

O artigo foi desenvolvido por pesquisadores brasileiros, australianos e alemães, que mostraram no estudo, que a função da memória cerebral está regulada por um pequeno RNA, o miR-932, que, ao ser produzido depois de uma experiência, liga moléculas de mRNA de actina e diminui a produção da proteína correspondente, promovendo, assim, a formação da memória de longo prazo relativa à experiência inicial.

O Grupo de Pesquisa da  UNIFAL-MG “Biologia da Socialidade” é formado pelos professores Lívia Maria Rosatto Moda, Paulo Emílio Ferreira e Alvarenga, Angel Roberto Barchuk, e alunos de Graduação e Pós-Graduação, que desenvolvem projetos de ensino, pesquisa e extensão, com abelhas Apis mellifera no Apiário Experimental situado no Sítio de Produção Orgânica “das Rosas”, Alfenas, e no Laboratório de Biologia Animal Integrativa, Departamento de Biologia Celular, Tecidual e do Desenvolvimento do Instituto de Ciências Biomédicas.

FONTE